Brasileirão Série A

Rumo ao Octa! Atual campeão, Corinthians pega o Fluminense na estreia do Brasileirão 2018; confira o prognóstico

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Depois de vencer o Paulistão, no último domingo, contra o Palmeiras, Timão terá um dilema no decorrer da competição: buscar o oitavo título ou priorizar a Libertadores

A torcida do Corinthians segue em festa. O Campeonato Paulista não tem mais a importância de 20 anos atrás, mas conquistar o título em cima do Palmeiras, em plena casa alviverde, será sempre especial. E no embalo de mais um triunfo na Era Fábio Carille, o Alvinegro de Parque São Jorge fará a estreia no Brasileirão, do qual é o atual campeão, no próximo domingo (15), contra o Fluminense, às 16h (horário de Brasília), no Itaquerão.

 

1ª rodada do BR-18: Corinthians x Fluminense

E o exemplo do Grêmio em 2017? O Tricolor gaúcho, apesar da quarta colocação, abdicou da disputa do título brasileiro por ter priorizado a Copa Libertadores da América e a própria Copa do Brasil. No fim, a estratégia dos gaúchos foi exitosa, já que o time conquistou a América. Mas o que isso tem a ver com o Corinthians este ano?

Simples. Em 2017, o Timão, além de não ter disputado a Libertadores, caiu na quarta fase da Copa BR – eliminado pelo Internacional. Por isso, pôde se dedicar exclusivamente ao Campeonato Brasileiro, do qual sagrou-se campeão com certa facilidade, já que as equipes envolvidas no mata-mata da principal competição futebolística do continente, como o próprio Grêmio, além de Santos, Palmeiras e Botafogo, foram a campo com formações mistas ou mesmo com seus times reservas em diversas rodadas.

Na próxima quarta-feira (18), o Alvinegro de Parque São Jorge tem uma parada duríssima pela Copa Libertadores, pois encara o Independiente, na Argentina, no que será uma briga direta pela liderança do Grupo 7 – os corintianos contam com um ponto ao mais em relação ao Rei de Copas (4 a 3) no topo da tabela. Resta saber se Carille irá com força máxima diante do Flu ou poupará alguns atletas para a batalha em Avellaneda.

 

Juventude do Fluminense de Abelão pede passagem

No caso do Fluminense, os recursos são cada vez mais escassos. O tempo das vacas gordas da Unimed, com suas contrações de medalhões, faz parte de um passado de conquistas, como a Copa do Brasil de 2007, o bicampeonato brasileiro de 2010/2012 e o vice da Libertadores de 2008. Neste ano, o clube apostou na garotada de Xerém, onde fica o CT da base, para, ao menos, cumprir uma temporada honrosa.

No Carioca, o título bateu na trave. Após erguer a Taça Rio, o Tricolor ficou pelo caminho na semifinal do Estadual, depois de levar um gol do Vasco aos 50 minutos do segundo tempo. Na Copa do Brasil, o Flu foi surpreendido na terceira fase pelo Avaí. Já na Copa Sul-Americana, os comandados de Abel Braga estrearam com o pé direito contra o Nacional Potosí, no Maracanã, na última quarta-feira (11), com uma goleada por 3 a 0.

No entanto, o Campeonato Brasileiro é uma competição que exige um elenco mais robusto. Com um grupo enxuto, a equipe das Laranjeiras precisa se reforçar. Caso contrário, em vez de brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem, o Flu passará sufoco na ingrata briga contra o rebaixamento. Sabendo disso, o clube está próximo de anunciar as contratações de Luan Peres (Ponte Preta) e Kleber Gladiador (Coritiba), que já se encontra no Rio de Janeiro para os exames de praxe.

 

Prováveis escalações

Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho, Mateus Vital e Clayson – Técnico: Fábio Carille

Fluminense: Júlio César, Gum, Renato Chaves e Ibañez; Gilberto, Jadson, Richard, Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Junior e Pedro – Técnico: Abel Braga

 

Palpite

Com base no treino de ontem (12), Carille deve ir a campo com força total. Será o primeiro jogo depois do título paulista. Logo, a tendência é que a Arena Corinthians receba um ótimo público. Enquanto o Timão se limitou a treinar na semana, o Fluminense terá que superar o desgaste da estreia na Copa Sul-Americana, no meio de semana, para surpreender os mandantes. Com tal panorama, só nos resta mesmo acreditar nos primeiros três pontos do atual campeão brasileiro.

 

Jogos da 1ª rodada do Brasileirão 2018

Sábado, 14 de abril

  • 16:00 – Cruzeiro x Grêmio – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Vitória x Flamengo – Palpite: empate
  • 21:00 – Santos x Ceará – Palpite: Santos

Domingo, 15 de abril

  • 11:00 – América-MG x Sport Recife – Palpite: América-MG
  • 16:00 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Internacional x Bahia – Palpite: empate
  • 16:00 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: Vasco
  • 19:00 – Atlético-PR x Chapecoense – Palpite: Atlético-PR

Segunda-feira, 16 de abril

  • 20:00 – Botafogo x Palmeiras – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – São Paulo x Paraná – Palpite: São Paulo