Ganhador.com

Copa Ouro

Estados Unidos recebem a Copa de Ouro da CONCACAF

Foto: Patrick Smith/Getty Images

Doze seleções disputam o título máximo da região.

As doze melhores seleções da América do Norte, Central e do Caribe se reúnem em julho, nos Estados Unidos, em busca do título máximo da CONCACAF. Os anfitriões e o México são sempre favoritos mas Costa Rica e Panamá podem surpreender.

 

As sedes

A Copa de Ouro terá duelos em diversas cidades e estados dos Estados Unidos. Serão 14 sedes, que não se repetirão.

O grupo A terá embates em Harrison, Houston e Frisco. A chave B acontecerá em Nashville, Tampa e Cleveland. O C utilizará San Diego, Denver e San Antonio.

Duas chaves das quartas de final serão disputadas na Filadélfia e outras duas em Glendale. As semifinais terão Arlington e Pasadena como sedes. A grande final será em Santa Clara.

 

O sorteio

Com Estados Unidos, México e Honduras como cabeças-de-chave, foram sorteados os três quadrangulares da primeira fase:

Grupo A: Honduras, Canadá, Costa Rica e Guiana Francesa.

Grupo B: Estados Unidos, Martinica, Nicarágua e Panamá.

Grupo C: México, Curaçao, El Salvador e Jamaica.

Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros se classificarão para as quartas de final.

 

Maratona mexicana

Time mais forte da CONCACAF, o México fará diversas apresentações por competições diferentes em junho e julho.

A série começou semana passada com amistosos nos Estados Unidos: derrota para a Croácia por 2 a 1 e sucesso contra a Irlanda por 3 a 1. Na quinta-feira, o Tricolor receberá Honduras pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Três dias depois, enfrentará os Estados Unidos. Ambos os jogos acontecerão no Azteca.

Seguindo a programação, o México viajará para a Rússia, onde disputará a Copa das Confederações, entre 17 de junho e 02 de julho. Na primeira fase, jogará com Nova Zelândia, Portugal e Rússia.

Antes de estrear na Copa de Ouro, fará um amistoso contra Gana, em Houston. Ao longo deste período, provavelmente haverá substituições nas convocações devido ao desgaste da temporada, somadas às viagens e torneios.

 

Americanos preocupados

Os Estados Unidos estão com a cabeça nas eliminatórias da Copa do Mundo. Depois de empatarem com Trinidad & Tobago e perderem da Guatemala na etapa anterior, os americanos já perderam pontos ao sofreram um revés para o México em casa, ao serem goleados na Costa Rica e ao apenas empatarem com o Panamá na fase final. Isso faz dos compromissos contra Trinidad & Tobago e México decisivos. Só depois deles é que os anfitriões poderão dar atenção à copa regional.

 

Honduras, campeã centro-americana

O Panamá recebeu a Copa Centro-Americana, disputada pelos sete países da região e que classifica 4,5 selecionados para a Copa de Ouro.

Com a federação guatemalteca suspensa pela FIFA, os seis escretes se enfrentaram em turno único. Honduras se sagrou campeã com quatro vitórias e um empate. Panamá, El Salvador e Costa Rica se garantiram vaga na Copa de Ouro. A Nicarágua foi para a repescagem e Belize foi eliminada.

Costa Rica e Panamá devem brigar pelo título, pois estão muito bem nas eliminatórias.

 

Copa do Caribe

Pouca gente sabe que na geografia do futebol, Guiana, Guiana Francesa e Suriname integram o Caribe e não a América do Sul. Isso se dá ao fato das ligações históricas entre elas e as outras colônias de França, Holanda e Inglaterra no mar do Caribe.

As ilhas têm sua própria competição entre seleções, semelhante à América Central. Após três fases preliminares, Curaçao, Guiana Francesa, Jamaica e Martinica se classificaram para as semifinais que acontecerão em quinze dias, na Martinica. Os semifinalistas já estão na Copa de Ouro.

O quinto lugar foi disputado num triangular envolvendo Haiti, Suriname e Trinidad & Tobago. A seleção haitiana prevaleceu e se classificou para a repescagem.

