Copa do Mundo Rússia 2018

Confira nossos palpites para todos os jogos da 3ª rodada da Copa do Mundo

Foto: Reprodução

Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra já carimbaram seus passaportes para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. A partir desta segunda-feira, dia 25, o mundo conhecerá as outras 10 seleções que seguirão na briga pelo título mundial.

Com algumas (boas) surpresas e o risco de que “medalhões” fiquem pelo caminho, a fase de grupos da Copa do Mundo entra em sua reta final nesta segunda-feira e seleções que chegaram à Rússia com o rótulo de favoritas, como Brasil e Argentina, ainda lutam pela sua classificação e têm chances reais de voltarem para casa mais cedo.

Acompanhe a seguir nossos palpites para os jogos derradeiros da primeira fase da Copa do Mundo.

 

Grupo A

Rússia, Uruguai, Arábia Saudita e Egito

Primeira grande surpresa da Copa do Mundo, a Seleção Russa, anfitriã do torneio, surpreendeu o mundo ao golear a Arábia Saudita na abertura do torneio por 5 a 0 e deixar pelo chão a Seleção Egípcia – da qual se esperava mais, muito em função de seu atacante Mohamed Salah – na segunda rodada. Com 6 pontos, os russos se classificaram e lideram o Grupo A. Uruguaios – que chegaram como grande favoritos do grupo – fizeram dois jogos “mais ou menos” e com vitórias por 1 a 0 contra egípcios e sauditas também garantiram a classificação, mas não empolgaram ninguém. Na última rodada, o confronto direto entre russos e uruguaios definirá o primeiro colocado do grupo enquanto que Arábia Saudita e Egito apenas cumprirão tabela.

Uruguai x Rússia – 25/06/2018 – 11 horas

Palpite: Como dito anteriormente, a Rússia foi uma das grandes surpresas desta Copa do Mundo. O Uruguai, à exemplo do que fez em outras edições do torneio, não empolga, mas segue vencendo. Como seleção, o grupo de Suárez e Cavani é mais forte, mas os russos estão em “estado de graça”. A vitória dos donos da casa é menos provável, mas um empate com gols que garantirá aos russos o primeiro lugar no grupo não é, nem de longe, um resultado improvável.

Arábia Saudita x Egito – 25/06/2018 – 11 horas

Palpite: Um jogo que na prática não vale absolutamente nada. Com os dois times desclassificados, esta é a chance de Mohamed Salah fazer uma grande exibição da Copa e voltar para casa “de cabeça erguida”. Vitória do Egito contra a fraca seleção saudita.

 

Grupo B

Portugal, Espanha, Marrocos e Irã

Quando do sorteio dos grupos, imaginou-se que Portugal e Espanha “sobrariam” diante dos adversários – apesar da crença de que a Seleção do Marrocos poderia complicar. Não foi o que aconteceu. Embora liderem o Grupo B com 4 pontos, espanhóis e portugueses precisam de resultados positivos na terceira rodada da primeira fase da Copa do Mundo. Empates contra marroquinos e iranianos, respectivamente, garante as seleções de Portugal e Espanha na próxima fase. Sem pontuar, Marrocos apenas cumpre tabela contra o time de Sergio Ramos enquanto que o Irã, com 3 pontos, pode chegar às oitavas de final, desde que vença a Seleção de Portugal.

Irã x Portugal – 25/06/2018 – 15 horas

Palpite: Embora tenha surpreendido com a vitória sobre a Seleção do Marrocos na primeira rodada e tenha segurado bem o ataque espanhol na segunda, a Seleção do Irã não é nenhuma potência. Não que Portugal seja. Ao contrário: nesta Copa do Mundo o time vem mostrando o quanto depende de Cristiano Ronaldo. CR7, entretanto deverá ser mais do que suficiente para garantir a vitória portuguesa.

Espanha x Marrocos – 25/06/2018 – 15 horas

Palpite: Eliminado, o Marrocos joga contra a Espanha sua última tentativa para voltar para casa com dignidade. Pega pela frente uma Seleção Espanhola que não empolgou até aqui – apesar de jogar “certinho”. Para os espanhóis, uma chance de ouro para “jogar bem” e fazer a “alegria” da torcida. Espanha vence e talvez até marque mais de 1 gol.

 

Grupo C

França, Dinamarca, Austrália e Peru

Com franceses classificados – 6 pontos em 2 jogos –, e peruanos eliminados após duas derrotas, dinamarqueses (4 pontos) e australianos (1 ponto) lutam pela última vaga do Grupo C às oitavas de final. Um empate entre França e Dinamarca garante os dois times na próxima fase e o primeiro lugar do grupo aos bleus. Para a Austrália seguir em frente é preciso fazer a lição de casa: vencer o Peru e torcer pela derrota da Dinamarca. Nenhuma outra combinação de resultados serve ao aussie team.

