Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Seleção Brasileira defende tabu contra o Uruguai; veja prognóstico das Eliminatórias da Copa da Rússia 2018

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Brasil procura manter invencibilidade da era Tite. Argentina, Colômbia e Paraguai entram em campo com a obrigação da vitória.

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia de 2018 chegam à reta final. São três rodadas duplas em 2017: uma agora em março, uma no fim de agosto e início de setembro, e os jogos derradeiros em outubro. O Brasil, que passava sufoco na tabela com Dunga, engatou seis vitórias consecutivas com Tite e já está praticamente garantido — soma 27 pontos.

Mas a briga pelas outras três vagas diretas e pela única vaga na repescagem está para lá de quente. Até agora, o Uruguai conseguiu uma boa pontuação (23), mas não pode bobear. Chile (20), Equador (20), Argentina (19) e Colômbia (18) estão em uma briga ferrenha em que alguém vai sobrar. E o Paraguai (15) vê de longe, mas se dá o direito de sonhar.

>> Veja também: Vídeo de prognóstico de Brasil x Uruguai

 

COLÔMBIA X BOLÍVIA

O primeiro jogo da quinta-feira, às 17h30, terá em campo uma Colômbia com obrigação absoluta de vitória. Para isso, melhor rival não haveria. A Bolívia, penúltima colocada, com sete pontos, perdeu os seis jogos que fez fora de casa, marcando somente um gol e sofrendo 19. Não vence um jogo oficial fora de casa há incríveis 52 partidas!

A Colômbia, que costuma mandar os jogos em Bogotá, fugiu da altitude, que poderia beneficiar os bolivianos, e trouxe o duelo para Barranquilla. O grande desfalque é Falcao García, que está voando na temporada com o Monaco, só que não se recuperou de lesão. Mas o técnico argentino Pekerman terá à disposição James Rodríguez e Bacca.

Prognóstico: Este é uma daqueles jogos de vida ou morte. Se a Colômbia não ganhar, se coloca em posição muito complicada nas eliminatórias. Deve atropelar, aposto em um 3 a 0.

 

URUGUAI X BRASIL

Clássico histórico, sempre com contornos épicos e sem favoritos, independente de como estejam os jogadores de ambas as seleções. O Uruguai tem uma seleção que joga há muito tempo junta, uma geração vencedora, com alguns protagonistas em clubes europeus importantes e que não sente qualquer problema de falta de confiança.

Já a Seleção Brasileira passou por sua enésima renovação, mas está voando desde a chegada de Tite. Ganhou os seis jogos que fez, com 17 gols marcados e apenas um sofrido, saltando de uma incômoda posição intermediária para a liderança com folga.

Os dois times têm desfalques importantes no ataque. O Uruguai joga sem sua grande estrela, já que Luís Suárez está suspenso. Mas os 38 gols em 39 jogos oficiais pelo PSG na temporada credenciam Cavani a “vilão” no jogo de quinta. O Brasil não terá Gabriel Jesus no ataque, e Tite deve optar por Firmino, que faz grande temporada no Liverpool e traria a campo o entrosamento com Philippe Coutinho. Neymar vive seu melhor momento na temporada.

Desde que as eliminatórias passaram a ser disputadas em pontos corridos, 28 pontos sempre foram suficientes para a classificação. É o número mágico que Tite estabeleceu com os jogadores antes do início da empreitada. Falta apenas um ponto. O Uruguai, por sua vez, tem a melhor chance até agora para, finalmente, fugir da quinta colocação e do sufoco da repescagem. Se vencer, praticamente se garante na Copa do Mundo, junto com o Brasil. Se perder, no entanto, pode ser alcançado em pontos na vice-liderança.

O Uruguai não vence o Brasil há 15 anos, desde 2001, nas eliminatórias para 2002. Desde então, foram cinco empates e três vitórias do Brasil, incluindo os 4 a 0 no Centenário em 2009.

Prognóstico: Apesar de toda a rivalidade, o empate é bom para ambos. Ninguém vai adotar uma estratégia suicida na partida, acredito no 1 a 1.

 

PARAGUAI X EQUADOR

Depois de vencer a Argentina fora de casa, o Paraguai parecia que ia embalar nas Eliminatórias Sul-Americanas. Aí, em novembro, vieram derrotas para Peru (em casa) e Bolívia, que deixaram a Seleção Paraguaia para trás na classificação.

Desde que as eliminatórias passaram a ser disputadas em pontos corridos, o Paraguai se classificou para as Copas de 98, 02, 06 e 10, mas foi o lanterna na disputa para 2014. Se quiser ter qualquer chance de classificação para 2018, precisa vencer o Equador em Assunção e chegar aos 18 pontos — dois a menos que o próprio Equador, hoje dentro do G4.

O histórico é bom para o time do técnico Arce (aquele mesmo!), que ganhou os sete jogos de eliminatórias que fez em casa contra o Equador.

Prognóstico: Não vejo o Paraguai entrando nessa briga, o palpite é de 1 a 1.

 

ARGENTINA X CHILE

Jogo de seis pontos entre as finalistas das últimas duas Copas Américas. Na história, o Chile só venceu um jogo oficial contra a Argentina (em 2008, pelas Eliminatórias da Copa de 2010), mas os chilenos espantaram seus fantasmas ganhando nos pênaltis as duas decisões continentais.

Com o “Patón” Bauza no comando, a Argentina tropeçou contra Peru e Venezuela, perdeu em casa do Paraguai, levou um sacode do Brasil… e, de repente, uma seleção que pode convocar gente como Messi, Aguero, Higuaín, Pratto, Di María, Dybala, Banega, etc, etc, está em posição delicadíssima na eliminatória.

“É que a defesa é muito fraca!”, bradam os críticos. Só que não é na defesa que a Argentina vem sofrendo nessas eliminatórias. O time marcou somente 14 gols em 12 jogos, ataque superior apenas aos de Paraguai e Venezuela. Falta mesmo volume de jogo, criatividade.

A boa notícia para a Argentina é que o Chile jogará sem Vidal, suspenso, e com Alexis Sánchez e Medel longe das perfeitas condições físicas. A má notícia, já pensando no jogo de terça que vem contra a Bolívia, é que 13 jogadores estão pendurados — e o duelo contra o Chile promete ser quente.

Prognóstico: A ausência de Vidal é letal para o Chile. A duras penas, a Argentina consegue sair com os três pontos. O palpite da vez é 1 a 0.