Brasileirão Série A

De volta à Série A, Internacional enfrenta o Bahia campeão estadual na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Inter retorna à Série A
Foto: Ricardo Duarte/SCI

Inter e Bahia levaram a melhor para cima do Vitória essa semana

O Brasileirão começa hoje! Com bola rolando ao longo de todo o final de semana, a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018 tem Internacional x Bahia às 16 horas de domingo. Os dois times chegam embalados, com bons resultados para cima do Vitória. Quem será que ganha o jogo de estreia? Confira a análise.

 

Inter de volta à Série A

As duas últimas temporadas foram de amargar para o Internacional. Em 2016, a fraca campanha resultou no primeiro rebaixamento de sua história. O ano de 2017 não foi mais animador. O Colorado chegou à Série B como franco favorito a campeão, mas não correspondeu. Nas rodadas finais, convocava a torcida para o “jogo do acesso” no Beira-Rio, mas a vitória necessária nunca chegava. Alçou a vaga na elite com uma deprimente série de empates e perdeu o título para o América-MG.

A temporada de 2018 começou devagar. O técnico Odair Hellmann aproveitou as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho para testar o elenco e dar oportunidades a todos os jogadores. Ao final da fase classificatória, brigou com os times do interior pela liderança. Porém, a derrota em casa no Gre-Nal da última rodada foi um balde de água fria. Para piorar, deu azar na tabela de classificação. Enfrentou novamente o Grêmio logo nas quartas de final, o que resultou em sua eliminação precoce na competição estadual.

Apesar de viver um momento mediano, o Internacional teve três semanas de treino para se preparar para o confronto contra o Vitória na quarta fase da Copa do Brasil, e conquistou um triunfo suado por 2 a 1 em casa, com gols de Patrick e D’Alessandro.

Precisando retornar ao modus operandi de time com faturamento e competitividade de elite, na temporada 2018 o Inter deverá encarar com seriedade a Copa do Brasil — que poderá render premiação de até R$ 68 milhões para o campeão — mas a prioridade é se estabilizar novamente na Série A do Campeonato Brasileiro. Estreia em casa contra o Bahia, e o mando de campo confere ao Colorado leve favoritismo para iniciar o campeonato com vitória.

 

Bahia campeão baiano em 2018

Se o Inter vem de dois anos para se esquecer, o Bahia faz o caminho contrário. Começou conquistando o acesso à elite do futebol brasileiro ao terminar a Série B de 2016 na 4ª colocação. No ano seguinte, ao contrário do campeão Atlético-GO e do vice Avaí, o Tricolor de Aço emendou uma excelente temporada. Alcançou com maestria o objetivo de se manter na Série A, chegou a brigar por uma vaga na Libertadores e encerrou o campeonato em 12º lugar, na zona da Sul-Americana. Além disso, foi campeão da Copa do Nordeste diante do Sport Recife, garantindo assim o ingresso direto nas oitavas de final na atual edição da Copa do Brasil.

Se no ano passado o objetivo era se manter na elite, em 2018 o Bahia almeja a Libertadores. E já começou o ano com o pé direito. Terminou a primeira fase do Campeonato Baiano na vice-liderança e contando com o melhor ataque da competição, com 21 gols marcados em 11 partidas. Na semifinal, anotou 3 a 0 no Juazeirense e foi para a final em clássico contra o Vitória. O Bahia levou a melhor nos dois Ba-Vi da decisão. Venceu por 2 a 1 em casa e coroou o título com mais um triunfo, dessa vez por 1 a 0 na casa do rival.

Na última quarta-feira ocorreu a estreia do Bahia na Copa Sul-Americana. Priorizando o Brasileirão e a Copa do Brasil, o técnico Guto Ferreira foi a campo com time reserva contra o Blooming, e acabou derrotado por 1 a 0 na altitude da Bolívia. Mas nem doeu. O Tricolor Baiano espera reverter o resultado no jogo de volta, em casa, no dia 8 de maio. Até lá, manterá o foco nos campeonatos nacionais.

 

Último confronto foi em 2014

No ano passado, o Internacional estava na Série B. Em 2016 e em 2015, era o Bahia que disputava a segundona. Isso faz com que o último confronto entre os dois times tenha acontecido no longínquo 2014.

Naquele ano, Bahia e Inter se enfrentaram quatro vezes. O Colorado levou a melhor no Campeonato Brasileiro, tendo conquistado a vitória tanto na 12ª quanto na 31ª rodadas. Estava no G-4 nos dois confrontos, enquanto o Tricolor Baiano amargava o Z-4. Por outro lado, o Bahia eliminou o Inter da Copa Sul-Americana, com placar agregado de 3 a 1.

 

Palpite

O Inter é tido como favorito para o confronto, mas isso se deve apenas ao fator mando de campo, já que o Bahia chega em melhor momento. Escolher um dos lados é bem complicado nesse caso, mas o retrospecto recente das equipes apresenta resultados com muitos gols, e é esse o palpite para o confronto: mais de 2,5 gols no total do placar.

 

Jogos da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 14 de abril
Domingo, 15 de abril
Segunda-feira, 16 de abril
  • 20:00 – Botafogo x Palmeiras
  • 20:00 – São Paulo x Paraná

 

Como apostar na futebol 2021