Brasileirão Série A

América-MG x Flamengo: um jogo de grande importância na 21ª rodada do Brasileirão; confira o prognóstico

Jogadores do Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Partida que será disputada no Horto da Floresta às 16h (de Brasília) de domingo (26) pode reforçar – ou balançar… – o objetivo imediato das equipes

O Flamengo briga pelo título e não pode deixar nenhum ponto escapar; disso, todo mundo sabe. O que poucos estão atentos é que o América-MG, adversário do Rubro-Negro neste domingo (26), às 16h (de Brasília), no Horto da Floresta, tem muito a colocar em jogo nesta 21ª rodada do Brasileirão. O Fla está na terceira colocação, somando 40 pontos até aqui. O Coelho ocupa um digno décimo lugar e sonha até mesmo com a Libertadores.

Flamengo oscila, mas não cai

O Flamengo de Mauricio Barbieri está realmente desmontando mitos no Campeonato Brasileiro. Quando muitos imaginavam que a equipe despencaria depois de perder a liderança para o São Paulo, eis que o rendimento, bem ou mal, está sendo mantido da maneira como dá. Ou seja, levando em consideração também as chances de título nas outras duas competições que disputa, que são a Copa do Brasil, em que está na semifinal, e a Libertadores, cuja semana que entra agora será decisiva para tentar reverter o placar de 2×0 que sofreu do Cruzeiro no jogo de ida, no Maracanã.

Por mais que o torcedor seja faminto e queira ganhar tudo, é óbvio que o desgaste de tantas decisões seguidas faria o time balançar no Brasileirão, e o surpreendente é que o Fla está firme na briga pelo título e aparece apenas dois pontos atrás de São Paulo e um único pontinho atrás do Inter. Vale lembrar que nenhum dos dois está em meio a nenhum mata-mata, então o Rubro-Negro não merece mesmo ser criticado pelo seu torcedor.

O confronto contra o América-MG vai exigir muita atenção de um time que está bastante desgastado e que ainda estuda como se preparar da melhor maneira para o “jogo do ano” contra o Cruzeiro na quarta-feira no Mineirão. E diante do Coelho? Escalar todos os titulares, um time reserva ou um time misto? Barbieri ainda pensa melhor no que fazer, mas algo está bem claro no horizonte de todos os flamenguistas, que é buscar, de todas as maneiras, uma segunda vitória seguida no Brasileirão, algo que não ocorre desde a 11ª rodada, há dois meses e meio.

Coelho na Libertadores?

O América-MG promete brigar com força contra qualquer adversário que surja no Horto da Floresta. E prova disso é o clube tratar este confronto diante do Flamengo como o “jogo do século”. Por quê? Explicamos.

O clube mineiro olhou com atenção para a tabela do Brasileirão e percebeu que pode se motivar em busca de uma vaga na Libertadores da América do ano que vem. A conta é complexa, mas faz sentido. O América hoje está em décimo, com 25 pontos, colado em Fluminense (26), Corinthians (26) e Cruzeiro (27). As posições que levam à Libertadores vão até o sexto lugar, mas os quatro semifinalistas da Copa do Brasil (Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro) estão à frente do Coelho. Ou seja: o G-6 pode perfeitamente virar um G-7 ou até G-8 em caso de título brasileiro na Libertadores, abrindo uma vaga que seria realmente para se comemorar para sempre na tradicional equipe de Belo Horizonte.

O técnico Adilson Batista tem falado abertamente que espera devolver a derrota por 2×0 sofrida para o Fla no primeiro turno. E se ela vier neste confronto, haverá ainda um sabor a mais, porque o Coelho até aqui jamais atingiu oito vitórias no Brasileirão, quantidade que seria alcançada justamente neste final de semana.

Um resultado positivo sobre o Flamengo também serviria para acabar com um jejum que dura desde outubro de 2000, quando o América-MG venceu o Rubro-Negro pela última vez, um 2×1 que teve dois gols de Zé Afonso para o Coelho e um de Petkovic para o Fla.

Palpite

Por mais que o América esteja empolgado, há uma grande diferença entre os elencos, seja qual for o time que o Flamengo resolver levar a campo no domingo. A briga pelo título vai continuar acesa – imaginamos um novo 2×0 para o Rubro-Negro, repetindo o placar do primeiro turno.

Jogos da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 25 de agosto
  • 16:00 – Santos x Bahia – Palpite: Empate
  • 19:00 – Corinthians x Paraná – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Atlético-PR x Grêmio – Palpite: Empate
  • 21:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Empate
  • 21:00 – Botafogo x Sport – Palpite: Botafogo
Domingo, 26 de agosto
  • 11:00 – São Paulo x Ceará – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – América-MG x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Internacional x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 16:00 – Vitória x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 19:00 – Vasco x Chapecoense – Palpite: Vasco

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 40 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Vasco, 21
  15. Chapecoense, 21
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético-PR, 18 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B