Copa Libertadores

Veja palpites e prognósticos para Grêmio x Estudiantes pelas oitavas de final da Libertadores da América

Jogadores do Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Tricolor gaúcho fala abertamente em “partida mais importante do ano”, enquanto rival argentino adota um relaxamento perigoso em plena decisão

A Arena do Grêmio vai estar lotada de gente e de tensão a partir das 21h45 (de Brasília) desta terça-feira (28), quando Grêmio e Estudiantes de La Plata definem uma vaga nas quartas de final da Libertadores da América. A ida, na cidade de Quilmes, no começo do mês, terminou 2×1 para o Estudiantes, que agora se classifica até com uma derrota por gol de diferença.

Neste ano de mudança de regulamento de Copa do Brasil, vale sempre reforçar: a Libertadores ainda adota o gol fora de casa como critério de desempate, ao contrário da competição nacional. Portanto, se o Estudiantes fizer um gol em Porto Alegre, o Grêmio seria obrigado a marcar três para passar de fase direto e a anotar dois se quiser levar a decisão para os pênaltis. Tem tudo para ser um jogo realmente eletrizante. Quem se classificar enfrenta o vencedor da série entre Atlético Nacional e Atlético Tucumán.

Grêmio sob pressão

Não há o que esconder, e o próprio Renato Gaúcho admite isso aos seus comandados: o time titular do Grêmio está sob uma considerável pressão, e ela só vai ser desfeita com uma classificação sobre o Estudiantes nesta terça-feira, na Arena.

Nas entrevistas antes da concentração para a partida, o time todo disse que teria uma postura agressiva e que o duelo pela Libertadores seria o “jogo do ano”. É exatamente esta a leitura que todos podem ter para este confronto. O Grêmio é o atual campeão da América e luta pelo tetracampeonato, para conseguir uma quantidade de títulos que nenhum outro clube do Brasil tem na competição. E dar adeus com uma eliminação logo no primeiro mata-mata, ainda mais em casa, seria mesmo um mergulho no Rio Guaíba em pleno inverno gaúcho. Mais gelado impossível.

O comandante tricolor tem apenas uma dúvida na equipe titular, se escala Jael ou André no ataque. O goleiro Marcelo Grohe vinha com a coxa machucada, mas se recuperou e foi confirmado.

Os jogadores que levam a esperança gremista ao gramado da Arena nesta terça são: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez, Jaílson, Maicon, Ramiro e Luan, Everton e Jael (André).

Estudiantes arma ‘ferrolho’

O time argentino se vê numa situação um tanto quanto inesperada, porque o Estudiantes, que se diga a verdade, não tem time para ganhar do Grêmio. Sequer tinha para se classificar na primeira fase, mas conseguiu um milagre contra o Nacional, do Uruguai, e agora se vê com chances de eliminar o atual campeão, e mesmo na condição de visitante.

O que ajuda a estabelecer este prognóstico é o Estudiantes ter um time dos mais limitados, uma mescla de jovens e medalhões de passado apenas razoável. O foco do time está em destinar todo o dinheiro disponível à construção do seu novo estádio. O que vier dos gramados é lucro. O Estudiantes entra nesta decisão como um total franco-atirador, e esta condição mais relaxada deve ser um problema para o Grêmio. Os argentinos se preparam para atuar da maneira mais defensiva possível, óbvio, mas vão contra-atacar como se não houvesse amanhã, sem medo de nada, em uma postura certamente muito diferente da equipe gaúcha, bastante pressionada.

O Estudiantes não terá o volante Fernando Zuqui, expulso na primeira partida, que cede lugar ao experiente Braña. Outros dois atletas que eram dúvida, o zagueiro Facundo Sanchéz e o meia La Gata Fernández, foram liberados para jogar em Porto Alegre.

Os titulares do técnico Leandro “El Chino” Benítez nesta noite serão: Mariano Andujar; Facundo Sánchez, Jonathan Schunke, Gastón Campi e Iván Erquiaga; Iván Gómez; Rodrigo Braña; Lucas Rodríguez e Matías Pellegrini, Francisco Apaolaza e Payaso Lugüercio.

Palpite

Há um abismo de capacidade técnica entre o Grêmio e o Estudiantes. O tricolor gaúcho é muito favorito, mas precisa tomar cuidado com o time argentino, que vai apostar no destemor já citado e nas suas jogadas de bola parada, muito bem ensaiadas. Tem tudo para ser uma noite realmente eletrizante, com classificação gremista no sufoco, com uma vitória por 3×1.

Jogos de volta das oitavas de final da Libertadores 2018

Terça-feira, 28 de agosto
  • 19:30 – Santos x Independiente (0x0 na ida) – Palpite: Empate
  • 21:45 – Atlético Nacional x Atlético Tucumán (0x2) – Palpite: Nacional
  • 21:45 – Grêmio x Estudiantes (1×2) – Palpite: Grêmio
Quarta-feira, 29 de agosto
  • 19:30 – River Plate x Racing (0x0) – Palpite: River
  • 21:45 – Cruzeiro x Flamengo (2×0) – Palpite: Empate
  • 21:45 – Corinthians x Colo-Colo (0x1) – Palpite: Corinthians
Quinta-feira, 30 de agosto
  • 19:30 – Libertad x Boca Juniors (0x2) – Palpite: Empate
  • 21:45 – Palmeiras x Cerro Porteño (2×0) – Palpite: Palmeiras