Brasileirão Série A

O Botafogo joga seu favoritismo contra o Vasco no clássico carioca da 9ª rodada do Brasileirão

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Ironia das ironias, o melhor carioca do Brasileirão é também um dos piores visitantes. E é com esta bagagem que o surpreendente Vasco vai até o Engenhão medir forças com o aplicado e organizado Botafogo. Empatados com os mesmos 12 pontos na tabela, os times jogam amanhã, à partir das 21 horas, pensando em manter-se na zona de classificação para a Libertadores (Vasco) ou entrar na Z-L (Botafogo). Um duelo que promete fortes emoções.

 

A regularidade do Botafogo

Depois de uma sequência de 4 jogos sem vencer – 1 derrota e 3 empates – o Botafogo voltou a abocanhar os 3 pontos na última rodada, quando bateu (sem sustos) a Chapecoense por 2 a 0 na Arena Condá. Com um aproveitamento de 50% dos pontos disputados, o alvinegro aposta em sua aplicação tática e no bom desempenho defensivo dentro do Engenhão para bater o Vasco – que ainda não pontuou fora de casa – no clássico carioca da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sem ter muito o que “inventar” com o elenco que tem, o técnico Jair Ventura deve manter, para a partida de amanhã, o time que triunfou em Chapecó. A grande novidade será  a volta do goleiro Jefferson, pela primeira vez relacionado para o banco de reservas neste Brasileirão.

 

Vasco: o melhor carioca vai mal fora de casa

A melhor equipe do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro – até o momento –, não gosta de jogar como visitante: todos os 12 pontos conquistados até aqui foram em seus domínios. Com um aproveitamento de 50%, o Vasco não conseguiu vencer fora de casa até agora  – e mais: nos últimos 10 jogos como visitante o cruzmaltino ganhou 2, empatou 2 e perdeu 6 (uma marca expressiva para um time grande). Defensivamente a equipe também apresenta problemas: sofreu gols em 7 dos últimos 8 jogos.

Atuando em São Januário na rodada do final de semana – e sem jogar bem –, conseguiu a vitória por 1 a 0 contra o Avaí (lanterna do Brasileirão). Mas, na rodada anterior, perdeu para a Chapecoense (fora) por 2 a 1. Uma campanha muito irregular – mas ainda assim, muito superior ao que se havia imaginado ser possível para a equipe vascaína. Méritos para o técnico Milton Mendes, que consegue extrair o máximo de seu elenco “limitado”.

 

Prognóstico

Embora façam campanhas muito parecidas, com os mesmos 50% de aproveitamento, Vasco e Botafogo estão em patamares muito diferentes em termos de “preparo” para o Brasileirão. Apesar de aparecer abaixo do cruzmaltino na tabela de classificação, o alvinegro tem um time mais “encaixado”, com um sistema de jogo melhor definido. Some-se a isso o bom desempenho defensivo do Fogão no Engenhão (em 3 jogos em casa sofreu apenas 2 gols – ambos na 6ª rodada contra o Coritiba), e o péssimo desempenho do Vasco como visitante, veremos que não é difícil cravar o amplo favoritismo botafoguense para o clássico.

 

Ficha Técnica

Botafogo x Vasco
21/06/17 – 21:00 – Engenhão
Na TV: Premiere

 

Confira palpites para todos os jogos da 9ª rodada:

» Prognóstico: Vitória x Santos
» Prognóstico: Palmeiras x Atlético-GO
» Prognóstico: Atlético-MG x Sport Recife
» Prognóstico: Atlético-PR x São Paulo
» Prognóstico: Avaí x Fluminense
» Prognóstico: Flamengo x Chapecoense
» Os demais prognósticos irão ao ar na quinta-feira.