Dinamarca x França – 26/06/2018 – 11 horas

Palpite: Muito criticada pelas atuações na Copa do Mundo – apesar da classificação antecipada, com duas vitórias – a França entrará focada para fechar em grande estilo sua participação na primeira fase da competição. A Dinamarca, por sua vez, precisa deixar nos vestiários o salto alto que usou no duelo contra a Austrália, e jogar sério contra o time de Pogba e amigos. Deve ser um jogo movimentado com grande potencial para empate – resultado que classifica ambas as seleções.

Austrália x Peru – 26/06/2018 – 11 horas

Palpite: O Peru lutou muito para estar nesta Copa do Mundo. Guerrero também. Esperava-se muito do time peruano, mas as duas derrotas para França e Dinamarca acabaram com o sonho dos sul-americanos. Sem responsabilidade no jogo desta terça-feira, é possível que o Peru vá mais leve para o duelo contra os australianos – que precisam vencer – e consiga voltar para casa com pelo menos o terceiro lugar no grupo.

 

Grupo D

Croácia, Argentina, Islândia e Nigéria

O chamado “grupo da morte” chega para a terceira rodada cheio de emoções e com seu segundo classificado indefinido. Com 6 pontos, a Croácia já garantiu a “propriedade” de uma das vagas do Grupo D. A Argentina que era grande favorita antes de a bola começar a rolar foi uma grande decepção até o momento. Com apenas 1 ponto conquistado até aqui, o time do técnico Jorge Sampaoli precisa vencer seus problemas de grupo e a Nigéria na terceira rodada – além de torcer para que a Islândia não vença a Croácia.

Nigéria x Argentina – 26/06/2018 – 15 horas

Palpite: A Seleção da Nigéria, indiretamente, ajudou aos argentinos quando venceu a Islândia – surpresa européia desta Copa do Mundo – por 2 a 0 na segunda rodada do Grupo D. O confronto direto entre os dois times definirá o último classificado do grupo para as oitavas de final. O melhor resultado é a vitória para os dois lados. Mas mesmo com os 3 pontos, argentinos precisam esperar pelo resultado do jogo entre Islândia e Croácia para saber se estão classificados ou não. Nigerianos por sua vez, se chegarem aos 6 pontos, carimbam o passaporte para as oitavas de final. Nestas horas, porém a camisa pesa e a Argentina vence a Nigéria.

Islândia x Croácia – 26/06/2018 – 15 horas

Palpite: A Islândia chegou à Copa do Mundo como a grande sensação da Europa depois de sua participação na Euro 2016 e seu desempenho nas eliminatórias. Começou bem, empatando com a toda-poderosa Argentina, mas não aguentou a pressão nigeriana e perdeu por 2 a 0 na segunda rodada do grupo. Para se classificar precisa vencer a já classificada Croácia. Um resultado pouco provável. O empate com gols é bem possível e dará aos vikings a sensação de “dever cumprido” em sua primeira participação em uma Copa do Mundo.

 

Grupo E

Brasil, Suíça, Sérvia e Costa Rica

O que parecia um grupo feito para classificar a seleção de Tite, virou um verdadeiro pesadelo. Após um início decepcionante, com um empate em 1 a 1 com a Suíça, as duas equipes se recuperaram na segunda rodada e com vitórias sobre Costa Rica (eliminada sem pontuar) e Sérvia, chegaram aos 4 pontos e a liderança do Grupo E. Os sérvios, porém,  venceram os costarriquenhos na estreia e com 3 pontos têm chances reais de classificação às oitavas de final na última rodada do grupo.

Sérvia x Brasil – 27/06/2018 – 15 horas

Palpite: O Brasil enfrentou a Croácia antes da Copa do Mundo como uma espécie de preparação para este jogo. Na ocasião, venceu por 2 a 0. Mas amistoso não é Copa e Croácia não é Sérvia. Com 3 pontos, os sérvios precisam de uma vitória para seguirem adiante na competição. O Brasil, com 4 pontos, precisa apenas de um empate para garantir, na pior das hipóteses, o segundo lugar no grupo. Mas, acima de tudo, a seleção canarinho precisa de uma atuação convincente na Rússia. Dá para confiar que a Seleção Brasileira vencerá a Sérvia, mas não dá para esperar uma grande atuação enquanto a preocupação da comissão e do time for “podemos jogar sem Neymar?”.

Suíça x Costa Rica – 27/06/2018 – 15 horas

Palpite: Após duas derrotas, a Costa Rica apenas cumpre tabela na terceira rodada da Copa do Mundo. Não que isso signifique “moleza” para a Suíça que precisa de pelo menos um empate para seguir adiante no torneio. Para os  costarriquenhos o jogo é a última chance de pontuar na Copa e deixar uma impressão melhor de uma equipe que surpreendeu positivamente no Brasil, mas envelheceu mal em 4 anos. Infelizmente, para a Costa Rica, a vitória deverá ficar para a próxima vez. A Suíça vence e segue adiante.

 

Grupo F

Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul

Outro grupo que tinha tudo para ser um passeio virou um pesadelo para a Seleção da Alemanha e chega à terceira rodada com três seleções em condições de classificação – e a Coreia do Sul correndo por fora. O México que fez o mais difícil e derrotou os alemães, atuais campeões do mundo, após duas vitórias chega aos 6 pontos e mesmo assim pode ser eliminado na próxima quarta-feira dependendo da combinação de resultados do Grupo F. Isso porque a Alemanha renasceu das cinzas ao buscar a vitória nos acréscimos do jogo contra a Suécia no último dia 23 – resultado que recolocou os comandados de Joachim Löw no jogo.

