Copa do Mundo Rússia 2018

Vitória classifica Rússia e elimina Egito da Copa – será que Salah impede isso?

Salah e a Seleção do Egito
Foto: KARIM JAAFAR/AFP/Getty Images

Anfitriões chegam com moral depois de goleada para cima da Arábia Saudita

A Copa do Mundo 2018 abre apenas a segunda rodada nesta terça-feira, mas a partida do Grupo A já tem clima de decisão. Isso porque o Uruguai tem tudo para chegar aos seis pontos com um triunfo sobre a Arábia Saudita. Desta forma, uma vitória da Rússia para cima do Egito garantia de forma antecipada sul-americanos e europeus nas oitavas. Já se os egípcios vencerem, russos e uruguaios duelariam na rodada final valendo vaga e fechando o que virou uma espécie de triangular.

 

Rússia tenta repetir bom futebol

Depois de péssimos amistosos, a Rússia realmente mostrou que guardou o melhor para quando realmente importa. A seleção da casa espantou qualquer possibilidade de zebra e atropelou a Arábia Saudita por 5 a 0. No entanto, por mais que o placar elástico anime não é garantia de nada. Com exceção do golaço de Cheryshev, chutando de trivela, os russos não apresentaram nada que comprove que podem superar as previsões iniciais. O ponto alto na verdade é a qualidade nas jogadas áreas, tendo marcado duas vezes de cabeça.

Acontece que vencer nesta terça-feira depende mais do que vai acontecer do lado do Egito do que da real capacidade russa. Isso porque a defesa dos anfitriões dificilmente vai conseguir segurar Salah, caso o atacante vá para o jogo. Afinal, o setor foi vazado em nove dos últimos dez compromissos – a exceção foi exatamente contra os sauditas. Neste período foram simplesmente 17 gols sofridos.

Portanto, a Rússia precisa torcer desde já para que a estrela adversária fique de fora, pois isso daria uma chance maior de vitória e consequentemente a classificação para as oitavas de final antecipada.

O técnico Stanislav Cherchesov deve fazer apenas uma modificação. O seu principal jogador Alan Dzagoev saiu lesionado do primeiro jogo e provavelmente não volta nesta fase de grupos. Para o seu lugar entrará Cheryshev, que foi seu substituto no duelo contra a Arábia e marcou dois gols.

Igor Akinfeev; Mário Fernandes, Ignashevich, Kutepov e Zhirkov; Zobnin, Kuzyaev, Chersyshev, Golovin; Samedov e Smolov

 

Para Egito é Salah ou saia

Na primeira rodada falei que o Egito dependia de Salah para bater de frente com o Uruguai. Isso acabou comprovado, pois o atacante do Liverpool não conseguiu se recuperar da lesão no ombro e ficou de fora da partida. Sem a principal estrela em campo, os egípcios praticamente não criaram. No total, foram apenas três finalizações certas, mas sem perigo nenhum, tanto que não conseguiu sequer um escanteio, com todos os chutes parando facilmente nas mãos de Muslera.

O pior de tudo é que isso aconteceu diante de um Uruguai sem inspiração e dando brechas para contra-ataque, o que só mostra como os egípcios estavam limitados.

Diante deste cenário e como se trata de uma partida com cara de final para o Egito, acredito que Salah só não jogará se não tiver condições nenhuma, o que seria uma surpresa pois a previsão inicial era que estaria recuperado na segunda rodada. Sendo assim, pode contar com o Faraó e com a sua boa fase nesta temporada isso é garantia de bola na rede. Com o jogador em campo, os egípcios ficam com o meu palpite para um triunfo, o que colocaria fogo na chave.

Para o duelo contra a Rússia, o técnico Héctor Cúper deve escalar a seleção com: El Shenawy; Fathy, Gabr, Hegazy e Abdelshafy; Elneny, Hamed, Warda, El Said e Trezeguet; Salah.

 

Retrospecto do confronto

As duas seleções nunca se enfrentaram pelos profissionais. Já na história das Copas, esta será a quinta vez que o Egito encara um time europeu. A primeira foi em 1934, quando caiu para a Hungria por 4 a 2. Depois empatou em 1 a 1 com a Holanda e 0 a 0 com a Irlanda, ambas 1990, até voltar a perder, desta vez para a Inglaterra, por 1 a 0, também em 1990.

A Rússia, por sua vez, encarou africanos em três edições. Em 1994, atropelou Camarões por 6 a 1. Oito anos depois veio mais um triunfo confortável, por 2 a 0 sobre a Tunísia. O único tropeço ocorreu em 2014, quando ficou no 1 a 1 com a Argélia.

 

Jogos da 2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2018

Terça-feira, 19 de junho

  • 15:00 – Rússia x Egito. Palpite: Egito vence por 2 a 1

Quarta-feira, 20 de junho

  • 12:00 –Uruguai x Arábia Saudita. Palpite: Uruguai vence por 4 a 0

 

Classificação do Grupo A da Copa do Mundo 2018

  • Rússia 3
  • Uruguai 3
  • Egito 0
  • Arábia Saudita 0