NFL

Que rodada, amigos! Seis times garantiram vaga nos playoffs na semana 16 da NFL!

Foto: Joe Sargent/Getty Images

A semana 16 foi disparada a melhor da NFL em 2016 – o Papai Noel trouxe muita emoção neste Natal! A rodada foi recheada de grandes jogos e definição na National Football League! Seis (sete) das oito vagas que restavam para a pós-temporada foram preenchidas: Atlanta Falcons, New York Giants, Kansas City chiefs, Miami Dolphins, Houston Texans e Pittsburgh Steelers se juntarão a Patriots, Seahawks, Raiders e Cowboys e seguem na briga feroz pelo Super Bowl LI. Todas as vagas da AFC já estão preenchidas, já na NFC apenas duas estão em aberto para a derradeira semana 17. Vem, pós-temporada!

As partidas eletrizantes de janeiro ainda não começaram, mas os amantes da NFL puderam ter uma amostra grátis no último domingo em um embate épico entre Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens – confronto direto que valia o título da AFC North e uma vaga direta nos playoffs. Jogaço no Heinz Field! Os Steelers buscaram uma espetacular virada nos segundos finais e venceram o maior rival por 31 a 27 na congelante Pensilvânia. O maior campeão da era do Super Bowl segue em busca do sétimo título!

Tudo previsto no pré-jogo aconteceu: não faltou hostilidade, jogadas ríspidas, e muito equilíbrio entre as equipes em Pittsburgh. Após um primeiro tempo bem truncado os pontos começaram a aparecer na segunda etapa. Os Ravens chegaram a abrir dez pontos de vantagem no começo do quarto período, mas o espetacular ataque dos Steelers virou a partida com dois touchdowns do grande Le’Veon Bell! Baltimore recebeu a bola de volta com 7 minutos e foi cirúrgico: gastou quase seis minutos do relógio e anotou o que parecia ser o touchdown da vitória.

Jogo decidido? Não para Pittsburgh! O QB Ben Roethlisberger foi monstruoso com 1:16 para o final da partida: acertou TODOS os oito passes que tentou, o último deles uma conexão que o genial Antonio Brown – que se esticou todo e conseguiu cruzar o plano de goal nos segundos finais. Um dos finais mais emocionantes dos últimos tempos! Quem acreditou na minha dica de investimento se deu bem: a derrota dos Ravens por menos de cinco pontos quase que dobrou o investimento inicial segundo os nossos odds.

Todas as vagas preenchidas na AFC

Todas as seis vagas na Conferência Americana foram preenchidas antes mesmo da derradeira semana 17 – quatro equipes carimbaram o passaporte nesta rodada natalina! O papai noel realmente baixou pelos lados de Kansas City vestido de preto e dourado – a vitória dos Steelers mais cedo no domingo deu de presente a classificação para os Chiefs antes mesmo da equipe entrar em campo no Sunday Night Football. Sem aquela pressão pela vaga, os Chiefs entraram mais soltos e não tomaram conhecimento do rival de divisão: venceram por 33 a 10 no Arrowhead Stadium.

Mais uma dica do pré-jogo se concretizou: quem investiu no triunfo de mais de três pontos dos Chiefs dobrou o montante investido! Kansas City aflorou o espírito de generosidade do natal e retribuiu o presente dos Steelers: o triunfo eliminou o rival de Denver e, de quebra, classificou o Miami Dolphins para a pós-temporada! O revés sacramentou uma temporada melancólica dos Broncos em 2016 – primeiro time desde o Baltimore Ravens de 2013 a ganhar o Super Bowl e não ir aos playoffs no ano seguinte.

Kansas City está envolvido na única indefinição dentro da AFC: os Chiefs precisam vencer e contar com um tropeço do Oakland Raiders para faturar o título da AFC West e uma folga na primeira rodada dos playoffs. A missão não será das mais fáceis para os Raiders. Apesar da vitória por 33 a 25 contra os Colts, o jogo foi trágico para o torcedor de Oakland, pois o quarterback Derek Carr, melhor jogador da equipe e um dos candidatos ao prêmio de MVP, quebrou a fíbula e vai desfalcar o time nos playoffs. Triste notícia para uma equipe que sofreu demais na última década e retorna aos playoffs depois de 14 anos.

Já o New England Patriots sacramentou a melhor campanha da conferência após uma sapatada de 41 a 3 contra o patético New York Jets em Foxborough. Como o triunfo já era mais do que esperado, quem acreditou no gigantesco spread de -16 de Brady Boy e companhia dobrou o montante inicial. Para fechar, a última vaga veio dentro da AFC South: o Houston Texans venceu o Cincinnati Bengals de forma dramática por 12 a 10 e faturou o título da divisão! A conquista só foi possível pelo tropeço do Tennessee Titans – que caiu de forma surpreendente para o irrelevante Jacksonville Jaguars e adiou por mais um ano o sonho de pós-temporada.