Coréia do Sul x Alemanha – 27/06/2018 – 11 horas

Palpite: Os alemães mostraram sua força contra a Suécia – que já havia “aprontado” ao eliminar a Itália da Copa do Mundo – ao buscarem uma improvável vitória nos acréscimos. Na “Copa da Bola Parada” – devido a quantidade de gols originados em faltas, escanteios e pênaltis –, Tony Kroos foi preciso e manteve o sonho alemão do bi-campeonato. A Seleção da Alemanha chega agora para o confronto contra a fraca Coréia do Sul precisando da vitória, e não deverá ter dificuldades para atingir seu objetivo – o que dará um “tempero extra” ao outro jogo do grupo.

México x Suécia – 27/06/2018 – 11 horas

Palpite: Os mexicanos até que estão fazendo o seu papel direitinho. Com uma inesperada vitória sobre os favoritos alemães na primeira rodada e um esperado triunfo sobre a Coréia do Sul chegaram aos 6 pontos que garantiram a classificação de todas as seleções que atingiram esta marca nos demais grupos. Mas não aqui. Com alemães e suecos somando 3 pontos cada, o time de Juan Carlos Osorio precisa de pelo menos um empate para seguir adiante. Derrota diante dos suecos combinada com uma vitória dos alemães pode mandar o valente México mais cedo para casa. Mas esta injustiça não acontecerá e a Seleção Mexicana irá para as oitavas de final com uma vitória e tendo pela frente a possibilidade de enfrentar o Brasil.

 

Grupo G

Bélgica, Inglaterra, Tunísia e Panamá

Sem surpresas, Bélgica e Inglaterra dominaram o Grupo G e garantiram suas classificações às oitavas de final, na segunda rodada, somando 6 pontos cada. O confronto direto desta quinta-feira servirá para encerrar a fase de grupos e determinar quem fica em primeiro e quem fica em segundo no grupo.

Inglaterra x Bélgica – 28/06/2018 – 15 horas

Palpite: Disparadas, duas das equipes que apresentaram o melhor futebol da Copa do Mundo até aqui. Evidentemente isso foi favorecido por um grupo que conta com o estreante Panamá e a mediana Tunísia. Na única “briga de cachorro grande” do grupo o bom toque de bola belga pode complicar a vida da segura defesa inglesa. O empate não seria um resultado ruim e tampouco improvável, mas a dinâmica do futebol da Seleção Belga está ligeiramente à frente da eficiência da Seleção Inglesa – que vem jogando acima das expectativas. Os Diabos Vermelhos levam esta com algum suor.

Panamá x Tunísia – 28/06/2018 – 15 horas

Palpite: Em um jogo que não vale absolutamente nada, o estreante Panamá fecha a sua festa pessoal na Rússia. Satisfeitos por terem conseguido se classificar para a Copa do Mundo, os panamenhos sabiam que não iriam além da fase de grupos. Jogam leves contra a Tunísia que vê no duelo sua grande chance de não terminar sua participação segurando a lanterninha do grupo. Deve vencer o Panamá sem grandes dificuldades.

 

Grupo H

Com a Polônia levando para casa o título de “primeira seleção europeia a ser eliminada na Copa do Mundo”, o Grupo H chega para a última rodada com 3 equipes disputando 2 vagas. Com uma vitória e um empate (no confronto direto) Japão e Senegal lideram o grupo com 4 pontos. Colômbia vem atrás com 3 e decide sua vida contra os senegaleses – atuais donos do título de “surpresa africana da Copa do Mundo”.

Japão x Polônia – 28/06/2018 – 11 horas

Palpite: Na ressaca da eliminação e sem pontuar na Copa do Mundo, a Polônia vê no jogo contra o Japão sua última chance de voltar para casa de “cabeça erguida”. Por isso a Seleção Japonesa não deverá encontrar vida fácil no jogo que abre o último dia da fase de grupos. Tem tudo para ser um jogo corrido, disputado e – sendo honesto –, feio. O Japão deve cair diante da Polônia de Lewandowski mas talvez siga na Copa.

Senegal x Colômbia – 28/06/2018 – 11 horas

Palpite: A Colômbia finalmente mostrou a que veio nesta Copa do Mundo ao bater de forma incontestável a competente Seleção da Polônia por 3 a 0 no último do domingo, encerrando a segunda rodada da fase de grupos. Pena que foi claramente prejudicada pela expulsão de Carlos Sánchez no jogo contra o Japão na primeira rodada. A derrota ali pode complicar a classificação da equipe sul-americana. O Senegal joga dentro das características do modo imprevisível de atuar das seleções africanas. Tecnicamente inferior, mas com muito vigor físico e fôlego, devem complicar as coisas para os colombianos. Um empate parece ser o resultado mais provável pelo que as duas seleções mostraram até agora.