Brasileirão Série A

Brasileirão 2017: Fluminense é favorito no jogo contra o Avaí pela 9ª rodada, nesta quarta

Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images

Equipe de Abel Braga quer tirar a corda do pescoço e despachar a ameaça de crise

É apenas a nona rodada, tudo bem. Mas o Avaí x Fluminense que será disputado às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira (21) no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, bem que poderia ser chamado de “duelo dos desesperados”.

Isso porque os dois times buscam, para ontem, suas recuperações neste Brasileirão. O Fluminense não vence há quatro partidas – empatou a última por 2×2 com o Flamengo. O Avaí está na mesma sequência negativa, mas com dois agravantes. Perdeu sua última partida – 1×0 para o Vasco – e ocupa hoje a lanterna do campeonato, com apenas cinco pontos conquistados em oito partidas disputadas. O Flu é o 10º, com 11 pontos, uma campanha bem abaixo daquela que a diretoria e a torcida esperavam.

   

UM FLU SOFRENDO COM SUA CARA NOVA

Em sua terceira passagem pelo Fluminense (as anteriores foram em 2005 e de 2011 a 2013), o experiente técnico Abel Braga, de 64 anos, sabe que está penando com situações que são novidades pelos lados das Laranjeiras. O Flu, afinal, já foi muito mais aristocrático e farto de dinheiro. A versão 2017 da equipe não conta com patrocinadores de peso ou verbas vultosas, e a obrigação do treinador é usar o que tem – ou seja, vários jovens que ainda não estão preparados para os rigores da elite do futebol brasileiro.

Prova disso já foi dada no Campeonato Carioca, quando o Fluminense brigou e brigou e morreu na praia ao ficar com o vice. E agora, no Brasileirão, a realidade da equipe está exposta a cada rodada.

“Sabemos que estamos encontrando dificuldades, mas vamos até o fim acreditando que podemos mudar essa realidade com muito trabalho e com muita luta”, analisou Abel, que fez o que se espera de um bom comandante em uma situação assim – apoiou os seus comandados. “Os garotos são maravilhosos e estão dando grande prova de maturidade. O jogo contra o Avaí vai ser mais um duelo muito complicado.”

Quem concorda com Abel é o atacante Henrique Dourado, outro “escalado” pela equipe para emitir opiniões neste duro momento. “O jogo contra o Avaí vai ser difícil, porém, o Fluminense já conseguiu ter bons resultados longe de casa, como foi na vitória sobre o Atlético Mineiro (2×1) em Belo Horizonte. Precisamos recuperar essa pegada.”

A pegada pode até existir, mas os problemas são tão numerosos que ela não está se sobressaindo no clube das Laranjeiras. O volante Wendel torceu o joelho esquerdo e não vai poder jogar nesta quarta-feira, cedendo espaço a Mateus Norton.

   

AVAÍ QUER ACUAR O ADVERSÁRIO

O time de Florianópolis entra na partida desta quarta-feira como franco-atirador. E sabe que suas chances de vitória aumentam bastante se a equipe explorar a fragilidade e o nervosismo do adversário. “Vamos pressionar o Fluminense, com responsabilidade, mas com a noção de que jogamos em nossa casa e que a vitória é o único resultado que nos interessa. Vamos tentar nos impor desde o início”, falou Claudinei Oliveira, técnico do Avaí.

Ele tem boas notícias para esta noite. O experiente zagueiro Betão, de 33 anos, ex-Corinthians, Santos e Ponte Preta, cumpriu suspensão diante do Vasco e volta ao time titular. O lateral-direito Maicon está habilitado para jogar e deve compor o banco de reservas, bem como o atacante Junior Dutra, já recuperado de um problema na coxa.

 

Provável escalação

Os prováveis times para esta noite em Santa Catarina:

Avaí – Maurício Kozlinski, Leandro Silva, Betão, Gustavo e Capa; Judson, Wellington Simião, Marquinhos e Juan; Diego Tavares e Romulo.

Fluminense – Júlio César, Lucas, Henrique, Reginaldo e Mascarenhas; Jefferson Orejuela, Mateus Norton, Marquinhos Calazans e Gustavo Scarpa; Richarlison e Henrique Dourado.

   

PROGNÓSTICO

A 10ª colocação do Fluminense é, como os próprios jogadores dizem, “mentirosa”. O time deveria estar mais à frente. Já a 20ª do Avaí é a realidade. O simpático clube de Floripa é o “time elevador”, como são chamadas as equipes que sobem e descem de série a cada ano. Pela diferença de força e pela necessidade de vitória de ambos, é provável que a Ressacada tenha uma chuva de gols. E vitória do Flu por 3×2.

 

Confira palpites para todos os jogos da 9ª rodada:

» Prognóstico: Vitória x Santos
» Prognóstico: Botafogo x Vasco da Gama
» Prognóstico: Palmeiras x Atlético-GO
» Prognóstico: Atlético-MG x Sport Recife
» Prognóstico: Atlético-PR x São Paulo
» Prognóstico: Flamengo x Chapecoense
» Os demais prognósticos irão ao ar na quinta-feira.

 

Jogos da 9ª rodada completa do Brasileirão 2017:

QUARTA-FEIRA, 21 DE JUNHO

19h30

  • Vitória x Santos
    Palpite: 1×1

21h00

  • Botafogo x Vasco
    Palpite: 0x0
  • Palmeiras x Atlético-GO
    Palpite: 4×1 Palmeiras

21h45

  • Atlético-MG x Sport
    Palpite: 3×0 Atlético-MG
  • Atlético-PR x São Paulo
    Palpite: 2×1 Atlético-PR
  • Avaí x Fluminense
    Palpite: 3×2 Flu

QUINTA-FEIRA, 22 DE JUNHO

19h30

  • Corinthians x Bahia
    Palpite: 2×0 Corinthians
  • Ponte Preta x Cruzeiro
    Palpite: 1×1

21h00

  • Flamengo x Chapecoense
    Palpite: 2×0 Fla
  • Grêmio x Coritiba
    Palpite: 3×1 Grêmio