Brasileirão Série A

Flamengo goleia o Ceará, vê o Galo acabar com os 100% do Corinthians e assume a liderança do Brasileirão

Foto: Staff Images/Flamengo/Divulgação

Após enfrentar os protestos da torcida, o Flamengo, invicto, lidera o Brasileirão com 7 pontos.

Em uma rodada de poucos gols – 12 em 8 jogos –, muitos empates (4) e, como não poderia deixar de ser, polêmicas com a arbitragem, o Flamengo, que ouviu protestos da torcida na saída do Rio de Janeiro e na chegada em Fortaleza, goleou o Ceará no Castelão e aproveitando-se da derrota do Corinthians para o Atlético-MG no Horto, assumiu, invicto, a liderança do Campeonato Brasileiro em sua 3ª rodada.

 

Fazendo as pazes com a torcida

Ceará 0 x 3 Flamengo

Após encarar as hostilidades da torcida com o futebol de péssima qualidade que o time vem apresentando desde que ficou fora da disputa do título do campeonato carioca, o Flamengo teve uma de suas melhores atuações coletivas no ano e com Vinícius Júnior e Paquetá em destaque viu Diego fechar os 3 a 0 no Castelão e “fazer as pazes ” nos braços de seu torcedor.

Superior o tempo todo, o Rubro-negro soube controlar o jogo e teve mais volume. Mas o gol só aconteceu aos 41 minutos do primeiro tempo com Vinícius Júnior completando passe de Cuéllar. Na volta do intervalo, o atacante de 17 anos aproveitou o cruzamento de Rodinei para ampliar. Aos 25, Diego, de cabeça liquidou a partida.

Além da liderança isolada – e invicta – o resultado deste domingo deverá dar ao time da Gávea alguma tranquilidade, pelo menos até o próximo dia 6, quando o Mengo recebe o Internacional no Maracanã.

Já o Ceará, 19º colocado com apenas 1 ponto enfrentará o vice-líder e atual campeão, Corinthians, no Itaquerão, na matinê do próximo domingo (11 horas).

 

Fim dos 100%

Atlético-MG 1 x 0 Corinthians

Se em 2017 coube ao Vitória – no início do returno – pôr fim à invencibilidade do Corinthians na campanha rumo ao título de Campeão Brasileiro, em 2018 a tarefa ficou à cargo do Atlético-MG que não apenas colocou um ponto final ao aproveitamento de 100% que o Timão possuía como também derrubou a série invicta da equipe.

Um dos destaques do jogo, o questionado Roger Guedes precisou marcar duas vezes para que valesse uma. Isso porque, aos 37 minutos do primeiro tempo o árbitro Dewson de Freitas, alertado pelo auxiliar Wasley do Couto Leão, voltou atrás e anulou o gol que havia validado na finalização de Guedes aproveitando rebote no arremate de Ricardo Oliveira em cobrança de escanteio a favor do Galo. Segundo a conclusão posterior dos árbitros, a bola teria batido na mão de Oliveira. Aos 44, mais polêmica: Patric puxa Maycon pelo braço dentro da área do Atlético-MG. Pênalti ignorado pelo árbitro que mandou seguir o jogo.

Com o Timão ressentindo-se da falta de Fágner – que sentiu a coxa e foi substituído por Mantuan aos 8 minutos do primeiro tempo –, a defesa paulista dava pequenas brechas ao ataque do Galo. E foi por uma delas que Roger Guedes atropelou o inexperiente lateral-direito corintiano para aproveitar o cruzamento de Patric e mandar a bola para o fundo do gol de Cássio aos 41 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Atlético-MG sobe 8 posições e assume a 3ª colocação na tabela, com 6 pontos. O Corinthians, com os mesmos 6 pontos, é agora o vice-líder.

 

Primeiras vitórias

Botafogo 2 x 1 Grêmio

Numa repetição de 2017, o Grêmio começou – precocemente – a fazer uso do seu time reserva no Campeonato Brasileiro. E pagou o preço por isso. Enfrentando o Botafogo no Engenhão na abertura da 3ª rodada no último sábado, o tricolor foi amplamente dominado pelos donos da casa e embora tenha conseguido buscar o empate rapidamente no primeiro tempo – o Fogão saiu na frente com Brenner, mas Igor Rabelo, instantes depois, pressionado por Michel, desviou contra o gol de Jefferson – foi incapaz de resistir à determinação do alvinegro.

