Brasileirão Série A

Vasco x Chapecoense pela 21ª rodada do Brasileirão da Série A 2018: quem vai começar a semana (um pouco) mais aliviado?

Jogador do Vasco
Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco

Mal na tabela, equipes fazem confronto direto às 19h (de Brasília) deste domingo (26) em São Januário

É difícil dizer algo que deixe o torcedor de Vasco e de Chapecoense com um ânimo um pouco melhor. As duas equipes fazem campanhas discretas, para não dizer negativas, e entram nesta 21ª rodada ocupando a 14ª (Vasco) e 15ª colocações (Chape) na classificação. O embate entre ambas as equipes pode não significar tanto para a parte de cima de tabela, mas para a parte de baixo, certamente sim, pois os dois clubes já fazem as contas para escapar do temido e terrível Z-4.

Vasco comemora defesa intacta

O Gigante da Colina vem de um 0x0 na última rodada – fora de casa e diante de um time forte como o Atlético-MG, que insistiu de todas as maneiras e não conseguiu vazar o sistema defensivo do Vasco.

O zero no placar deixou feliz o técnico interino Valdir Bigode, que analisou, com razão, que tal desempenho poderia deixar o time mais acima na tabela. O Vasco até aqui levou nada menos que 27 gols nos 18 jogos que fez, só levando menos gols que Sport (32) e Vitória (40).

É claro que o resultado serve para dar ânimo, mas o Vasco não pode se contentar só com isso. O goleiro uruguaio Martín Silva é realmente muito bom, mas um campeonato por pontos corridos precisa ter a ajuda da equipe como um todo. O Vasco não despista: sabe que precisa evoluir. E tal evolução passa pela paz na tabela que os três pontos diante da Chapecoense podem oferecer.

No primeiro turno, em Chapecó, as duas equipes ficaram no 1×1, no final de abril. O Vasco jamais conseguiu ganhar da Chape, mesmo em casa. Como mandante, a equipe carioca acumula um 1×1 em 2015 e uma derrota por 2×1 no ano passado.

Chape tenta aproveitar descanso

O sufoco vascaíno encontra igualdade na situação da Chape até aqui. Em declarada briga contra a Série B, a equipe tem uma vantagem que espera tirar proveito neste final de semana: o seu jogo que deveria ser realizado contra o Atlético-PR na quarta-feira foi adiado, por mau tempo, para 13 de setembro. Ou seja: a Chape só treinou e descansou e vai poder dar tudo de si diante do Vasco, que certamente vai levar a campo no domingo o desgaste da partida e da viagem até Belo Horizonte.

O técnico Guto Ferreira concorda com esta avaliação. Para ele, há ainda uma barreira a ser quebrada, pois o Verdão ainda não ganhou como visitante neste Campeonato Brasileiro.

“É o cenário ideal para chegar descansado, bem treinado e ganhar lá”, disse o técnico. “Queremos trabalhar bem, descansar bem e ir para cima dos caras. Depois ainda teremos mais uma semana até enfrentar o Palmeiras”, concluiu Guto, que chegou ao clube há pouco tempo e ainda está se familiarizando com o elenco.

Os números da Chape jogando fora de casa são realmente decepcionantes. Em dez partidas até aqui, empatou quatro e perdeu seis vezes. Apenas Bahia e Paraná têm rendimentos piores.

Palpite

Tanto Vasco quanto Chape entram em campo muito pressionados. O Vasco conta com dois aspectos que devem ajudá-lo: o evidente fator campo e a vontade do grupo em colaborar para que o interino Valdir Bigode, querido pelo elenco, seja efetivado. Por isso, pensar em uma vitória vascaína faz mais sentido. Nada, porém, que abale as estruturas do Brasileirão. Imaginamos um triunfo magrinho, por apenas um gol, que pode ser tanto um 2×1 quanto um 1×0, a nossa pedida principal.

Jogos da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 25 de agosto
  • 16:00 – Santos x Bahia – Palpite: Empate
  • 19:00 – Corinthians x Paraná – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Atlético-PR x Grêmio – Palpite: Empate
  • 21:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Empate
  • 21:00 – Botafogo x Sport – Palpite: Botafogo
Domingo, 26 de agosto
  • 11:00 – São Paulo x Ceará – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – América-MG x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Internacional x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 16:00 – Vitória x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 19:00 – Vasco x Chapecoense – Palpite: Vasco

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 40 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Vasco, 21
  15. Chapecoense, 21
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético-PR, 18 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B