Brasileirão Série A

Paraná e Ceará lutam por vitória para tentar sair da Z-4 em breve

Prognóstico do jogo entre Ceará e Paraná da 17ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro.
Foto: Mauro Jefferson / Cearasc.com

Chegou o momento dos clubes da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro tentarem escapar do fundo do poço. Nesta 17ª rodada, Paraná e Ceará, praticamente “acorrentados” lá embaixo desde quase o início da competição, vão se enfrentar no domingo, às 16h, no estádio Durval Britto. Como as equipes estão com desempenhos semelhantes no torneio, nas 19ª e 20ª colocações respectivamente, o jogo se torna muito mais competitivo. Por isso, quem vencer terá a oportunidade de subir alguns degraus em direção à saída. É o tudo ou nada.

Nenhum dos dois times, no entanto, têm chances de fugir em uma única tacada da Z-4. Nem o Paraná, melhor posicionado, conseguiria. Mesmo se o Atlético-PR e o Santos perderem, o Tricolor da Vila só empataria em número de pontos com o Peixe, mas perderia nos critérios de desempate. O saldo de gols da equipe do litoral paulista é -3, enquanto o da paranaense é de -14. Ficaria, portanto, na 18ª posição. Já o Ceará está com apenas 11 pontos e precisaria de mais algumas vitórias para escapar de vez.

Apesar de não ter possibilidade de sair da Z-4 em uma única disputa, o Paraná possui nesta partida uma brecha para conseguir recuperar seus resultados. Os últimos jogos foram difíceis e acabaram culminando em duas derrotas, por 3 x 0 contra o Palmeiras (veja qual era a expectativa para o jogo), e por 2 x 0 contra o Atlético-MG (veja qual era o palpite). Os próximos confrontos também vão ser dureza. Um será contra o Botafogo e outro contra o Internacional, em 11º e 3º lugares, respectivamente. Por isso, agora que o jogo é em casa e contra o único time abaixo na tabela é a hora de ganhar.

O clube deve, contudo, evitar o sentimento de superioridade. Embora esteja fixo na lanterna desde a nona rodada, o Ceará, por sua vez, surpreendeu na última partida. Ganhou do Fluminense, o 9º, por 1 x 0. O desempenho não foi excelente, mas foi o necessário para garantir os três pontos com um gol de Leandro Carvalho e quebrar as expectativas (veja quais eram) dos analistas.

Além da melhor atuação, o Ceará tem uma outra vantagem sobre o Paraná: uma janela maior de oportunidade para sair da Z-4 nos jogos seguintes. O clube vai enfrentar Atlético-PR, Vasco e Santos nas próximas três rodadas. Desses, o Furacão e o Peixe também estão no pé da tabela. Ou seja, as possibilidades de vitórias são maiores. Ganhando três dos quatro jogos (incluindo o contra o tricolor), a equipe alcançaria 20 pontos. Assim, com uma combinação de resultados favorável, conseguiria garantir a subida completa da escada de emergência até o topo o poço.

 

Preparação para a disputa 

Os dois clubes já perceberam a importância desse jogo para tentar fugir da lanterna e vice-lanterna. E é por isso que nenhum deles quer deixar uma chance tão boa passar. O técnico Lisca, do Ceará, decidiu fazer mudanças de posicionamento. Colocou Eduardo Brock na defesa e Fabinho na lateral direita. Do lado paranaense, a esperança está nas mãos do Rafael Grampola, emprestado do Joinville. O clube, entretanto, ainda espera a confirmação do registro do atacante para o confronto de domingo. Caso se confirme, é possível que o jogador entre no lugar de Carlos, que sofreu uma lesão na coxa.

 

Histórico

No histórico entre os dois clubes, o Paraná se sai melhor. Em 18 jogos, ganhou seis vezes e perdeu três. O empate, porém, foi o grande vencedor. Foram nove no total. Nove também é o número das últimas partidas que o Ceará foi derrotado fora de casa e dos últimos encontros em Curitiba em que o Tricolor da Vila não perdeu para o adversário. A equipe paranaense ainda tem a vantagem do número de gols. São 24 contra 19.

 

Palpite

Essa partida tem tudo para ser equilibrada. Os dois estão em posições coladas no Campeonato Brasileiro e possuem grande número de empates em seu histórico. Por isso, meu palpite vai para um novo empate, apesar de saber que o resultado, no entanto, frustraria os planos dos dois times de aproveitar o jogo para tentar sair da zona de rebaixamento.

Caso ambos entrem em campo com garra necessária, o Paraná poderia ir melhor. Não duvidaria, contudo, de uma vitória do Ceará, se o Vovô souber aproveitar os espaços como fez contra o Fluminense.

 

Confira as demais partidas da 17ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro

Sábado, 4 de agosto

  • 16h, Engenhão – Botafogo x Santos – Palpite: Botafogo
  • 19h, Arena do Grêmio – Grêmio x Flamengo – Palpite: empate
  • 21h, Arena Corinthians – Corinthians x Atlético Paranaense – Palpite: Corinthians

Domingo, 5 de agosto

  • 16h, Independência – América Mineiro x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16h, Barradão – Vitória x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 16h, Morumbi – São Paulo x Vasco – Palpite: São Paulo
  • 19h, Maracanã – Fluminense x Bahia – Palpite: Fluminense
  • 19h, Ilha do Retiro – Sport x Chapecoense – Palpite: Sport

Segunda-feira, 30 de julho

  • 20h, Independência – Atlético Mineiro x Internacional – Palpite: Internacional