Brasileirão Série A

Palmeiras x Paraná: Rogério Micale acha possível surpreender o Verdão na 16ª rodada do Brasileirão

foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação

Enquanto espera pela chegada de Luiz Felipe Scolari, que assume o comando do time no lugar do demitido Roger Machado, o desfalcado Palmeiras recebe o Paraná no Allianz Parque pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sob o comando do interino Wesley Carvalho – e observado pelos auxiliares de Felipão, Carlos Pracidelli e Paulo Turra –, o Palmeiras entra em campo neste domingo, às 11 horas, no duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro com desfalques importantes e tentando reencontrar-se com a vitória após a derrota por 1 a 0 diante do Fluminense pela 15ª rodada que culminou com a demissão do técnico Roger Machado. Falta apenas combinar com o Paraná, 18º colocado no Brasileirão, que, na visão de seu técnico Rogério Micale, apresentou boa evolução na derrota por 2 a 0 diante do Atlético-MG e pode surpreender o Verdão em pleno Allianz Parque. Será?

 

Palmeiras vai mudar

Os pouco mais de 30 dias de pausa durante a Copa do Mundo foram usados pelo Palmeiras para a disputa de amistosos e treinamentos. Infelizmente, na retomada do Campeonato Brasileiro, o time continuou apresentando os velhos problemas de sempre e trouxe alguns novos – como a manifesta insatisfação de Dudu que viu o Verdão recusar-se a vendê-lo para o mercado Chinês. Somando uma vitória, um empate e uma derrota nos três jogos disputados até aqui, o Alviverde ocupa a 7ª posição na tabela, com 23 pontos conquistados em um total de seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Foram 22 gols marcados, 15 sofridos e um aproveitamento de 51% dos pontos disputados.

Seja por conta de desfalques, seja por convicção, Wesley Carvalho indicou mudanças na escalação e no posicionamento da equipe. Sem poder contar com os suspensos Luan, Felipe Melo e Edu Dracena e com Guerra, Borja e Marcos Rocha no departamento médico, o interino testou uma formação com Gustavo Scarpa mais centralizado, no mesmo posicionamento de Lucas Lima e aproximou Moisés dos volantes com o objetivo de melhorar a saída de bola. Pelo “ensaio” mostrado na sexta-feira, é possível que o Palmeiras vá a campo amanhã com um meio campo formado por Bruno Henrique, Moisés e Lucas Lima (ou Gustavo Scarpa) tendo Yan ou Artur formando o trio ofensivo com Dudu e William. Na defesa, Mayke continua com a vaga de Marcos Rocha e Thiago Martins deverá ser o substituto de Edu Dracena enquanto que Weverton permanece no gol.

 

Paraná quer surpreender

Uma das sete equipes que ainda não venceu fora de casa pelo Brasileirão da Série A (os outros são Vasco, Atlético-PR, Chapecoense, Ceará, América-MG e Bahia), o Paraná vê no jogo de amanhã uma oportunidade única para colocar um ponto final nesta escrita. De acordo com o técnico Rogério Micale, o time mostrou sinais de evolução na derrota por 2 a 0 contra o Atlético-MG na rodada anterior. “Temos um modelo de jogo definido. Vamos nos ajustar contra o Palmeiras e tentar ganhar o jogo lá”, afirmou na última sexta-feira antes de completar lembrando saber do “poderio do Palmeiras”, mas que pelo desempenho mostrado contra o Galo, há a possibilidade (de vitória).

De volta ao time titular por conta das circunstâncias, o lateral Mansur tem o pensamento alinhado com o de Micale. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele disse que: “Não fizemos uma má partida (contra o Atlético-MG), o goleiro adversário (Victor) estava inspirado e tomamos dois gols por vacilos nossos”.

O Tricolor espera poder tirar proveito do momento de instabilidade do Palmeiras para melhorar sua campanha no Brasileirão que soma até aqui 13 pontos conquistados em três vitórias, quatro empates e oito derrotas com oito gols marcados e 19 sofridos. Com 28% de aproveitamento, o Paraná é o 18º colocado no campeonato e nem mesmo o triunfo amanhã será o bastante para tirá-lo do Z-4.

 

Palpite para Palmeiras x Paraná

Verdade seja dita, o Paraná é um dos piores times do Brasileirão. Mesmo assim vai tentar se aproveitar da instabilidade do Palmeiras, que vive mais uma temporada turbulenta, para conquistar sua primeira vitória fora de casa. Para isso, a receita é muito simples: vai reforçar-se na defesa e contar com o contra-ataque para definir o jogo em um lance.

O problema nesta estratégia é que do outro lado estará o Palmeiras com jogadores que vivem a expectativa da chegada do novo treinador e querem “mostrar serviço” para seguirem titulares ou ganharem a titularidade. Não será de se estranhar que alguns atletas dediquem-se “um pouco mais” amanhã. E é exatamente este “pouco à mais” que fará a diferença a favor do Verdão que garantirá os 3 pontos em casa para alegria de sua torcida que não vê a hora de reencontrar Felipão à beira do gramado com seu tradicional agasalho alviverde.

 

Jogos e palpites da 16ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 28 de julho

Domingo, 29 de julho

  • 11:00 – Vasco x Corinthians – Palpite: empate
  • 11:00 – Palmeiras x Paraná – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Cruzeiro x São Paulo – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Atlético Paranaense x Vitória – Palpite: Atlético Paranaense
  • 16:00 – Flamengo x Sport – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Internacional x Botafogo – Palpite: Internacional
  • 19:00 – Chapecoense x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Santos x América-MG – Palpite: empate

Segunda-feira, 30 de julho

  • 20:00 – Bahia x Atlético-MG – Palpite: Bahia