Brasileirão Série A

Retardatários em campo pelo Brasileirão: jogos adiados da 15ª rodada acontecem nesta quarta-feira

Jogador do Ceará
Foto: Israel Simonton/Cearasc.com

Confrontos entre Atlético Paranaense e Vasco, e Ceará versus Bahia, podem mexer com a configuração do Z-4

Duas partidas adiadas da 15ª rodada do Brasileirão acontecem nesta quarta-feira (29), e os resultados terão implicações diretas na luta contra o rebaixamento. Na Arena da Baixada, o Atlético Paranaense recebe o Vasco, enquanto o Ceará mede forças com o Bahia no Estádio Presidente Vargas. A bola rola a partir das 19:30 (horário de Brasília).

Confira os prognósticos para os duelos que envolvem os retardatários do futebol brasileiro.

 

Atlético-PR x Vasco

A boa fase do Atlético Paranaense foi coroada com uma vitória de virada sobre o Grêmio no último sábado, resultado que tirou o clube da zona de rebaixamento. Em 10 partidas sob o comando de Tiago Nunes, o Furacão chegou a cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O time agora terá mais dois jogos em casa, contra o Vasco, na quarta-feira, e o Bahia, no domingo, para tentar manter o embalo e se desgarrar de vez dos últimos colocados.

Do outro lado, no entanto, estará um time embalado por uma de suas melhores atuações no campeonato, e disposto a mostrar serviço para o seu novo treinador. O Vasco vem de uma grande vitória por 3×1 sobre a Chapecoense, e além dos três pontos, fundamentais na luta contra a degola, a torcida comemorou a atuação de gala do atacante Maxi López, principal reforço da temporada. No banco, o comando ficará à cargo do recém-contratado Alberto Valentim, que substitui o interino Valdir Bigode.

O retrospecto em Campeonatos Brasileiros favorece o Cruzmaltino, que venceu 17 partidas, foi derrotado em 12 e empatou outras nove. No entanto, o Furacão tem se esforçado para virar esse jogo, e levou a melhor em quatro dos últimos cinco encontros.

 

Palpite

Como se não bastasse a pressão de encarar a Arena da Baixada, onde historicamente não se sai bem, com torcida única, o Vasco terá uma dificuldade a mais pela falta de familiaridade com o gramado sintético. O empate não seria mau resultado para os cariocas, mas acredito que o time mais uma vez voltará derrotado de Curitiba.

Arrisco o placar de 2×1 para o Furacão.

 

Ceará x Bahia

O Ceará teve sua sequência de cinco partidas sem derrotas quebrada na rodada passada. Apesar da boa atuação no Morumbi, o Alvinegro de Porangabuçu sucumbiu pela contagem mínima diante do líder do campeonato, São Paulo, e ficou mais distante de sua meta de deixar o Z-4. Ainda que leve a melhor sobre o Bahia, em Fortaleza, o time terá que amargar pelo menos mais uma rodada entre os quatro últimos colocados.

Edinho e Arthur, que receberam o terceiro cartão amarelo, além de Leandro Carvalho, expulso contra o Tricolor Paulista, serão os desfalques do Vozão, que por outro lado, terá os retornos de Samuel Xavier e Juninho Quixadá.

O Bahia também esboçava uma reação, mas as duas últimas rodadas foram uma ducha de água fria para os comandados de Enderson Moreira. O debacle teve início com a derrota em casa para o Internacional, e prosseguiu no duelo contra o Santos na Vila Belmiro. O Esquadrão de Aço segue sem conseguir triunfar longe dos seus domínios, e agora é o 15º colocado, com apenas um ponto a mais que a Chapecoense, equipe que encabeça o Z-4. Com um novo tropeço, o Tricolor ainda poderá ser ultrapassado pelo Atlético Paranaense.

Os baianos não poderão contar com o atacante Elton, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo. O time ainda corre o risco de perder a sua zaga titular, Tiago e Douglas Grolli, em função de problemas musculares. A dupla será avaliada pelo departamento médico.

O Bahia tem uma ligeira vantagem no histórico de confrontos contra o Alvinegro cearense, com 22 vitórias e 19 derrotas. O resultado mais recorrente é o empate, que já se repetiu em 23 oportunidades. Os times se encontraram recentemente nas semifinais da Copa do Nordeste, e o Bahia ficou com a vaga depois de vencer por 1×0 em Fortaleza e segurar um empate sem gols na partida de volta.

 

Palpite

A derrota fora de casa para o São Paulo foi um resultado absolutamente normal, e apesar de frustrante, em nada desabona a guinada do Vozão após a pausa para a Copa do Mundo. O Ceará atravessa um momento superior ao do Bahia, e jogando em casa, desponta como favorito para levar a melhor no duelo nordestino.

Meu palpite é que o Ceará vence pela contagem mínima.

 

Jogos adiados da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Quarta-feira, 29 de agosto
  • 19:30 – Atlético-PR x Vasco – Palpite: Atlético-PR
  • 19:30 – Ceará x Bahia – Palpite: Ceará

 

Como apostar na futebol 2021