Brasileirão Série A

Vasco e Atlético-MG estreiam no Brasileirão

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Espetáculo está marcado para às 16h00 de domingo em São Januário

Vasco da Gama e Atlético-MG amargaram no último final de semana as perdas de seus respectivos Campeonatos Estaduais. O Gigante da Colina foi superado nos descontos do segundo tempo pelo arquirrival Botafogo por 1 a 0. O resultado forçou as penalidades máximas que deram o título ao Glorioso. Já o Galo não resistiu ao Cruzeiro, apesar da boa vantagem de 3 a 1 construída na semana anterior. Agora, os dois vices medem forças pela Série A. Confira abaixo o prognóstico.

 

Regulamento

Novamente, o Campeonato Brasileiro da primeira divisão é disputado no formato das ligas europeias, em pontos corridos. Os vinte participantes jogam entre si em turno e returno, num total de 38 rodadas, que devem ser realizadas até o começo de dezembro.

Quem somar mais pontos será declarado campeão, enquanto que os quatro últimos colocados descem para a Série B do ano que vem. Estes serão substituídos pelos quatro melhores da segundona.

As vagas para as competições sul-americanas de 2019 são doze: os quatro melhores seguem para etapa de grupos da Taça Libertadores da América. O quinto e o sexto colocados participam das fases preliminares da Libertadores. Outras seis agremiações asseguram presença na Copa Sul-Americana.

 

Histórico

Os cariocas levam vantagem no cara a cara histórico diante dos mineiros. São 39 êxitos vascaínos, contra 30 dos atleticanos, além de 23 empates.

O último embate aconteceu pelo Brasileirão do ano passado. Em São Januário, a dupla de alvinegros não passou de um 1 a 1.

 

Orçamento limitado

O Vasco da Gama tenta esquecer a derrota na final do Campeonato Carioca para o Botafogo. Nada melhor para isso do que entrar em campo. O comandante Zé Ricardo observa e tem promovido atletas das equipes de base para integrar o elenco profissional. Ele também espera que o departamento médico libere rapidamente seus quatro “reforços” pretendidos. Tratam-se do zagueiro Breno, do lateral-esquerdo Ramon, do meia Giovanni Augusto e do atacante Kelvin.

O conselho deliberativo da instituição tenta aprovar uma modernização de seu estatuto para evitar novas crises políticas, como a do começo do ano, que prejudicou, e muito os atletas de diversas modalidades esportivas.

Em outra frente, o quinteto de basquete masculino foi eliminado no NBB.

 

Sem confiar

O Atlético-MG já passou por muitas coisas desde que deixou o Mineirão com a medalha de prata do Campeonato Mineiro. A delegação alvinegra viajou para a Argentina onde encarou o San Lorenzo pela Copa Sul-Americana. A derrota por 1 a 0 no Nuevo Gasómetro foi muito criticada. Não pelo resultado em si, mas principalmente pela apatia demonstrada pelos jogadores.

As desculpas usadas por Thiago Larghi foram as do desgaste físico com a maratona de duelos importantes. No entanto, uma corrente de Belo Horizonte diz que o grupo está um tanto desmotivado, pois o treinador não foi efetivado pela diretoria, que, teoricamente, segue em busca de um novo professor.

O plantel do Brasileirão ganhou uma novidade. Trata-se do volante Matheus Galdezani, que estava no Coritiba. Já o zagueiro argentino Juan Komar, que trabalha no Talleres está em negociação com o Galo.

 

Possíveis escalações

Vasco da Gama: Martín Silva; Yago Pikachu, Paulão, Erazo e Henrique; Wellington, Desábato, Evander, Wagner e Riascos; Andrés Ríos. Técnico: Zé Ricardo.

Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Elias, Adilson, Otero, Cazares e Luan; Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi.

 

Serviço

Os ingressos para a peleja começaram a ser vendidos na quarta-feira. Os preços variam desde R$ 20,00 até R$ 70,00. Os pontos de venda são os tradicionais da torcida vascaína.

Os portões abrem às 14h00.

 

Palpite:

Creio que o Atlético-MG dispõe de peças mais qualificadas que o Vasco da Gama. Por isso, mesmo na Cidade Maravilhosa, penso que os três pontos ficam com os visitantes. O próprio OddsShark coloca as cotações ligeiramente favoráveis aos atleticanos.

Ainda é cedo para prever, mas acredito que o Galo vá brigar pelo título deste ano. Enquanto isso, penso que o Vasco da Gama ficará contente em se classificar para a Copa Sul-Americana.

 

1ª Rodada do Brasileirão de 2018

Sábado, 14 de abril:

  • 16h00: Cruzeiro x Grêmio – palpite: empate.
  • 19h00: Vitória x Flamengo – palpite: Flamengo.
  • 21h00: Santos x Ceará – palpite: Santos.

Domingo, 15 de abril:

  • 11h00: América-MG x Sport – palpite: empate.
  • 16h00: Vasco da Gama x Atlético-MG – palpite: Atlético-MG.
  • 16h00: Corinthians x Fluminense – palpite: Corinthians.
  • 16h00: Internacional x Bahia – palpite: Internacional.
  • 19h00: Atlético-PR x Chapecoense – palpite: Atlético-PR.

Segunda-feira, 16 de abril:

  • 20h00: Botafogo x Palmeiras – palpite: Palmeiras.
  • 20h00: São Paulo x Paraná – palpite: São Paulo.