Copa Libertadores

Desfalcado, Corinthians recebe o Independiente pela 4ª rodada da Libertadores

Foto: Marco Galvão/Foto Arena/Reprodução

Com uma lista de desfalques importantes, o Corinthians precisa de uma vitória hoje, no Itaquerão, para encaminhar sua classificação aos mata-mata da Copa Libertadores.

Após a derrota para o Atlético Mineiro no último domingo pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro – onde foi amplamente dominado pelo Galo –, o Corinthians vai à campo hoje testar não apenas seu poder de recuperação mas também a força de seu elenco que defende, em casa, a invencibilidade da equipe na Libertadores e a chance de abrir uma vantagem de 4 pontos na liderança do Grupo 7. Para isso precisa, obviamente, superar o Independiente, atual lanterna do grupo com apenas 3 pontos.

 

Corinthians remendado

Desde a vitória sobre este mesmo Independiente por 1 a 0 (gol de Jadson) no último dia 18, o Corinthians sofreu baixas importantes para o duelo de logo mais no Itaquerão e entrará em campo cheio de “remendos”. O atacante Clayson é o desfalque mais recente de Fábio Carille e junta-se no departamento médico aos volantes Renê Júnior e Ralf, ao zagueiro Léo Santos e ao lateral-direito Fágner.

Com a longa espera pela recuperação de Júnior e Ralf – submetidos a cirurgias e com previsão de retorno estimada em 2 e 3 meses respectivamente – o recém-chegado Thiaguinho deverá ter mais oportunidades. Emprestado pelo Nacional até maio de 2019, o jovem de 20 anos se destacou na Série A2 do Paulistão e pode ser uma opção a Paulo Roberto que tem dificuldades para se firmar como uma alternativa sólida para o meio-campo alvinegro que volta a contar com os serviços da dupla Gabriel e Maycon (que deixa o clube após a Copa do Mundo rumo ao Shakhtar Donestk).

Mantuan, volante de origem, vem sendo adaptado para jogar na lateral e será o substituto de Fágner. Léo Príncipe – lateral-direito de origem – está no elenco corintiano mas segue fora dos planos de Fábio Carille e não irá para o jogo. Sem outros laterais de ofício aptos para disputar a Libertadores, o técnico corintiano terá Maycon como reserva de Sidcley e Paulo Roberto como reserva de Mantuan para este jogo.

Com a confirmação da lesão de Clayson, o jovem Matheus Vital seguirá na equipe titular, jogando aberto pela direita enquanto que Jadson, poupado no duelo contra o Atlético-MG no domingo, retornará ao meio-campo.

 

Como foi

O Corinthians venceu o jogo da ida, em Avellaneda, por 1 a 0 – gol de Jadson aos 35 do segundo tempo. O Independiente conseguiu o empate aos 41, mas o juiz, erradamente, anulou o gol legítimo de Silvio Romero aproveitando cruzamento de Gaibor – haviam, sim, 3 jogadores do time argentino em impedimento na origem do lance, mas Romero não era um deles. O resultado permitiu ao Timão abrir uma vantagem de 4 pontos na frente do grupo.

 

Tudo ou nada para o Independiente

Ocupando a lanterna do Grupo 7 com apenas 3 pontos conquistados em 3 jogos, o Independiente joga a sua sobrevivência na Libertadores hoje no Itaquerão. Uma vitória recoloca o time argentino na briga por uma das vagas e embola a classificação do grupo que ficaria com Corinthians em 1º com 7 pontos, Independiente e Deportivo Lara em 2º com 6 (nos critérios de desempate, os argentinos levam a melhor) e Millonarios em 4º com 4 pontos restando ainda 6 em disputa.

