Copa Libertadores

Vasco avança sem surpresas e a Chapecoense cai no Uruguai; veja como estão os confrontos da 3ª fase da Libertadores

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Com a gigantesca vantagem construída no jogo de ida, o Vasco não teve dificuldades para superar a Universidad de Concepción em São Januário; no Uruguai, a Chapecoense caiu diante do Nacional.

A rodada de ontem pela Copa Libertadores da América não trouxe nenhuma surpresa para os times brasileiros. Muito superior aos chilenos do Universidad de Concepción, o Vasco confirmou sua passagem para a 3ª fase da competição enquanto que a Chapecoense, sofrendo dos mesmos males da partida de ida na semana passada, novamente caiu diante do bem postado Nacional.

 

Sem sustos

Entrando em campo com uma vantagem de 4 a 0 no placar agregado, o Vasco não passou aperto em São Januário e aos cinco minutos do primeiro tempo Paulinho ampliou a vantagem para o Cruzmaltino. Com o 1 a 0 em casa, os comandandos de Zé Ricardo recuaram e deram campo para o fraco time da UdeC que não tinha qualidade para ameaçar o gol de Martín Silva – um expectador de luxo.

“Encolhidos” na defesa, os donos da casa aguentavam com relativa facilidade a pressão adversária enquanto esperavam por um contra-ataque que pudesse matar (ainda mais) o jogo. E ele veio aos 41 minutos quando Yago Pikachu iniciou jogada na direita, passou para Evander que mandou de calcanhar para Paulinho cruzar na cabeça do próprio Pikachu que entrava na área como elemento-surpresa para ampliar o placar – 6 a 0 no agregado.

A UdeC voltou com dois atacantes descansados para o segundo tempo – Amarilla no lugar de Santiago Silva e Riveros no lugar de Benítez – mas as trocas não surtiram grande efeito e o time seguiu sem incomodar o Vasco – mesmo com um à mais, já que aos três minutos da etapa final Erazo tentou dar alguma emoção ao jogo acertando uma cotovelada em Pacheco antes de uma cobrança de falta contra os donos da casa. Expulso, o zagueiro deixou o Cruzmaltino com dez em campo. Mas foi por pouco tempo: aos 16, De la Fuente fez falta forte em Wagner e, expulso, reequilibrou o número de jogadores em campo.

E a partida seguiu assim até seu final, com o Vasco seguro e se poupando e a UdeC tentando cair com dignidade.

O Cruzmaltino espera agora pelo vencedor de Oriente Petrolero e Jorge Wilstermann – ambos da Bolívia – no duelo da 3ª fase (a última antes da fase de grupos).

 

Já era esperado

Sem criatividade, a Chapecoense não foi páreo para o Nacional no Uruguai. (foto:AFP/MIGUEL ROJO/Reprodução)

A Chapecoense, segundo time brasileiro a entrar em campo ontem pela competição, repetiu os mesmos erros cometidos em casa no jogo de ida contra o Nacional e acabou eliminada no Uruguai após nova derrota pelo placar de 1 a 0 (com gol do mesmo Romero que também havia marcado no Brasil). Ressentindo-se de um meio campo mais criativo, o time catarinense não teve forças para furar o bom bloqueio dos donos da casa que – mais experientes em Libertadores – ampliaram o placar agregado no início da partida e administraram a vantagem no restante do jogo. Mais do que a eliminação precoce no torneio continental, Gilson Kleina precisa, agora, se preocupar com a “má-fase” da Chape que de invicta em 2018 na semana passada, acumula agora três derrotas seguidas – uma pelo estadual e duas pela Libertadores – e enfrentará o Tubarão nesta sexta-feira com um time misto.

 

Os confrontos da 3ª fase da Libertadores 2018

Faltando ainda três jogos para encerrar a rodada (Santa Fé x Deportivo Táchira, Jorge Wilstermann x Oriente Petrolero, ambos hoje, dia 8, e Junior Barranquilla x Olimpia, amanhã, dia 9) os confrontos da 3ª fase da Libertadores estão assim (em destaque, o nosso palpite para quem segue adiante nos jogos em aberto):

  • Deportivo Táchira ou Santa Fé x Santiago Wanderes
  • Nacional (URU) x Banfield
  • Oriente Petrolero ou Jorge Wilstermann x Vasco
  • Guaraní (PAR) x Olimpia ou Junior Barranquilla