Copa do Mundo Rússia 2018

Rússia e Uruguai duelam pelo primeiro lugar do Grupo A de olho em fugir da Espanha nas oitavas de final

Seleção Uruguaia
Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Europeus jogam por um empate para confirmarem a liderança

Foram necessárias apenas duas rodadas para o Grupo A da Copa do Mundo definisse os classificados. Agora resta somente a disputa para ver quem vai ficar com o primeiro lugar e isso será decidido em um confronto direto entre Rússia e Uruguai, nesta segunda-feira. O posto é importantíssimo, pois quem ficar com a ponta muito provavelmente fugirá de um duelo contra a Espanha – que é favorita para ficar na liderança da segunda chave.

Rússia joga pelo empate

Com duas vitórias, oito gols marcados e apenas um sofrido, não é exagero dizer que a Rússia apresenta um bom futebol – um dos melhores desta edição. O time deixou a instabilidade do período de amistosos para trás e vem passando uma confiança de equipe grande.

A evolução começa na defesa, que só sofreu um gol em dois jogos e isso em um pênalti, mas o grande destaque é o ataque. O time cresceu justamente após um problema. Na estreia, a principal estrela russa Alan Dzagoev saiu lesionado e deu lugar a Cheryshev. Acontece que o meia do Villarreal e ex-Real Madrid está sendo uma grata surpresa, com um excelente futebol e três gols.

Com tudo funcionando tão bem, o anfitrião entra em campo como favorito para ficar com a primeira colocação. Isso se deve principalmente ao fato do empate ser o suficiente para manter a liderança, porém, uma vitória diante dos uruguaios é algo muito possível.

Como sempre, a tendência é que os russos adotem uma postura cautelosa no primeiro tempo e avancem ao ataque apenas na segunda etapa. A razão para acreditar nisso é que seis dos oito gols da equipe aconteceram nos 45 minutos finais.

Uruguai precisa encontrar futebol

Peru, Colômbia, Brasil e Argentina já tropeçaram nesta Copa do Mundo. O único sul-americano que conseguiu 100% de aproveitamento foi o Uruguai. Esta situação acaba minimizando as péssimas atuações da equipe.

Desta forma, analisando o desempenho da seleção até aqui a primeira colocação parece algo distante. Isso porque o time encontrará um adversário bem postado e sem pressão. Bem mais difícil que os dois primeiros oponentes da competição, que atuavam na retranca, mas de uma forma mais bagunçada.

Como só a vitória interessa nesta segunda-feira, os uruguaios terão que apresentar um futebol muito diferente do que vimos até aqui. O técnico Óscar Tabárez até está tentando e mudou duas peças do duelo contra o Egito para o jogo com a Arábia Saudita. Os meias Nandez e De Arrascaeta deram lugar a Rodriguez e Sanchez, porém, não surtiu efeito. Aliás, é possível afirmar que o nível até caiu, pois foi o próprio comandante que declarou ter ficado decepcionado com o que viu em campo.

Sendo assim, não seria surpresa ver Tabárez mudando a equipe novamente e talvez até retornando para a primeira escalação. No entanto, ainda assim o meu palpite é que o Uruguai fica na segunda colocação. A vitória nesta última rodada só vem se finalmente a dupla Suárez e Cavani funcionar. O atacante do Barcelona até marcou diante dos sauditas, apagando o fiasco da estreia, mas ainda tem deixado a desejar no torneio. O mesmo vale para o jogador do PSG, que segue zerado na competição.

No entanto, é importante destacar que o time não sofreu gols neste ano. Além dos dois jogos da Copa do Mundo, a zaga passou intacta nos amistosos com República Tcheca, País de Gales e Uzbequistão. De fato, Godin e Gimenez vivem uma excelente fase.

Retrospecto do confronto

As duas seleções se enfrentam apenas uma vez, em um amistoso em 2012. Na ocasião, o duelo terminou empatado em 1 a 1.

Ao longo da história das Copas, os russos enfrentaram times sul-americanos somente em uma oportunidade – desconsiderando os tempos de União Soviética. O confronto foi com o Brasil em 1994 e o time saiu derrotado por 2 a 0. Com muito mais tradição, o Uruguai encarou europeus 35 vezes, vencendo 11, empatando nove e perdendo 15 vezes. Curiosamente, neste histórico tem dois jogos contra os soviéticos. Em 1962 quando caiu por 2 a 1 e em 1970, quando deu o troco por 1 a 0.

Jogos da 3ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2018

Segunda-feira, 25 de junho

  • 11:00 – Uruguai x Rússia. Palpite: 1 a 1
  • 11:00 – Arábia Saudita x Egito. Palpite: Egito vence por 2 a 0

Classificação do Grupo A da Copa do Mundo 2018

  • Rússia 6
  • Uruguai 6
  • Egito 0
  • Arábia Saudita 0