UFC

Lyoto Machida surpreende, deixa o UFC e anuncia contrato com o Bellator. E agora?

Foto: Divulgação / UFC

Mais um grande astro do UFC anunciou seu desligamento da maior organização de MMA do mundo. Lyoto Machida publicou um vídeo em suas redes sociais onde divulgou o acerto com o Bellator MMA. O carateca encerra sua trajetória no Ultimate após 11 anos. Segundo o Combate.com, seu contrato se encerrou recentemente, e o UFC perdeu o prazo para ter prioridade nas negociações. Como o Bellator fez uma proposta boa, Machida acabou fechando um contrato de múltiplas lutas com o evento rival do Ultimate.

Aos 40, Lyoto Machida se une a outros astros que passaram pelo octógono e hoje estão no Bellator. Wanderlei Silva, Rampage Jackson, Ben Henderson, Rory MacDonald, Frank Mir, entre outros. O “Dragão”ainda não tem data, local ou rival confirmados para sua apresentação de estreia, mas a expectativa é que ele não demore muito tempo até ter uma chance pelo título dos médios, atualmente em posse de Gegard Mousasi, que inclusive já foi derrotado pelo brasileiro quando eles se enfrentaram no UFC.

Machida se apresentou pela última vez no octógono em maio, no UFC 224, ocorrido no Rio de Janeiro. O brasileiro nocauteou Vitor Belfort de forma brutal no card principal do show com um chute frontal na cabeça e foi um dos destaques do evento. Lyoto acumula um cartel de 24 vitórias e oito derrotas na carreira. Pelo UFC, organização que representou desde 2007, Machida somou 17 vitórias e oito derrotas. Ele foi campeão dos meio-pesados em 2009, quando nocauteou Rashad Evans. Anos depois, ele migrou para a divisão dos médios, onde se manteve como top da categoria e teve uma chance pelo título, contra Chris Weidman, em 2014.

A mudança de Lyoto Machida é surpreendente, mas dá um sinal inspirador a outros lutadores. Há vida fora do UFC. E se tratando de ícone do MMA como Lyoto Machida, o movimento pode render novos ares e uma nova fase na carreira. Lyoto não está mais no auge, mas está longe de ser o lutador que nos faz querer vê-lo decidindo sobre a aposentadoria. O carateca sempre foi referência no mundo das lutas e sua decisão pode encorajar outros nomes a buscarem a felicidade fora do Ultimate.

O Bellator é o maior concorrente do UFC nos Estados Unidos. A verdade é que o Ultimate é muito maior do que o rival, a questão é que o Bellator é o único show que chega perto de fazer cócegas na soberania do UFC. De qualquer forma, com a quantidade de ex-atletas do UFC que têm migrado nos últimos anos, esse trabalho de incomodar o Ultimate fica cada vez mais fácil.

Ah, se Lyoto Machioda tem chance de ser campeão no Bellator? Muita! A maior prova é que ele já venceu o atual campeão dos médios, Gegard Mousasi. Em um novo evento, sob nova direção e com novas oportunidades, Machida tem tudo para comprovar que mudar muitas vezes faz bem. Arriscar não é errado. Errado é se acomodar. E aos 40 anos, ele mostra que não quer isso.

Como apostar na futebol 2021