Brasileirão Série A

Ceará x Fluminense: melhor time do Brasileirão pós Copa do Mundo, Tricolor Carioca pega o desesperado Vozão na 16ª rodada

Prognóstico do jogo entre Ceará e Fluminense da 16ª rodada do Brasileirão da Série A.
FOTO: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE F.C.

De olho no G-6, equipe carioca terá de lidar com a pressão do estádio Presidente Vargas para não sair derrotada 

Depois de vencer o Palmeiras no Maracanã e causar a demissão do técnico alviverde Roger Machado, o embalado Fluminense abre neste sábado (28 de julho), às 16 horas, a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018 contra o Ceará. Melhor time do Nacional depois do fim da Copa do Mundo com duas vitórias e um empate em três jogos, o Tricolor das Laranjeiras tenta seguir a escalada na classificação geral diante de um adversário em desespero. Lanterna da competição, o Vozão aposta todas as suas fichas no caldeirão do estádio Presidente Vargas para derrubar o rival do Rio de Janeiro.

 

Arrancada Tricolor

O Fluminense que entra em campo logo mais tem um objetivo claro na rodada: se aproximar do G-6. Nono colocado na tabela com 21 pontos, o Tricolor Carioca está três pontos atrás do sexto colocado, que hoje é o Cruzeiro. Com três jogos de invencibilidade na bagagem, o clube parece ter finalmente superado a saída de Abel Braga.

Segundo técnico com mais partidas à frente da agremiação tricolor (total de 329 jogos), Abel pediu demissão na parada para a Copa do Mundo, em meio aos problemas familiares e a turbulência política no clube. Vista por alguns com olhar desconfiança devido aos recentes maus resultados, a chegada de Marcelo Oliveira trouxe ótimos efeitos para o plantel de jogadores, que a cada partida parece assimilar as orientações do novo comandante. Fato é que o Fluzão hoje briga pela parte de cima da tabela e tenta se aproximar do grupo que disputará a Copa Libertadores de 2019.

 

Chegadas e saídas

Depois de um começo de ano apertado, segurando a “carteira” em termos de contratações, o Fluminense mudou o foco desde a abertura da janela de transferências do meio de ano e já anunciou cinco reforços. Após Digão, Luciano, Júnior Dutra e Everaldo, a bola da vez foi o equatoriano Bryan Cabezas. Revelado pelo Independiente del Valle, clube pelo qual atuou com Sornoza, jogador que reencontra no time carioca, o atacante de 21 anos não teve muito espaço na Atalanta. Após passagens pelo Panathinaikos e Avellino, Cabezas terá a chance de recuperar o seu futebol em território brasileiro.

Enquanto o equatoriano chega com pompa de principal reforço da equipe, o jovem atacante Pedro pode estar dizendo adeus ao Flu. Artilheiro do Brasileirão com nove gols, o goleador é especulado em vários clubes europeus. Depois de recusar uma proposta de 8.5 milhões de euros do Bordeaux, da França, o time das Laranjeiras deve ter mais sondagens em breve. Enquanto não sai, o camisa 9 é nome certo do clube para o jogo contra o Ceará.

 

Força em casa

Bastou o Ceará mudar o mando de jogo da Arena Castelão para o Presidente Vargas que a primeira vitória do clube no Brasileirão aconteceu: 1×0 sobre o Sport na 13ª rodada. E é apostando na mística do caldeirão que os comandados do técnico Lisca buscam encontrar forças para o duelo contra o Fluminense.

Último colocado na tabela com apenas oito pontos, sendo três derrotas em seus domínios, o Vozão espera utilizar toda a pressão do PV para alcançar a segunda vitória consecutiva como mandante. E se puxarmos o histórico do clube no alçapão, ele é bem favorável, já que dos jogos disputados por lá em 2018, são sete vitórias (seis pelo Estadual e uma pelo Brasileirão).

Já dentro de campo, a equipe alvinegra está descansada após folgar na 15ª rodada – jogará com o Bahia apenas no final de agosto. Com o revés para o Internacional sendo página virada, o Ceará conta com reforços para sair da incômoda posição. O volante Edinho, ex-Internacional, Fluminense e que recentemente estava no CSA, deve estrear já que Richardson está suspenso. Juninho Quixadá e Jown Cardona, outros contratados durante esta janela, devem ser opções no banco de reservas. Por outro lado, o zagueiro Rafael Pereira, titular da equipe que conquistou o acesso à Série A em 2017, está de malas prontas para a Chapecoense.

 

Palpite

A melhora do Ceará pós Copa do Mundo é notável, mas o fato de a equipe pegar um adversário que também está em ascensão e possui o artilheiro do campeonato podem dificultar as ações do Vozão. É por isso que acredito em um empate, que se não é bom para o Flu, é péssimo para os alvinegros.

 

Confira os jogos da 16ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 28 de julho

  • 16:00 – Ceará x Fluminense – Palpite: empate

Domingo, 29 de julho

  • 11:00 – Vasco x Corinthians – Palpite: empate
  • 11:00 – Palmeiras x Paraná – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Cruzeiro x São Paulo – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Atlético Paranaense x Vitória – Palpite: Atlético Paranaense
  • 16:00 – Flamengo x Sport – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Internacional x Botafogo – Palpite: Internacional
  • 19:00 – Chapecoense x Grêmio – Palpite: empate
  • 19:00 – Santos x América-MG – Palpite: Santos

Segunda-feira, 30 de julho

  • 20:00 – Bahia x Atlético-MG – Palpite: Bahia