Humor

Paixão Nacional: aconteceu

Como bem disse o técnico de futebol e vidente, Renato Gaúcho, ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians segue despencando na competição. Ontem, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, na partida que fechou a 30ª rodada, o Timão perdeu mais uma vez e viu a grande vantagem que tinha na liderança do campeonato “derreter” para apenas 6 pontos.

Jogando mal, mais uma vez, contra o dono da melhor campanha do returno, o time de Fábio Carille não teve forças para buscar o segundo empate, após o tento de Igor Rabello – o Botafogo saiu na frente com um gol de Brenner e o Corinthians empatou com Jô 5 minutos depois. O líder do Brasileirão ainda saiu reclamando ao final do jogo – e com razão – de um pênalti não marcado a seu favor nos acréscimos do segundo tempo. O que na prática não quer dizer nada: pênalti não significa gol e se lembrarmos bem, o mesmo Gatito Fernandez de ontem defendeu a penalidade cobrada por Jô no Itaquerão no duelo do primeiro turno.

Não foi o pênalti que fez o líder cair de novo. Foi sua falta de elenco; sua falta de opções e a má-fase de jogares que são os pilares do time. Jadson, mais uma vez fez uma partida desastrosa – e trocá-lo por Romero no segundo tempo não é solução, é falta de opção. O sistema defensivo, antes tão sólido, comete erros que não cometia no primeiro turno e ajuda a afundar o time que fez apenas 12 pontos em 33 disputados no rerturno – o que fez o aproveitamento cair de 82% para 36%. A campanha do Timão no segundo turno é apenas as 16ª melhor – uma posição acima do Z-4 –, ao passo que o Palmeiras, um de seus perseguidores, registra a segunda melhor campanha do returno, ficando atrás apenas do Botafogo, líder da metade final do Brasileirão.

6 pontos ainda é uma distância, confortável? É.

Dá pra ser campeão? Dá. Mas as probabilidades de título que eram de 82,6%, segundo o UOL, caíram para 73,5%. E podem cair mais neste final de semana. Isso porque tudo que está ruim pode sempre piorar.

O Corinthians vai até Campinas no final de semana enfrentar a desesperada Ponte Preta com 8 pendurados com o segundo cartão amarelo (6 deles são titulares): Cássio, Balbuena, Gabriel, Rodriguinho, Jadson e Jô. Pablo, que está no departamento médico e Camacho (reserva imediato de Gabriel) também estão pendurados. E a desgraça corintiana não acaba aí!

Na rodada seguinte (32ª), o líder do Brasileirão recebe o Palmeiras no Itaquerão no confronto direto que, dependendo dos resultados da 31ª rodada, pode terminar com 2 ou até 3 times empatados na liderança.

Tá bom pra você ou o campeonato por pontos corridos continua sendo chato e sem emoção?