Brasileirão Série D

Sem pausa para a Copa do Mundo, Série D chega às oitavas de final neste final de semana

Ferroviário
Foto: Pedro Chaves/FCF

Alguns dos favoritos já ficaram pelo caminho, e novas zebras devem pintar nos próximos jogos

O Campeonato Brasileiro da Série D segue a todo vapor mesmo durante a Copa do Mundo, e a partir do próximo final de semana, entra em sua fase de oitavas-de-final. Cinco partidas acontecem no sábado (16), com destaque para o embate entre Tubarão e São José, responsáveis por duas das melhores campanhas da primeira fase. No domingo, todos estarão de olho na seleção brasileira, mas a bola volta a rolar na segunda-feira para mais três jogos.

Confira nossos prognósticos e saiba o que vem por aí na quarta divisão do nosso futebol.

 

Favoritos entram em campo no sábado

Brasiliense e Campinense farão a partida de abertura da rodada, no sábado, às 15:30 (horário de Brasília), no estádio Abadião, em Ceilândia. O Jacaré terminou como segundo colocado do Grupo A10, atrás do Iporá, mas passou sem maiores problemas pelo Sergipe na segunda fase com uma vitória em casa por 2×1 e um empate sem gols em Aracaju. O Campinense, por sua vez, fez uma fase de grupos espetacular, com um aproveitamento de 89%, mas depois de vencer o Itabaiana por 1×0 fora de casa, permitiu que o adversário devolvesse o placar no Amigão, e sofreu para se classificar nos pênaltis. O Brasiliense é favorito neste primeiro jogo, mas a disputa por uma vaga nas quartas-de-final deve ser extremamente acirrada.

Às 16 horas acontecem dois jogos que prometem fortes emoções. Uberlândia e Caxias terminaram na liderança dos Grupos A13 e A15, e venceram seus últimos compromissos, contra Inter de Lages e Maringá, respectivamente, pelo placar de 3×0. Os dois times estão embalados, mas apenas um seguirá vivo na competição. Se por um lado os gaúchos poderão ter alguma desvantagem no aspecto físico por terem um dia a menos de descanso, por outro, terão o direito de decidir a classificação em casa, o que os confere um ligeiro favoritismo.

No duelo entre Tubarão e São José, contudo, apontar um favorito é tarefa das mais ingratas. Os times começaram muito bem o campeonato, e além de se classificarem em primeiro lugar, fizeram as melhores campanhas da fase de grupos. O São José tinha 100% de aproveitamento até perder por 2×1 para o Novo Hamburgo no Estádio do Vale, porém, conseguiu se recuperar na partida de volta, venceu por 1×0, e garantiu nos pênaltis uma vaga nas quartas-de-final. A trajetória do Tubarão não foi muito diferente. O time do veterano Magno Alves começou perdendo para o Brusque por 1×0, venceu em Santa Catarina pelo placar de 2×1, e também se classificou nos pênaltis. O fator casa deve exercer um papel preponderante nesta disputa, por isso a tendência é que o Peixe tome mais a iniciativa nos primeiros 90 minutos.

Rio Branco-AC e Manaus, que disputaram ponto a ponto a liderança do Grupo A1, se reencontrarão às 18 horas na Arena da Floresta. Nos dois jogos anteriores, quem jogou fora de casa levou a melhor. O Manaus venceu por 4×3 no Acre, mas o Rio Branco deu o troco na Arena da Amazônia com um triunfo pela contagem mínima. Na segunda fase os times sofreram para despachar o Santos-AP e o Independente-PA, mas seguem vivos, e agora disputam o direito de representar a região Norte na competição.

Para encerrar os trabalhos do sábado, Imperatriz e Moto Club farão uma reedição da final do último campeonato maranhense, vencida pelo Papão do Norte. O Moto Club também realizou uma campanha muito superior na fase de grupos, o que o torna favorito nesta disputa. No entanto, o Imperatriz já se mostrou um time capaz de surpreender, e eliminou o América-RN na segunda fase de forma inesperada.

 

Três jogos completam a rodada na segunda-feira

Depois da pausa para torcer pelo Brasil, a Série D retoma suas atividades na segunda-feira com um duelo entre paulistas. Rebaixado no estadual, o Linense deu a volta por cima terminando na liderança do Grupo A14, o mais equilibrado da competição, com nove pontos. Apesar de ter cumprido uma campanha idêntica, com os mesmos 50% de aproveitamento, o Novorizontino terminou em segundo lugar no Grupo A13, atrás do Uberlândia. Na segunda fase, o Elefante precisou dos pênaltis para eliminar o Sinop, enquanto o Aurinegro passou com autoridade pelo Macaé, com vitórias por 2×1 e 1×0. Pelo que os dois times fizeram nesta temporada, o Novorizontino chega com mais força, mas um eventual triunfo do Linense não chegará a ser uma zebra. A bola rola a partir das 19 horas, no Estádio Gilbertão.

As outras duas partidas acontecem um pouco mais tarde, às 20 horas.

No Castelão, o Ferroviário recebe o Altos. Apesar de ter terminado na liderança do Grupo A4, com 10 pontos, o time cearense fez uma campanha inferior à da Manga Mecânica, que ficou na segunda colocação do Grupo A5, com 11. Na segunda fase, o Altos começou vencendo o Nacional-AM por 3×0, e a classificação parecia assegurada, mas o time piauiense escapou por pouco da eliminação ao perder por 4×2 em Manaus. O Ferrão, por sua vez, garantiu sua vaga de forma protocolar ao empatar como o Cordino por 3×3 no Maranhão e em seguida vencer em casa pela contagem mínima.

O surpreendente Iporá encara o Treze fora de casa. Os dois times terminaram na frente em seus grupos, mas os goianos chegaram a ter a melhor campanha da primeira fase até a quinta rodada, condição perdida após os tropeços contra Corumbaense e Brasiliense. O Lobo Guará penou para eliminar o Novo, mas nada que se compare ao sufoco do Treze diante da URT. Os paraibanos avançaram nos pênaltis após dois empates em 1×1, e apesar de terem mais camisa que o adversário, disputam este mata-mata como azarões.

 

Oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D 2018 – Jogos de ida

Sábado, 16 de junho

  • 15:30 – Brasiliense x Campinense
  • 16:00 – Uberlândia x Caxias
  • 16:00 – Tubarão x São José
  • 18:00 – Rio Branco-AC x Manaus
  • 19:30 – Imperatriz x Moto Club

Segunda-Feira, 18 de junho

  • 19:00 – Linense x Novorizontino
  • 20:00 – Ferroviário x Altos
  • 20:00 – Treze x Iporá