No segundo tempo, os reservas do Grêmio até voltaram melhor, equilibraram as ações e chegaram a incomodar a defesa botafoguense. E quando o jogo parecia encaminhar-se para um empate, aos 46 minutos, o lateral-esquerdo Gilson mandou um tirombaço de fora da área no ângulo do goleiro Paulo Victor que nada pôde fazer. O resultado garantiu ao Botafogo sua primeira vitória no Brasileirão e a 5ª colocação na classificação geral. O Grêmio, por sua vez, caiu 4 posições e agora é o 11º colocado.

Paraná 1 x 2 Sport

Na estreia do técnico Claudinei Oliveira, o Sport encarou o Paraná na Vila Campanema e com gols de Rogério e Marlone conquistou sua primeira vitória no Brasileirão 2018. O Paraná do técnico Rogério Micale chegou a diminuir com Jhonny Lucas, mas isso não foi o suficiente para evitar a 3ª derrota do tricolor paranaense, que foi atrapalhado também pela jornada inspirada do goleiro Maylson que fechou o gol rubro-negro e garantiu a vitória para os visitantes.

 

Festival de empates

Palmeiras 0 x 0 Chapecoense

O Palmeiras que havia feito uma exibição de gala contra o Boca Juniors pela Libertadores da semana passada, parou na retranca da Chapecoense e na excelente atuação do goleiro Jandrei no duelo de alviverdes realizado no domingo no Allianz Parque. Como não poderia deixar de ser, a exemplo do que aconteceu em Minas, o Palmeiras teve um gol legítimo equivocadamente anulado pela arbitragem aos 49 do segundo tempo – o que não muda o fato de que em mais de 90 minutos de jogo, o time de Roger Machado foi incapaz de furar a retranca armada por Gilson Klein algo que, aliás, foi exatamente o mesmo problema do Verdão no segundo jogo da final do campeonato paulista, quando não conseguiu buscar o empate contra o Corinthians.

Fluminense 1 x 1 São Paulo

O placar reflete exatamente o que foi o duelo de tricolores no Maracanã no domingo. Atuando com basicamente o mesmo esquema de jogo (o 3-5-2 carioca, contra o 3-6-1 paulista), igualando-se em finalizações (13 a 12 para os visitantes) e com um tempo dominado por cada equipe, Fluminense e São Paulo não têm do que reclamar. Aproveitando-se do ligeiro domínio paulista no primeiro tempo, Militão abriu o placar para os visitantes. Melhor no segundo tempo, o Flu achou seu gol com Pedro aos 43 do segundo tempo. Resultado mais do que justo pelo que os times apresentaram – e vêm apresentando.

Bahia 0 x 0 Atlético-PR

Em um jogo aberto que teve boas chances para os dois lados, o Atlético-PR contou com uma grande atuação do goleiro Santos para segurar o empate contra o Bahia que, além de enfrentar o arqueiro rival em tarde inspirada, foi vítima da incompetência de seu ataque na hora de finalizar. Resultado melhor para o Furacão, que após um duelo interessantíssimo contra o Grêmio na rodada anterior escapou por muito pouco de cair na Fonte Nova.

Internacional 0 x 0 Cruzeiro

Depois do festival de gols pela Copa Libertadores na última semana – e de olho no duelo contra o Vasco nesta –, o Cruzeiro foi ao Beira-Rio com um time reserva enfrentar o Internacional e consegui seu objetivo principal: não perder. Embora tenha criado boas chances e tenha dominado parte considerável de todo o tempo de  jogo, o Colorado não conseguiu passar pelo “paredão” Rafael que substituiu Fábio no gol cruzeirense. Bom para os mineiros que conquistaram seu primeiro ponto no Brasileirão e descansaram os titulares para o jogo do meio de semana e também para os gaúchos que subiram uma posição na tabela e agora estão em 9º lugar com 4 pontos.

 

Tabela de Classificação

Faltando ainda os jogos entre América-MG e Vitória que será realizado hoje, dia 30, e Santos e Vasco, remarcado para 16 de julho, a classificação do Campeonato Brasileiro da Série A é a seguinte:

  1. Flamengo – 7
  2. Corinthians – 6
  3. Atlético-MG – 6
  4. Atlético-PR – 6
  5. Botafogo – 5
  6. São Paulo – 5
  7. Palmeiras – 5
  8. Vasco – 4
  9. Internacional – 4
  10. Fluminense – 4
  11. Grêmio – 4
  12. Bahia – 4
  13. Sport – 4
  14. América-MG – 3
  15. Santos  – 3
  16. Chapecoense  – 2
  17. Vitória  – 1
  18. Cruzeiro – 1
  19. Ceará – 1
  20. Paraná – 0