Brasileirão Série A

Jogando em casa, Flamengo é o favorito contra a Chapecoense pela 9ª rodada do Brasileirão

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Atuando mais uma vez em sua nova casa, a Ilha do Urubu, o Flamengo recebe a instável Chapecoense tomando pra si todo o favoritismo do embate – muito em função do momento instável pelo qual a Chape passa do que por uma “grande fase” rubro-negra no Brasileirão. Os times vêm fazendo uma campanha muito semelhante no campeonato nacional (são 13 pontos da Chapecoense contra 10 do Flamengo), porém, se usarmos como base o confronto direto das duas equipes nas últimas temporadas, o favoritismo é mais do que justo: em 6 duelos, foram 4 vitórias para o time do Rio, 1 derrota e 1 empate. Números inegavelmente bons. Será?

 

Flamengo em busca da regularidade

No papel, o Flamengo tem uma equipe bem superior à da Chapecoense. Mas o “papel” não entra em campo e à luz fria dos números, embora seja franco favorito no duelo de amanhã, o rubro-negro tem motivos, sim, para ficar atento durante todo o jogo.

Nas últimas 15 partidas em casa, o time da Gávea conseguiu 11 vitórias e 4 empates. Uma boa invencibilidade, se comparada com os últimos 15 jogos fora: 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Por outro lado, nas últimas 5 rodadas do Campeonato Brasileiro, foram 1 vitória, 1 derrota e 3 empates (6 pontos conquistados em 15 possíveis). Um desempenho fraco.

Mesmo assim, o Flamengo não perde há 3 jogos (números são mesmo uma coisa complicada) e com o retorno do meia Diego – e o gradual apoio de Conca –, começa a apresentar um padrão de jogo mais consistente. A tendência é que seu desempenho no Campeonato melhore – ainda mais com as chegadas de Éverton Ribeiro e Rodolpho – se o técnico Zé Ricardo tiver “recursos” para fazer o Mengão render tudo o que pode (correm pelos corredores da Gávea sussurros perguntando se ele é mesmo técnico para uma equipe com este elenco).

Se confirmar o favoritismo, o Flamengo alcançará a marca de 4 jogos sem derrota – bonito para colocar no currículo e só.

 

Chapecoense sem fôlego?

A Chape vive um momento complicado. Está num “ganha-e-perde” desesperador. É quase como o São Paulo – talvez com menos erros e um pouco mais de eficiência. Em seus dois últimos duelos em casa, venceu um (Vasco) e perdeu outro (Ponte Preta). Para sermos justos na comparação, nos últimos 5 jogos venceu 2 e perdeu 3 (os mesmos 6 pontos em 15 do Flamengo). A sua defesa, que já foi a melhor do Brasileirão, foi vazada em 4 dos últimos 5 jogos. Em compensação, seu ataque marcou em 4 dos últimos 5 jogos – uma grande esperança para o seu torcedor.

A verdade é que, depois do “sapeca iá-iá” que levou do Grêmio na Arena Condá (6 a 3 para os gaúchos), a Chape meio que “perdeu o rumo”. Oscila demais no campeonato e vem perdendo pontos importantes dentro de casa. O time, a exemplo de Botafogo e Corinthians, não tem astros, mas é disciplinado e organizado. Porém, diferente dos alvinegros, perdeu um pouco da confiança e da “magia” do começo do Brasileirão. Vamos ficar de olho para ver se Vágner Mancini reencontra o rumo de seus comandados.

 

Prognóstico

Com a mesma pontuação conquistada nas últimas 5 rodadas do Brasileirão, Flamengo e Chapecoense apresentam desempenhos muito diferentes. Enquanto que o time carioca conseguiu a igualdade em 3 oportunidades e perdeu apenas uma, a Chape foi derrotada (em casa, inclusive) em 3 momentos e conseguiu duas vitórias. O empate parece não fazer parte do “cardápio” catarinense.

De todo modo, o Flamengo vem se mostrando mais regular – apesar de não empolgar – e, jogando em casa não deve ter maiores dificuldades para superar a equipe de Santa Catarina, que seguirá em sua montanha russa pessoal, repleta de “sobe-e-desce”.

 

Ficha Técnica

Flamengo x Chapecoense
22/06/17 – 21:00 – Ilha do Urubu
TV: Premiere

 

Confira palpites para todos os jogos da 9ª rodada:

» Prognóstico: Vitória x Santos
» Prognóstico: Botafogo x Vasco da Gama
» Prognóstico: Palmeiras x Atlético-GO
» Prognóstico: Atlético-MG x Sport Recife
» Prognóstico: Atlético-PR x São Paulo
» Prognóstico: Avaí x Fluminense
» Os demais prognósticos irão ao ar na quinta-feira.