Copa do Nordeste

A Copa do Mundo no Nordeste se chama Lampions League

Sampaio Corrêa
Foto: Elias Auê

Semifinais começam esta semana

Parece incrível! O País do Futebol, que tem sua população semiparalisada por casa da Copa do Mundo, mantém grande parte de seus campeonatos em andamento. O Brasileirão das Séries B, C e D continuam, assim como muitas estaduais de menor importância. Quanto ao Nordestão, ele tem duas rodadas importantíssimas que definirão os finalistas da competição. Os jogos de ida acontecem esta semana e os de volta semana que vem. Confira abaixo os prognósticos.

 

Sampaio Corrêa x ABC

O Sampaio Corrêa vem de derrota por 1 a 0 para o Figueirense e estacionou na décima-primeira posição da tábua de classificação da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. No Nordestão, o Tricolor passou por um grupo que tinha Ceará, CSA e Salgueiro e eliminou o Vitória nas quartas de final.

Para o jogo desta noite, Bruninho é uma baixa sentida. Ele fraturou um osso de pé esquerdo e para por entre seis e oito semanas. Em contrapartida, a diretoria assinou com Jheimy e o departamento médico recuperou Alvinho e João Paulo, que estão à disposição.

O ABC acaba de sofrer um revés no dérbi potiguar. O Globo foi melhor e ganhou por 3 a 1, calando o Frasqueirão. O Elefante está na terceira posição do Grupo A (norte e nordeste) da terceira divisão. No certame regional, sobreviveu a um quadrangular com Globo, Ferroviário e Vitórias antes de despachar o Santa Cruz.

Os cartolas consideram bom o desempenho alvinegro este ano. Com catorze pontos conquistados na terceirona, esperam que o elenco conquiste mais dezesseis. Normalmente se precisa até de menos para disputar o mata-mata que vale vagas na Série B de 2019.

 

Histórico

Sampaio Corrêa e ABC buscam um título inédito. A melhor participação dos alvinegros foi ter chegado à final de 2010. Já os maranhenses disputaram poucas vezes o Nordestão, pois a CBF considerava as federações do Maranhão e do Piauí como parte do Norte. É a primeira vez que a Bolívia Querida vai tão longe.

 

Possíveis escalações

Sampaio Corrêa: Andrey; Bruno Moura, Maracás, Joécio e Alyson; William, Diego Silva e Danielzinho; Wellington Rato, Uilliam e Rodrigo Fumaça. Técnico: Roberto Fonseca.

ABC: Rodrigo Carvalho; Vitinho, Tonhão, Danrlei e Daniel; Igor Fernandes, Marcos Júnior, Guedes e Leandrão; Matheus Carvalho e Luan. Técnico: Ranielle Ribeiro.

 

Palpite

Em São Luís penso que o Tricolor local conquista os três pontos. Os maranhenses estão melhor estruturados do que seu rival: 1 a 0.

 

Ceará x Bahia

Ceará e Bahia buscam na Copa do Nordeste uma oportunidade de salvar a temporada. Ambos lutam para não descer na Série A. É verdade que o Tricolor ainda sonha em dar a volta olímpica na Copa do Brasil…neste momento, o Vovô é o penúltimo colocado da primeira divisão e o Super-Homem está bem próximo, em décimo-sexto lugar.

Os cearenses buscam se recuperar no segundo semestre. Por isso, o zagueiro Eduardo Brock, que pertence ao Goiás, pode chegar a Fortaleza por empréstimo. Na última apresentação, o alvinegro foi batido por 2 a 1 pelo Atlético-MG.

Já os baianos poderiam estar em situação ainda mais delicada se não fossem os três pontos conquistados contra o Corinthians. A batalha contra o Vovô será a primeira de Enderson Moreira no comando do quadro. O professor foi anunciado no mesmo dia que foi demitido do América-MG. O Bahia não deverá contar com Júnior Brumado, nem com Edigar Junio. Ambos estão fazendo tratamento para se recuperarem de suas lesões.

Histórico

O Bahia já venceu a competição em quatro oportunidades e é o atual campeão do torneio. O Ceará só prevaleceu uma vez, em 2015.

No confronto direto, o Bahia venceu o Ceará em 21 oportunidades, mas perdeu 19 vezes. Também ocorreram 22 empates.

 

Prováveis escalações

Ceará: Everson; Rafael Pereira, Tiago Alves e Luiz Otávio; Samuel Xavier, Naldo, Pio, Ricardinho e João Lucas; Felipe Azevedo e Eder Luis. Técnico: Lisca.

Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Zé Rafael, Regis e Élber; Kayke. Técnico: Enderson Moreira.

 

Palpite

Penso que o primeiro capítulo termina empatado e eles decidem quem avança na semana que vem: 1 a 1. As duas pelejas entre estes dois devem ser bastante equilibradas.

 

Jogos de ida das semifinais do Nordestão de 2018

Terça-feira, 19 de junho:

  • 21h45: Sampaio Corrêa x ABC – palpite: Sampaio Corrêa.

Quinta-feira, 21 de junho:

  • 21h45: Ceará x Bahia – palpite: empate.

 

Jogos de volta das semifinais do Nordestão de 2018

Terça-feira, 26 de junho:

  • 21h45: Bahia x Ceará – palpite: Bahia.

Quinta-feira, 28 de junho:

  • 21h45: ABC x Sampaio Corrêa – palpite: ABC.