Copa do Mundo Rússia 2018

Argentina pode ficar de fora da Copa do Mundo da Rússia! E não vai fazer falta.

Foto: AP Photo/Victor R. Caivano

A Argentina tem reais possibilidades de ficar de fora da Copa do Mundo, basta continuar jogando este futebolzinho medíocre. Sabe o que os brasileiros vão fazer neste caso? Comemorar! Lembram da Copa do Mundo em nossa casa? Vamos cantar devolvendo a provocação de 2014: “Argentina, díme cómo se siente?…” só um brasileiro está chateado com a situação. Trata-se do meu colega Flávio Soares, grande defensor do gol de mão de Maradona, da catimba e da famosa água batizada.

 

1º passo: vencer o Equador

A Argentina tem muito mais futebol que o Equador – pelo menos no que se refere aos talentos individuais. É uma lástima ver um craque como Messi fora do Mundial. Mas isso já aconteceu antes. O exemplo mais recente foi o de Ibrahimovic, o que prova que este esporte não é um jogo individual, e sim, coletivo.

Não será fácil para a Albiceleste. O técnico equatoriano é Jorge Célico, que comanda a equipe interinamente. Quem sabe se somar os três pontos ele não é efetivado? Motivação, não falta. Os problemas de nossos hermanos não param por aí. Quito tem uma grande altitude (2.850m acima do nível do mar), onde o ar é rarefeito. No alto do morro, as temperaturas são mais frias. Para piorar, há uma previsão de chuva torrencial para logo mais, justamente na hora do espetáculo.

O grande problema alvianil, porém não é com os outros. É com ela mesmo. Há uma carência de gols fenomenal. Quem assistiu à partida contra o Peru viu quantas oportunidades foram desperdiçadas pelos craques de Jorge Sampaoli. Muitas das chances eram claras, de dentro da área, na frente do goleiro. Dybala admitiu que é difícil atuar com Messi: “nunca se sabe para onde ele vai correr. Se tenta uma jogada individual pela esquerda ou pela direita. Em suma, não sei como me posicionar”. O gênio precisa explicar sua genialidade aos menos afortunados.

O empate elimina Dí María e companhia? Não necessariamente. Tudo depende das demais pelejas. A derrota sim, elimina.

Como todo brasileiro, acredito que o Equador quer mostrar serviço diante de seu torcedor para não sair de campo vaiado. Já pensando na Copa América de 2019, prevejo Equador 1 a 0. Que comece o carnaval fora de época nesta quarta-feira em todo o território tupiniquim! Trabalho? Só para o Flávio Soares, que terá que escrever a crônica sobre a eliminação argentina, as consequências para a administração da AFA e porque Maradona deve se tornar o novo treinador.

 

Entrega, Brasil!

A Argentina precisa da ajuda brasileira contra o Chile. Isto é, o triunfo da seleção de Tite ajuda nossos eternos rivais. Como moro no Rio de Janeiro, não estarei logo mais na Arena do Palmeiras. Se eu estivesse, iria puxar o coro de “Entrega! Entrega!” Se passar pelo Equador, a Albiceleste ultrapassa a Roja, contando com o triunfo Canarinho. Infelizmente, prevejo que os bicampeões da Copa América não terão muita sorte: Brasil 3 a 0.

 

Uruguai já estuda o alfabeto cirílico

Aqui não tem erro. Com a Bolívia já desclassificada, o Uruguai só depende de um ponto para matematicamente garantir sua presença em terras russas. Mesmo com a um inesperado revés, só uma desastrosa combinação elimina os Charrúas. Mascherano e companhia só conseguem chegar à frente de seus vizinhos do Rio da Prata se ganharem do Equador e se o Uruguai perder da Bolívia, e ainda assim, é preciso descontar uma diferença de nove gols de saldo. Impossível! Acho que os bicampeões de 1930 e 1950 goleiam por 5 a 0.

 

Paraguai pode complicar a Argentina

O Paraguai está atrás da Argentina na classificação, mas pode ultrapassá-la. Basta olhar na tabela, que o compromisso tricolor é bem mais simples do que o dos eleitores do presidente Macri. Em Assunção, os fãs de Larisa Riquelme recebem a lanterninha Venezuela, que não tem nada a oferecer, nem vinotinto. Experientes, os paraguaios irão para cima de uma esquadra formada basicamente de jovens do plantel sub-20. Acredito numa goleada de 4 a 0.

 

Confronto interessante em Lima

Um dos duelos mais interessantes da décima-oitava jornada, pois é o único de “seis pontos”. Caso a batalha termine empatada, não garante nenhum dos dois países na Copa do Mundo, nem na Repescagem. A vantagem será dos visitantes, que terão terminado à frete dos locais. Os argentinos torcem para que não haja um vencedor e, neste caso, desde que tenham sucesso na Terra do Chapéu Panamá, ultrapassam ambos. Meu palpite é de 1 a 1, tamanho o equilíbrio entre estas duas seleções.

 

Palpite

Na UTI, a Argentina não passa do Equador em Quito. Os aparelhos se desligam por volta das 22h30, horário aproximado do apito final nos cinco embates da noite. A Bomboneraza não aconteceu, mas desta vez, não tem erro. Haverá festa em Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Corumbá….vamos apenas respeitar o silêncio do luto na casa do Flávio Soares.

 

18ª das Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo de 2018

Terça-feira, 10 de outubro:                             

  • 20h30: Brasil x Chile – palpite: Brasil
  • 20h30: Equador x Argentina – palpite: Equador
  • 20h30: Paraguai x Venezuela – palpite: Paraguai
  • 20h30: Peru x Colômbia – palpite: empate
  • 20h30: Uruguai x Bolívia – palpite: Uruguai

 

Classificação das Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo de 2018

  • Brasil, 38 – Fase Final Rússia 2018.
  • Uruguai, 28 – Fase Final Rússia 2018.
  • Chile, 26 – Fase Final Rússia 2018.
  • Colômbia, 26 – Fase Final Rússia 2018.
  • Peru, 25 – Repescagem.
  • Argentina, 25
  • Paraguai, 24
  • Equador, 20
  • Bolívia, 14
  • Venezuela, 9