Copa Ouro

Estados Unidos tentam recuperação na 2ª rodada da Copa Ouro contra Martinica

Foto: AP Photo/Mark Humphrey

Time norte-americano foi o único dos mais tradicionais que não venceu na abertura

A Copa Ouro abre a segunda rodada nesta terça-feira e com isso conheceremos os primeiros classificados já no meio de semana. Com grande diferença de nível técnico entre as seleções, poucas partidas trazem duelos equilibrados e a tendência é um desfecho sem surpresas. Quem não pode nem cogitar permitir uma zebra é a seleção dos Estados Unidos, que enfrenta Martinica, ainda procurando a primeira vitória no grupo B.

Sede da competição, os norte-americanos deixaram a desejar e não passaram de um empate com o Panamá. No entanto, o adversário vive uma grande evolução e de fato tinha condições de jogar de igual para igual. Acontece que o tropeço joga uma pressão para esta quarta-feira, pois um revés dos EUA praticamente os levaria a disputar uma vaga como um dos dois times que avançam como terceiro colocado.

Porém, toda essa calculadora não deve ser necessária. Martinica só conseguiu os três pontos porque enfrentou a fraca Nicarágua. Tendo um rival mais qualificado, certamente não vai conseguir bater de frente – principalmente porque os norte-americanos não sabem o que é perder há nove jogos. Sendo assim, pode contar com um triunfo dos anfitriões, que certamente chegarão aos quatro pontos.

Vindo de um empate com os Estados Unidos, o Panamá encara a fraca Nicarágua. Aliás, a equipe chega na verdade de quatro igualdades seguidas, se formos considerar as Eliminatórias. A falta de qualidade para decidir os jogos certamente vai atrapalhar os panamenhos na competição, mas para este compromisso o desfecho deve ser tranquilo. O adversário é muito inferior e só venceu duas das 12 apresentações que fez no ano. Com isso, a expectativa é que Panamá não só ganhe, como também consiga fazer isso com um bom saldo de gols.

   

Grupo A pode embolar

Com os jogos da segunda rodada, o grupo A pode ficar ainda mais embolado que o grupo B. Isso porque Canadá e Costa Rica, que lideram com três pontos, se enfrentam e um dos dois pode ficar estacionado. A partida tem tudo para ser bem disputada, principalmente se formos olhar para o histórico recente do confronto. Dos últimos cinco encontros, três terminaram empatados e cada um venceu uma vez, ambos pela diferença mínima. Além disso, os dois times também não sabem o que é perder há quatro jogos.

Tudo isso deixa aberta a possibilidade de qualquer desfecho, mas pela qualidade dos costa-riquenhos, que fizeram uma excelente Copa do Mundo e estão em 2º lugar nas eliminatórias, a tendência é que sejam superiores e saíam com os três pontos. Para os canadenses, o palpite é que consiga ao menos um gol.

Na outra partida, Honduras não deve ter dificuldades e vai se recuperar diante da Guiana Francesa, chegando aos três pontos. No entanto, aqui a tendência é que o jogo tenha um número alto de bolas na rede, devido à capacidade ofensiva e a fragilidade defensiva das duas partes.

   

Decisão de 1º lugar antecipada

Com resultados confortáveis na primeira rodada, México e Jamaica demonstraram que vão sobrar nesta fase. Sendo assim, o confronto entre as duas equipes nesta quinta-feira deve definir quem fica com a liderança do grupo C.

No retrospecto, os mexicanos contam com domínio absoluto, tendo ganhado os últimos três embates. Porém, como participaram da Copa das Confederações, disputam o torneio com um time alternativo. Esta significativa mudança coloca os jamaicanos com grande favoritismo.

No mesmo grupo, El Salvador enfrenta Curaçao em uma disputa que certamente vai definir o 3º lugar. Com uma qualidade bem inferior às outras duas seleções da chave, as equipes vão ter a grande chance de pontuar na competição. Sem muito o que oferecer, a tendência é um empate, como ocorreu no encontro de março deste ano.

   

Programação da 2ª rodada da Copa Ouro

  • 11/07 – 20:30 – Costa Rica x Canadá. Palpite: Costa Rica vence por 2 a 1
  • 11/07 – 23:00 –  Honduras x Guiana Francesa. Palpite: Honduras vence por 3 a 2
  • 12/07 – 19:30 – Panamá x Nicarágua. Palpite: Panamá vence por 3 a 1
  • 12/07 – 21:30 – Estados Unidos x Martinica. Palpite: Estados Unidos vencem por 2 a 0
  • 13/07 – 21:00 – El Salvador x Curaçao. Palpite: 0x0
  • 13/07 – 23:00 – México x Jamaica. Palpite: Jamaica vence por 2 a 1

   

Classificação

Grupo A

  1. Canadá 3
  2. Costa Rica 3
  3. Honduras 0
  4. Guiana Francesa 0

Grupo B

  1. Martinica 3
  2. Estados Unidos 1
  3. Panamá 1
  4. Nicarágua 0

Grupo C

  1. México 3
  2. Jamaica 3
  3. El Salvador 0
  4. Curaçao 0