Copa do Mundo Rússia 2018

Em duelo de líderes do Grupo H da Copa do Mundo, Senegal encara embalado Japão com favoritismo e com Mané como estrela em campo

Seleção do Senegal
Foto: VI Images via Getty Images

Senegaleses surpreenderam na primeira rodada ao aproveitar erros da Polônia e vencer o então favorito à liderança do Grupo; japoneses bateram a Colômbia 

Provavelmente o Grupo H desta Copa do Mundo foi o responsável pelas maiores zebras da competição até aqui. Em praticamente todos os prognósticos era certo de vermos Polônia e Colômbia figurando, com tranquilidade, entre as seleções favoritas à próxima fase. Acontece que ambos os esquadrões perderam na primeira rodada e se complicaram. Falando nisso, no domingo (24 de junho), às 12h (horário de Brasília), Japão e Senegal entram em campo e um dos dois já pode carimbar o passaporte para a fase de mata-mata.

 

A surpresa vem de Senegal

Seleção proveniente da Confederação com menos recursos financeiros desta Copa do Mundo, Senegal chegou à Rússia com poucas expectativas e um jogo muito baseado em explorar as valências da sua maior estrela, Sadio Mané, atacante do Liverpool. No geral, o time comandado pelo técnico Aliou Cissé é bastante limitado tecnicamente, mas, a julgar pelo confronto com a Polônia, é um time muito inteligente.

Taticamente não há muita surpresa nos senegaleses. Buscam se armar bem na defesa e sair rápido para o contra-ataque, sempre explorando a velocidade do quarteto formado por Mané, Diouf, Sarr e Niang. É possível dizer que se trata de um time bem armado e com uma proposta muito bem definida.

Senegal foi a primeira equipe africana a vencer na competição, mas engana-se quem pensa que foi por acaso. Embora tenha sido surpresa a vitória sobre os poloneses, a verdade é que Senegal demonstrou uma força digna dos times heroicos de outras edições de Copa do Mundo. Sabendo sofrer e com muita paciência para encontrar os espaços, enfrentar os comandados de Cissé não será fácil para nenhuma seleção.

 

Japão: pouca pompa e muita entrega

A experiente seleção japonesa tem qualidade técnica e, por incrível que pareça, demonstrou ser organizada taticamente. A surpresa para a organização em campo se dá porque pouco tempo antes do início da Copa a Confederação Japonesa anunciou o desligamento de toda a comissão técnica do seu esquadrão, nomeando Akira Nishino como o novo treinador.

Em campo, os maiores destaques japoneses são o lateral esquerdo Nagatomo, os meias Kagawa e Honda, além do centroavante Osako. Todos com qualidade, mais até do que o que tem no Senegal. Os japoneses possuem muita velocidade e transição, mas a defesa não é muito confiável. Por isso, será preciso repetir a dose do jogo contra a Colômbia e demonstrar muita entrega.

As expectativas em torno da seleção do Sol Nascente são bem pequenas, mas isso não tira o brilho com que se apresentaram até aqui. Embora eu ache que um dos dois azarões do grupo ficará de fora da próxima fase, é possível dizer que o que foi apresentado pelos japoneses até aqui é digno de honra. É um time que pode surpreender.

 

Prováveis escalações

Japão: Kawashima, Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo, Hasebe, Shibasaki, Inui, Kagawa, Haraguchi e Osako. Técnico: Akira Nishino

Senegal: K.N’Diaye, Wagué, Koulibaly, Sané, Sabaly, A.N’Diaye, Gueye, Mané, Sarr, Diouf e Niang. Técnico: Aliou Cissé

 

Palpite

Nos respectivos primeiros jogos, tanto Senegal quanto Japão entraram em campo como azarões e sabiam que o caminho para vencer era se fechar na defesa e explorar os espaços vazios. Ambos souberam executar o plano de jogo e saíram com a vitória. Entretanto, dessa vez a história é outra. Em termos de qualidade, os japoneses possuem mais, mas taticamente acho os senegaleses mais bem organizados.

Em campo, sem dúvidas que o melhor atleta será Sadio Mané, que promete causar uma bagunça na fraca defesa do Japão. Falando nisso, vejo o Senegal com mais potencial ofensivo do que o adversário, no sentido de ser um time com menos qualidade, mas com mais objetividade também.

O empate é um resultado bem plausível por causa do nível bastante parecido. Porém, prefiro acreditar na vitória do Senegal pelos seguintes motivos:

  • O quarteto ofensivo dos senegaleses é muito perigoso
  • A defesa do Japão é bem limitada
  • Os contra-ataques do Senegal são fatais
  • O peso para a vitória é muito menor para os africanos

 

Jogos do Grupo H da Copa do Mundo 2018

Terça-feira, 19 de junho

  • Colômbia 1 x 2 Japão
  • Polônia 1 x 2 Senegal

Domingo, 24 de junho

  • 12:00 – Japão x Senegal – Palpite: vitória do Senegal
  • 15:00 – Polônia x Colômbia – Palpite: vitória da Colômbia

Quinta-feira, 28 de junho

  • 11:00 – Japão x Polônia – Palpite: vitória da Polônia
  • 11:00 – Senegal x Colômbia – Palpite: vitória da Colômbia

 

Como apostar na futebol 2021