Diferente do Corinthians que vem para o jogo após uma derrota – e a perda dos 100% de aproveitamento no Brasileirão – o Independiente venceu o Newell’s Old Boys pela última rodada do Campeonato Argentino e chega para o jogo mantendo a estrutura que vem dando certo: na fase defensiva a equipe do técnico Ariel Holán se protege com 5 jogadores e quando passa para a fase ofensiva, Bustos deixa a lateral-direita e avança como um 5º homem de meio-campo, mudando a equipe do 5-4-1 para o 4-5-1 com Silvio Romero sendo a referência no ataque.

 

Ficha do jogo

Onde ver

Corinthians x Independiente terá transmissão da Globo para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Possíveis escalações

Corinthians: Cássio; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Romero, Jadson, Rodriguinho e Matheus Vital. Técnico: Fábio Carille

Independiente: Campaña; Bustos, Franco, Amorebieta, Figal e Gastón Silva; Domingo, Martín Benítez, Meza e Diego Rodríguez; Silvio Romero. Técnico: Silvio Romero.

 

Palpite para Corinthians x Independiente

Mesmo cheio de desfalques, o Corinthians é um osso duro de roer – ainda mais jogando no Itaquerão diante de sua torcida. Frio e pensando sempre em somar pontos, o Alvinegro não vai considerar o empate um resultado ruim. Diferente do Independiente que precisa vencer e não terá outra escolha que não seja atacar.

Acostumado a golear por 1 a 0 e a aguentar bem a pressão de seus adversários, o Timão tem grandes possibilidades de retomar os 4 pontos de vantagem na liderança do Grupo 7 com uma vitória hoje a noite. Mas como disse antes, o empate não será uma surpresa e muito menos um resultado ruim para Carille e seus comandados.

 

Outros brasileiros

Grêmio 5 x 0 Cerro Porteño

Invicto em sua caminhada pela defesa do título de campeão de 2017, o Grêmio mostrou que ainda não atingiu seu ápice e deu um verdadeiro baile em cima do Cerro Porteño, seu principal adversário no Grupo 1, em Porto Alegre, goleando os visitantes por 5 a 0. Aliando intensidade, beleza e habilidade, o Tricolor não teve grandes dificuldades para colocar o adversário “na roda” e viu Everton, com 2 gols, ser o grande destaque da noite. Joel, Cícero e Ramiro marcaram os outros gols. Com a apresentação de ontem, o Grêmio se coloca em definitivo como um dos principais candidatos ao título deste ano. E não só o título da Libertadores.

Nacional-URU 1 x 0 Santos

Mais uma vez jogando menos do que pode, o Santos perdeu para o Nacional do Uruguai por 1 a 0 ontem em jogo válido pela 5ª rodada do Grupo 6. O mau resultado (e futebol) entretanto foram mascarados pelo empate entre Real Garcilaso e Estudiantes que, matematicamente, classificou o Peixe para as oitavas de final da Libertadores. Jair Ventura, entretanto,  precisa encontrar uma forma de fazer seu time jogar mais do que ontem. Outra exibição fraca e o Peixe abandonará a disputa pelo título no início dos mata-mata.

 

Palpites para os demais jogos da Libertadores nesta semana

Quarta-feira, 02 de maio

  • 19:15 – Atlético Tucuman (Arg) x Peñarol (Uru) – Palpite: Peñarol
  • 19:15 – Junior Barranquilla (Col) x Boca Juniors – Palpite: Boca
  • 21:45 – Corinthians (Bra) x Independiente (Arg) – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Delfin (Equ) x Colo-Colo (Chi) – Palpite: Colo-Colo
  • 21:45 – Vasco (Bra) x Cruzeiro (Bra) – Palpite: Cruzeiro

Quinta-feira, 03 de maio

  • 19:15 – Racing (Arg) x Universidad de Chile (Chi) – Palpite: Racing
  • 21:30 – Alianza Lima (Per) x Palmeiras (Bra) – Palpite: Palmeiras
  • 21:30 – The Strongest (Bol) x Libertad (Par) – Palpite: empate
  • 21:30 – Santa Fé (Col) x River Plate (Arg) – Palpite: River