Brasileirão Série A

São Paulo e Santos abrem a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado; veja nosso prognóstico e a tabela com os demais jogos

Foto: Ivan Stori/Santos FC

O São Paulo de Dorival Júnior (ex-Santos) e o Santos de Levir Culpi (que já foi técnico do São Paulo), fazem uma temporada muito abaixo das expectativas. Na luta contra o rebaixamento no Brasileirão 2017, o tricolor do Morumbi entra em campo precisando somar pontos para seguir fora do Z-4. Já o alvinegro que não empolga, não surpreende e não anima seu torcedor pode, inexplicavelmente, deixar em 3 pontos sua diferença para o Corinthians, líder do campeonato que joga no domingo contra a Ponte Preta – ameaçada pelo rebaixamento –, em Campinas.

 

Será que engrena?

Tirando a Florida Cup, o São Paulo foi uma verdadeira bagunça em todas as competições que disputou nesta temporada. A começar pela escolha equivocada de Rogério Ceni para o comando do time e passando pela venda de jogadores importantes que compunham a espinha dorsal da equipe, a diretoria tricolor vem enfileirando um fiasco atrás do outro em 2017. A luta contra o rebaixamento no Brasileirão é apenas a óbvia consequência dos erros em série da cartolagem do Morumbi.

Na parte técnica, Dorival Júnior vem fazendo o que pode para manter o time acima da linha de corte, mas não está fácil. Sem engrenar e “ganhar corpo” o time passa por um ganha-e-perde sem fim. Conquistou 9 dos últimos 15 pontos disputados com uma vitória, uma derrota, uma vitória, uma derrota e uma vitória. Sempre depois de uma boa apresentação, como no triunfo – de virada – por 2 a 1 em cima do Atlético-PR, o tricolor do Morumbi tem um revés (perdeu por 3 a 1 para o Fluminense no jogo seguinte). Recebendo o Flamengo no Pacaembu no final de semana passado, pela 30ª rodada, o São Paulo jogou bem e venceu por 2 a 0. Amanhã tentará quebrar a escrita e conquistar a segunda vitória em seguida para continuar fora do Z-4.

Como mandante o São Paulo tem o 6º melhor índice do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos conquistados em 8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Seu retrospecto contra os grandes paulistas, entretanto, é ruim: apenas uma vitória – ironicamente, contra o Santos – ainda no Campeonato Paulista, sob o comando de Rogério Ceni.

Com a semana livre para treinar, recuperar o elenco e sem problemas no departamento médico, Dorival Júnior deve escalar o mesmo time que bateu o Flamengo no domingo passado. Jucilei que acusou um desgaste maior, foi poupado durante a semana mas deverá estar em campo contra o Santos.

 

Alguém explica?

O Santos de 2017, diferente de sua versão vice-campeã do Brasileirão de 2016, não empolga de jeito nenhum. Assim como o São Paulo foi eliminado de todas as competições que disputou no ano, mas, como contou com um pouquinho mais de organização e sorte, se manteve fora do Z-4.

Cumprindo aviso prévio, Levir Culpi é uma unanimidade entre torcida e diretoria: ambos querem vê-lo longe da Vila Belmiro. Mantido no cargo a pedido dos jogadores na semana passada, Culpi não esconde seu enfado à beira do gramado no comando do Peixe – prestem atenção em sua cara durante os jogos. No comando de um time que não cria, que tem Lucas Lima com a cabeça no Palmeiras e que aposta apenas nas bolas esticadas para o ataque na direção de Bruno Henrique, na esperança de que ele, na velocidade, resolva – mais ou menos como a Seleção Brasileira de Dunga fazia com Neymar –, o professor Culpi parece contar as horas para a chegada do Natal e do fim de seu contrato.

Sem treinos e sem trabalhos táticos – depois das pesadas críticas da torcida ao fraco futebol mostrado na vitória sobre o Atlético-GO no último domingo, o elenco ganhou 2 dias de folga – o Santos é um paradoxo que divide a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras mais em função da incompetência de elencos melhores (alguém aí disse “Flamengo” ou “Atlético-MG”?), do que de suas qualidades. Mesmo assim, o time pode, neste sábado, reduzir a folga do Corinthians na frente da tabela para apenas 3 pontos e colocar toda a pressão do mundo nas costas do líder. Como eu disse: paradoxal.

 

Histórico

São Paulo e Santos já se enfrentaram 60 vezes no Campeonato Brasileiro. Foram 26 vitórias para o Morumbi, 24 para a Vila Belmiro e 10 empates. No primeiro turno do Brasileirão 2017, o Peixe venceu por 3 a 2 e manteve o tabu de não perder para o São Paulo desde junho de 2015.

 

Nosso Palpite

O São Paulo é uma caixinha de surpresas – para o bem e para o mal. Pode fazer um jogo seguro, como contra o Flamengo na rodada anterior, ou pode meter os pés pelas mãos como fez contra o Fluminense na 29ª rodada. Os 4 pontos que o mantém longe do Vitória e fora do Z-4 – não importa o resultado do jogo de amanhã – dão alguma tranquilidade para o time se preocupar mais em jogar um futebol digno de seu elenco.

O Santos, por sua vez, é a encarnação da obviedade: muito toque lateral, uma bola esticada aqui, outra ali, correria de Bruno Henrique, Ricardo Oliveira no lugar certo e na hora certa e mais nada. Tivesse o Santos uma dupla de zaga menos segura e um goleiro que não Vanderlei, não seria errado dizer que o São Paulo teria grandes chances de vitória. Mas a defesa segura do Peixe – apesar do não-trabalho tático de Culpi – deverá ser o suficiente para garantir o empate; um resultado que não será de todo ruim para o São Paulo mas que, dependendo do que acontecer no jogo entre Ponte Preta e Corinthians, tira o Santos em definitivo do caminho do título.

 

Jogos e palpites para a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado, 28 de outubro de 2017

  • 17:00 – São Paulo x Santos – palpite: empate
  • 19:00 – Flamengo x Vasco – palpite: Vasco
  • 21:00 – Atlético-PR x Chapecoense – palpite: Atlético-PR

Domingo, 29 de outubro de 2017

  • 17:00 – Fluminense x Bahia – palpite: Bahia
  • 17:00 – Atlético-MG x Botafogo – palpite: empate
  • 17:00 – Ponte Preta x Corinthians – palpite: Corinthians
  • 18:00 – Sport x Coritiba – palpite: Sport
  • 18:00 – Vitória x Atlético-GO – palpite: Vitória
  • 19:00 – Avaí x Grêmio – palpite: Avaí

Segunda-feira, 30 de outubro de 2017

  • 20:00 – Palmeiras x Cruzeiro – palpite: Cruzeiro

 

Caneladas ao vivo

E neste domingo a partir das 17 horas, estarei ao vivo no Twitter do Ganhador comentando o jogo entre Ponte Preta e Corinthians. A Macaca precisa dos pontos  para fugir do Z-4 e o Timão tem que vencer para manter Santos e Palmeiras no retrovisor. O domingão promete!