Gaúcho

Tem Clássico Gre-Nal na última rodada do Campeonato Gaúcho 2018

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Classificação do Grêmio está ameaçada. Internacional segue na liderança.

Pensou que a primeira fase do Gauchão tinha terminado? Pois saiba que neste domingo teremos a 6ª rodada, que foi adiada em função dos festejos de carnaval. Ficou para o finalzinho toda a emoção do Gre-Nal 413, e a situação complicada do Tricolor na tabela dá o tom da partida. Seguindo o regulamento, todos os jogos da última rodada acontecem de forma simultânea, às 17 horas de domingo, dia 11 de março. Grêmio e Internacional se enfrentam no Beira-Rio.

Até a 10ª rodada, o Internacional era líder no Campeonato Gaúcho, porém tinha um jogo a mais do que o Brasil de Pelotas e o Caxias — times que vinham tendo aproveitamento superior. Isso mudou quando as duas equipes disputaram seus respectivos jogos da rodada e perderam, fazendo com que o Colorado assumisse a liderança de fato. Agora, o Inter tem 18 pontos e segue na dianteira devido ao saldo de gols. Na teoria, joga contra o Grêmio para se manter no topo da tabela e poder enfrentar o oitavo colocado nas quartas de final. Na prática, o Colorado tem a chance única de eliminar o arquirrival Campeão da América ainda na primeira fase do estadual.

O técnico Odair Hellmann não deverá contar com Danilo Fernandes, Leandro Damião e Willian Pottker, que se recuperam de lesão. Provável escalação: Marcelo Lomba; Dudu, Klaus, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nico López, D’Alessandro e Patrick; Roger.

A situação do Grêmio é bem menos confortável. Depois de deixar as primeiras rodadas nas mãos do time de transição, falhar em conquistar vitórias com o time titular, e ainda por cima preservar jogadores para a Recopa e para a estreia na Copa Libertadores da América, o Tricolor chega para a última rodada apenas na 8ª colocação. Com apenas um ponto a menos, o Juventude tem tarefa mais simples diante do Veranópolis e ameaça deixar o Grêmio de fora da zona de classificação. Com todos os jogos acontecendo simultaneamente, apenas uma vitória no Gre-Nal 413 dá a certeza de classificação do Tricolor.

O grande trunfo de Renato Portaluppi é o goleiro Marcelo Grohe. Nos últimos 5 jogos em que entrou em campo, sofreu apenas 2 gols no tempo normal de jogo — ambos fora do país. Um foi contra o Defensor, pela Libertadores, e o outro diante do Independiente, na Recopa Sul-Americana. As defesas de Grohe incluem a decisão nos pênaltis diante do Independiente no jogo de volta, ocasião em que segurou um pênalti. Léo Moura e Maicosuel são desfalques, ao passo que Luan está recuperado e será relacionado para o jogo. Provável escalação: Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Ramiro, Cícero e Everton; Jael.

Palpite: Hipótese dupla empate ou Grêmio.

Se o Inter conseguir se manter na primeira colocação e o Grêmio na oitava, teremos mais um Gre-Nal logo em seguida, nas quartas de final. Será?

 

Demais jogos

Ocupando a primeira colocação fora da zona de classificação, o Juventude recebe o Veranópolis para duelo no Alfredo Jaconi. O Juve não manda uma partida oficial contra o VEC desde 2013, quando conquistou seu último triunfo. Hoje precisa vencer. Vale vaga nas quartas de final! Uma vitória classifica o Papo com certeza. Isso porque o São Luiz e o São José farão um confronto direto logo acima na tabela. O perdedor fica para trás em pontuação. No caso de empate entre eles, o Juventude terá a mesma pontuação, porém com 1 vitória a mais do que o São Luiz. Vai que dá, Juve! Só depende de si. Quanto ao Veranópolis, ele desde a 3ª rodada ele não sabe o que é perder. Porém, até agora não marcou nem um gol fora de casa na competição inteira! Palpite: Juventude.

Tanto o São Luiz quanto o São José contam com 14 pontos na tabela, mas o Zequinha leva a melhor no critério de quantidade de vitórias. Nenhum dos dois está classificado ainda. O São Luiz até agora não perdeu em seus domínios, sendo que, no último confronto no 19 de Outubro, goleou o Cruzeiro por 4 a 1. Já o São José vem de derrota em casa para o Juventude e ainda não ganhou como visitante. Palpite: São Luiz.

Na zona da degola, o Novo Hamburgo precisa vencer e ainda contar com uma falha do Cruzeiro para não ser rebaixado. Porém, conta com a segunda pior defesa da competição. Jogando fora de casa, a média de gols sofridos está em 2,4 por jogo. Para piorar, visita o Avenida, que está invicto no Estádio dos Eucaliptos. Quando o assunto é total de gols no placar em partidas fora de casa, o Novo Hamburgo mantém a média de 3 por jogo. Em casa, o Avenida tem a média de 2,8 gols totais no placar. Palpite: Mais de 2,5 gols na partida.

Ainda lutando contra o rebaixamento, o Cruzeiro joga em casa. Porém, isso não é boa notícia. Até agora, o Estrelado não marcou nem um gol como mandante na temporada. Foram dois empates por 0 a 0 e duas derrotas por 1 a 0 no Vieirão. Já o Caxias, que iniciou o Campeonato Gaúcho com uma sequência de quatro vitórias, nunca mais conseguiu vencer. Depois que a maré boa terminou, também não balançou mais as redes fora de Caxias do Sul. Tem tudo para ser um jogo sonolento. Palpite: Menos de 2,5 gols.

Para encerrar, o lanterna São Paulo ainda tem chances de não ser rebaixado. Chances mínimas, é claro. Precisa contar com uma derrota tanto do Cruzeiro quanto do Novo Hamburgo, e ainda por cima vencer o vice-líder Brasil de Pelotas por mais de dois gols! Até agora, o São Paulo nunca saiu de nenhuma partida tendo balançado as redes mais do que uma vez. Não sei, não… tem focinho de rebaixamento, tem cor de rebaixamento, tem cheiro de rebaixamento. Por sua vez, o Brasil de Pelotas vem de uma sequência ruim, mas segue na briga pela liderança. Palpite: Menos de 2,5 gols.

 

Jogos da 6ª e última rodada do Campeonato Gaúcho 2018

Domingo, dia 11/03
  • 17:00 – Internacional x Grêmio
  • 17:00 – Juventude x Veranópolis
  • 17:00 – São Luiz x São José
  • 17:00 – Avenida x Novo Hamburgo
  • 17:00 – Cruzeiro x Caxias
  • 17:00 – São Paulo x Brasil de Pelotas