Os outros concorrentes foram Anguilla, Antígua & Barbuda, Aruba, Barbados, Bermuda, Cuba, Dominica, Granada, Guadalupe, Guiana, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, República Dominicana, São Cristóvão & Nevis, São Vicente & Granadinas, Saint-Marin e Sint Maarten.

Optaram por ficar de fora da disputa Bahamas, Bonaire, Ilhas Caimã, Montserrat, Santa Lúcia e Turcos & Caicos.

 

Incrível virada da Nicarágua

Pode não ser Copa do Mundo, mas a repescagem da CONCACAF também reservou emoção. No enfrentamento de ida, o Haiti bateu a Nicarágua em Port-au-Prince por 3 a 1. Quatro dias depois, em Manágua, Barrera se tornou herói nacional. Aos 37′ do segundo tempo ele marcou de pênalti 1 a 0. Ainda deu tempo de balançar as redes aos 41′ e aos 43′ para reverter o mata-mata e garantir os nicaraguenses nos Estados Unidos.

 

História

O Campeonato da CONCACAF foi criado em 1963. El Salvador sediou a competição que não contou com a presença dos Estados Unidos. Costa Rica foi a primeira campeã e os salvadorenhos terminaram em segundo lugar.

Em 1965, na Guatemala, o México se impôs e conquistou pela primeira vez o título. Os guatemaltecos ficaram com a medalha de prata.

Em 1967, a Guatemala deu a volta olímpica em Honduras.

Os Estados Unidos participaram pela primeira vez das eliminatórias em 1969 mas não chegaram à Costa Rica. Os donos da casa conquistaram seu segundo título.

Em 1971, pela primeira vez, o torneio foi realizado no Caribe, mais precisamente, em Trinidad & Tobago. O México conquistou a taça.

A partir de 1973, o Campeonato da CONCACAF servia de eliminatórias para a Copa do Mundo e passou a ser realizado de quatro em quatro anos. Haiti, México, Honduras, Canadá e Costa Rica terminaram em primeiro lugar respectivamente em 1973, 1977, 1981, 1985 e 1989.

A Copa de Ouro foi criada em 1991 e sua primeira sede foi os Estados Unidos. Canadá, Estados Unidos e México passaram a não disputar as eliminatórias. Os norte-americanos foram também os primeiros campeões, ao baterem Honduras nos pênaltis.

A partir de então, os Estados Unidos sempre abrigou o torneio por questões financeiras. É verdade que o México (em 1993 e em 2003) e o Canadá (em 2015) receberam algumas partidas.

Para promover o futebol na região, a CONCACAF convidou diversas equipes para as primeiras edições de seu principal certame. Alguns destes foram Brasil, Colômbia, Coréia do Sul e Peru.

Desde 2007, apenas doze seleções da região disputam o certame.

 

1ª rodada da 1ª fase da Copa de Ouro da CONCACAF:

Sexta-feira, 07 de julho:

  • 19h00: Guiana Francesa x Canadá
  • 21h00: Honduras x Costa Rica 

Sábado, 08 de julho:

  • 16h30: Estados Unidos x Panamá
  • 19h00: Martinica x Nicarágua 

Domingo, 09 de julho:

  • 19h00: Curaçao x Jamaica
  • 21h00: México x El Salvador

    

Os Campeões:

Campeonato da CONCACAF:

  • 1963 – Costa Rica
  • 1965 – México
  • 1967 – Guatemala
  • 1969 – Costa Rica
  • 1971 – México
  • 1973 – Haiti
  • 1977 – México
  • 1981 – Honduras
  • 1985 – Canadá
  • 1989 – Costa Rica

Copa de Ouro da CONCACAF:

  • 1991 – Estados Unidos
  • 1993 – México
  • 1996 – México
  • 1998 – México
  • 2000 – Canadá
  • 2002 – Estados Unidos
  • 2003 – México
  • 2005 – Estados Unidos
  • 2007 – Estados Unidos
  • 2009 – México
  • 2011 – México
  • 2013 – Estados Unidos
  • 2015 – México

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar