Brasileirão Série A

Sob novo comando, Atlético Paranaense recebe o Internacional para tentar espantar a má fase

Prognóstico para Internacional x Atlético-PR na 13ª rodada do Brasileirão 2018
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Furacão é o vice-lanterna do Brasileirão, enquanto o Colorado mira o G-4

Em posições distintas na tabela de classificação, Atlético Paranaense e Internacional medem forças nesta quinta-feira (19), às 21 horas (horário de Brasília), na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Brasileirão. O Furacão tentará quebrar uma sequência de quatro derrotas para enfim se livrar da zona da degola. O Colorado defende uma invencibilidade de oito partidas, e conta com mais três pontos para recuperar a vaga no G-4 perdida para seu arquirrival, Grêmio, que venceu o Atlético Mineiro na quarta-feira.

 

Furacão muda estilo de jogo após intertemporada

O Atlético-PR atravessava um péssimo momento quando o campeonato parou para a disputa da Copa do Mundo. Foram quatro derrotas na reta final, para América-MG (3×1), Sport (1×0), São Paulo (1×0) e Botafogo (2×0), que deixaram o Rubro-Negro na vice-lanterna da competição, com três pontos a menos que o Vitória, primeiro time fora do Z-4. Os paranaenses conquistaram apenas uma vitória nos últimos 14 jogos, e marcaram somente nove gols no período.

Era preciso chacoalhar o elenco, e a diretoria optou pela troca de Fernando Diniz por seu auxiliar, Tiago Nunes, no comando técnico. O interino fez sua estreia oficial na última segunda-feira, diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil, e não conseguiu levar o Furacão à vitória necessária para avançar às quartas de final. Ele se defendeu das críticas ao estilo mais defensivo apresentado pelo time, que chutou ao gol apenas duas vezes no empate em 1×1.

“A gente optou por dar uma ênfase maior na nossa consistência defensiva. Avaliamos que a nossa equipe vinha sofrendo muitos gols. Então a ideia era que acima de tudo a gente retomasse a confiança, tomando menos gols. Vamos utilizar muito do que o Fernando nos deixou, e colocando o que entendo de característica coletiva para ter o equilíbrio”, declarou.

A fase é tão difícil que nem jogando em casa o time pode ser considerado favorito. As casas de apostas oferecem um retorno de R$ 2,80 para a vitória do Atlético, enquanto um eventual triunfo colorado proporciona 160% de rendimento. O Rubro-Negro é o segundo pior mandante do Brasileirão, com 40% de aproveitamento.

 

Internacional terá desfalques importantes

Para o Internacional, a interrupção do campeonato veio em péssima hora. O time estava em ascensão em meados de junho, quando depois de oito partidas de invencibilidade superou o Grêmio na tabela de classificação, e juntou-se ao G-4. Foi esta boa fase que salvou a pele do antes questionado técnico Odair Hellmann, mas ele será muito cobrado por resultados daqui para a frente.

E logo no retorno às atividades, Hellmann já terá quatro grandes problemas para administrar. Rodrigo Moledo, com dores no joelho direito, Patrick, suspenso, e Leandro Damião, com torcicolo, são desfalques praticamente certos. D’Alessandro não se recuperou de uma entorse no joelho, e foi cortado. Danilo Silva deve entrar na zaga, Zeca no meio de campo, e William Pottker surge como opção natural para o ataque, apesar de já estar sem balançar a rede há 14 jogos.

Quem ganhou espaço no grupo durante o recesso foi Wellington Silva. O atacante se recuperou de um problema no púbis, marcou nos dois jogos-treinos, contra o time B (1×1) e o Água Santa (2×0), e deve começar no banco contra o Furacão.

“Eu fiquei dois meses parado, fazendo a parte física. Foi difícil. Isso me prejudicou um pouco, perdi a pré-temporada. Mas estou muito feliz. Eu treinei muito bem nessa intertemporada. A equipe conseguiu o objetivo que a gente tinha até a Copa, que é ficar em cima.”, disse o jogador.

Atuando longe do Beira-Rio, o Inter levou a melhor sobre Vitória (3×2) e Santos (2×1), empatou com Grêmio (0x0) e São Paulo (0x0), e foi derrotado por Palmeiras (1×0) e Flamengo (2×0). O time é o quinto melhor visitante do Brasileirão, com 44,4% de aproveitamento.

Retrospecto de Atlético-PR x Internacional

O Furacão leva vantagem sobre o Colorado em partidas disputadas na Arena da Baixada, com 11 vitórias, um empate e sete derrotas.

Em 1999, os times se enfrentaram pelas semifinais da seletiva para a Libertadores, e os gaúchos se classificaram depois de um empate em 1×1 em Porto Alegre e uma vitória por 2×1 em Curitiba.

No ano seguinte, empataram em 1×1 pela Copa Sul-Minas.

O novo encontro em disputas de mata-mata aconteceu em 2013, e o Furacão avançou às semifinais da Copa do Brasil graças a um gol marcado fora de casa. Os dois jogos terminaram empatados, em 1×1 e 0x0.

Prováveis escalações

Atlético-PR: Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Wanderson (Paulo André) e Renan Lodi; Camacho, Bruno Guimarães e Matheus Rossetto; Nikão, Pablo e Bergson

Internacional: Danilo Fernandes; Fabiano, Danilo Silva, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Nico López, Zeca, Edenílson e Lucca; William Pottker. Técnico: Odair Hellmannn

Palpite

Pelo que os times realizaram até aqui no campeonato, é natural que o Internacional seja apontado como favorito para a partida de quinta-feira. No entanto, os gaúchos estarão desfalcados de peças importantes, e a falta de ritmo tende a tornar o duelo mais equilibrado.

Meu palpite é o empate, resultado insuficiente para alavancar o Inter de volta ao G-4, e que tampouco ajuda o Atlético-PR a se afastar da zona perigosa.

Jogos da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Quarta-feira, 18 de julho

  • 19:30 – Ceará 1×0 Sport
  • 21:00 – Vitória 1×0 Paraná
  • 21:45 –Flamengo 0x1 São Paulo
  • 21:45 – Corinthians 2×0 Botafogo
  • 21:45 – Grêmio 2×0 Atlético-MG

Quinta-feira, 19 de julho

  • 19:30 – Cruzeiro x América-MG – Palpite: Cruzeiro
  • 19:30 – Chapecoense x Bahia – Palpite: empate
  • 20:00 – Vasco x Fluminense – Palpite: empate
  • 20:00 – Santos x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Atlético-PR x Internacional – Palpite: empate

 

Como apostar na futebol 2021