NFL

Tem dúvidas sobre a NFL? Saiba quais são as equipes e como é disputado o principal campeonato de futebol americano

Patriots x Panthers na NFL
Foto: John Byrum/Icon Sportswire via Getty Images

Sistema é bem diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil

Se a NFL te desperta paixão, mas ao mesmo tempo você se sente perdido/a com o calendário e todas as divisões, saiba que veio ao lugar certo. A liga realmente tem suas particularidades e mesmo com toda a tentativa das federações estaduais daqui do Brasil criarem regulamentos mirabolantes, nenhum se assemelha ao que acontece no principal campeonato de futebol americano. Além disso, avisa ao seu amigo que defende o Brasileirão com mata-mata que, usando como base o sucesso do torneio, muito do que existe na competição se deve à questões históricas e que seriam difíceis de implementar aqui.

Conferência Nacional x Conferência Americana

Diferentemente da NBA, na qual as franquias são divididas em Leste e Oeste, ou seja, pelo mapa, na NFL é tudo misturado. Tem times distantes em uma mesma Conferência e vizinhos que ficam em uma chave diferente. Isso porque a separação não atendeu a nenhum critério geográfico e sim devido a junção de duas ligas menores, que deram origem a National Football League. No total, são 32 participantes, com 16 na Conferência Nacional e outros 16 na Conferência Americana.

Pré-temporada

Vamos partir do começo. Todas as franquias fazem quatro jogos que não valem de nada para a classificação, a chamada Pré-temporada e que está sendo disputada neste mês de agosto. É um período para os times testarem seus novos atletas, mudanças de tática e preparar o clima para mais uma edição.

Divisões

Terminada a Pré-temporada, a disputa fica quente e aí inicia-se a corrida pelas vagas nos playoffs. Ao olhar para a tabela você verá que cada Conferência tem quatro divisões, mas diferentemente do futebol isso não significa acesso e descida e sim apenas os chaveamentos das franquias, neste caso sim atendendo a critérios geográficos, com os times alocados em Norte, Sul, Leste e Oeste.  Com isso, temos:

AFC Divisões:

Leste – Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots, New York Jets.

Norte – Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns, Pittsburgh Steelers.

Sul – Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Tennessee Titans.

Oeste – Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders, Los Angeles Chargers.

NFC Divisões

Leste – Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins.

Norte – Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers, Minnesota Vikings.

Sul – Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Tampa Bay Buccaneers.

Oeste – Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks.

Os jogos da fase regular

Esqueça esta história de todos contra todos. Na NFL as franquias não duelam a mesma quantidade de vezes contra todos os adversários. Na verdade, um time só encara em sistema de ida e volta os outros três membros da sua divisão, totalizando seis partidas. Além disso, enfrenta outras quatro equipes da sua própria Conferência e quatro de outra, que serão conhecidos através de sorteio, ocorrendo uma rotação a cada três anos. Ainda tem outros dois jogos contra rivais que ficaram na mesma posição em outra divisão, totalizando 16 apresentações, sendo oito em casa e oito fora.

Desta forma, segue o exemplo do New England Patriots nesta temporada. A franquia enfrenta Buffalo Bills, Miami Dolphins e New York Jets duas vezes, por serem da sua divisão. Encara Houston Texans, Jacksonville Jaguars, Indianapolis Colts e Tennessee Titans no sorteio de duelos da mesma Conferência, Pittsburgh Steelers, Minnesota Vikings, Green Bay Packers e Detroit Lions da NFC, e, Pittsburgh Steelers e Kansas City Chiefs que ficaram na mesma posição. Com isso, os Patriots não vão enfrentar 19 times na temporada.

Playoffs

Após os 16 jogos na fase regular é preciso ficar atento tanto na tabela da Conferência, quanto na da divisão, pois ambos são determinantes para a classificação, sendo possível que um time com menos vitórias avance e um com mais fique pelo caminho. Isso porque todos os campeões das divisões têm lugar garantido na Pós-temporada. Isso significa que se o Jacksonville Jaguars for o primeiro da AFC Sul com três triunfos e o Buffalo Bills fique em segundo da AFC Leste com nove, quem tem a vaga confirmada é o Jacksonville. Para o Buffalo restará apenas a torcida para ser um dos dois melhores da AFC que não tenha ficado com o título. Sendo assim, vão seis franquias para a Pós-temporada (quatro campeões e dois wild card)

Outro ponto importante é que os dois melhores de cada Conferência vão direto para as semifinais das mesmas. Enquanto os outros quatro disputam as quartas de final. Nesta fase, toda a disputa ocorre em jogo único até que é conhecido o campeão da AFC e o da NFC. Os dois vencedores disputam o título do Super Bowl.

Agora que já leu este guia e faz uma ideia de como vai ser a disputa, fique de olho nos favoritos ao título desta edição e quais são os jogadores candidatos ao prêmio de MVP.