Brasileirão Série A

Brasileirão coloca frente a frente os instáveis Atlético-MG e Fluminense nesta 11ª rodada

Atlético-MG
Foto: Pedro Souza/Atlético

Mineiros e Cariocas são as equipes que mais oscilam neste começo de campeonato

O Campeonato Brasileiro chega à 11ª rodada neste final de semana e traz um duelo entre duas equipes que não param de subir e descer na tabela. Direto do Independência, Atlético-MG e Fluminense medem suas forças e tentam acabar com esta oscilação para ter uma pausa para a Copa do Mundo mais tranquila.  A instabilidade da dupla é tão grande que ambos já dormiram na liderança como também ficaram na segunda página da classificação.

 

Atlético-MG tenta superar dificuldades

A vitória no clássico contra o América-MG devolveu a calma ao Galo. O clube passou o rival Cruzeiro e saltou para a quarta colocação. O triunfo por 3 a 1 encerrou a sequência de três Jogos sem ganhar e agora tem a chance de embalar.

A chance é boa, pois do outro lado está o também irregular Fluminense. Além disso, o compromisso é no Independência, local que o Alvinegro só foi superado uma vez nos últimos dez jogos – para o Flamengo por 1 a 0.  Além do Rubro-Negro, somente Chapecoense, Vitória e Cruzeiro conseguiram balançar as redes do Galo em casa.

Outro fator que anima é que Ricardo Oliveira parece ter calibrado o pé. O atacante marcou dois gols nas últimas duas partidas e tem sido extremamente perigoso na pequena área. Muita da sua evolução se deve a Roger Guedes, que também está voando. Contra o Coelho, o jogador deu passes para dois dos três gols.

Sendo assim, o Alvinegro entra em campo como favorito contra o Tricolor. Um triunfo pode levar o clube para a vice-liderança, em caso de tropeços de Sport Recife e Palmeiras.

 

Fluminense com sequência preocupante

Quando na 8ª rodada do Campeonato o Fluminense dormiu na liderança, todos ficaram surpresos, pois o time é bem limitado. A realidade do clube é ficar no meio da tabela e quem sabe brigar por um lugar na próxima Copa Libertadores. No entanto, os três jogos agora sem ganhar preocupam.

De todos, o empate com o Grêmio até pode ser considerado um bom resultado, pois ocorreu fora de casa e contra uma das grandes forças do país. Só que perder para o Paraná – que até então era o lanterna – e ser dominado no clássico contra o Flamengo expôs toda a fragilidade da equipe.

Sem Pedro, que está lesionado, o Tricolor perdeu a peça que mais colocava medo nas defesas adversárias. Com cinco gols e duas assistências nos oito jogos que disputou, o atacante era o principal responsável por manter o time no bloco de cima. Como dificilmente entrará em campo antes da parada para a Copa do Mundo, a tendência é que o Fluminense jogue fechado, na luta para pelo menos empatar nos últimos dois compromissos em junho.

Para este domingo, o clube ainda tem que lidar com a sua fragilidade como visitante. Dos sete jogos disputados fora do Rio de Janeiro neste ano, o time perdeu quatro, empatou um e ganhou dois. E nesta conta nem entra a derrota em Brasília para o Flamengo, por ter sido um clássico. Sendo assim, é difícil imaginar a equipe de Abel Braga voltar com algo mais que um empate.

 

Retrospecto dos confrontos

O Fluminense ganhou todos os últimos três encontros com o Atlético-MG. Nesta sequência tem inclusive um triunfo no Independência, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Na ocasião, todos os gols saíram em um espaço de três minutos e o Tricolor ficou com a vitória por 2 a 1.

O Alvinegro não ganha este duelo desde agosto de 2015. Curiosamente, o resultado também veio fora de casa e também com um 2 a 1. Em Belo Horizonte, a última vez ocorreu naquela mesma temporada, mas em maio e com uma goleada por 4 a 1.

 

Jogos da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 9 de junho

  • 16:00 – Atlético-PR x São Paulo. Palpite: Atlético-PR vence por 2 a 1
  • 19:00 – Chapecoense x Cruzeiro. Palpite: 0 a 0
  • 19:00 – Vasco x Sport Recife. Palpite: 1 a 1
  • 21:00 – Corinthians x Vitória. Palpite: Corinthians vence por 1 a 0

Domingo, 10 de junho

  • 16:00 – Atlético-MG x Fluminense. Palpite: Atlético-MG vence por 1 a 0
  • 16:00 – Bahia x Botafogo. Palpite: Bahia vence por 1 a 0
  • 16:00 – Ceará x Palmeiras. Palpite: Palmeiras vence por 2 a 1
  • 16:00 – Grêmio x América-MG. Palpite: Grêmio vence por 2 a 0
  • 19:00 – Flamengo x Paraná. Palpite: Flamengo vence por 2 a 0
  • 19:00 – Santos x Internacional. Palpite: 1 a 1