Brasileirão Série A

São Paulo recebe o Paraná com time misto e pressão das campanhas recentes

São Paulo 2018
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Tricolor paulista teve como melhor desempenho dos últimos dois anos um 10º lugar

Oito partidas movimentaram a primeira rodada do Campeonato Brasileiro e seis destas terminaram com triunfos dos mandantes. O único visitante que surpreendeu foi o Grêmio, que venceu o Cruzeiro. Já o Flamengo buscou um empate contra o Vitória. Nesta segunda-feira, às 20h, o Paraná tenta a mesma sorte contra o São Paulo, no Morumbi, que utilizará alguns reservas, porém, o péssimo começo de ano da equipe não anima o torcedor.

 

São Paulo tenta recuperar bons tempos

Quando dominou o Campeonato Brasileiro de 2006 a 2008, conquistando o tricampeonato, o São Paulo passava a imagem de que tinha encontrado a fórmula do sucesso e seria presença regular na parte cima da tabela. No entanto, isso não durou muito tempo e inclusive nas últimas duas edições teve como melhor campanha um 10º lugar.

Isso é fruto também de diretorias perdidas, que tiveram muita dificuldade de encaixar um elenco. Outra razão é a troca de comandantes, pois já inicia este Brasileirão com um novo treinador, após a demissão de Dorival Júnior em março.

Para piorar, não dá nem para cravar que não existirá outra mudança no decorrer da competição. Afinal, desde que Diego Aguirre chegou os resultados não empolgaram. Foram seis apresentações, com somente duas vitórias, além de dois empates e duas derrotas. Um início frustrante no Campeonato pode ser fatal.

No entanto, seja por estratégia ou confiança no elenco, o uruguaio decidiu mandar uma equipe mista para a sua estreia contra o Paraná. O motivo é que a volta da 1ª fase da Copa Sul-Americana, diante do Rosario Central ocorre na quinta-feira.

Desta forma, Petros, Tréllez, Liziero e Arboleda serão poupados. Quem também não joga é Diego Souza, que se recupera de uma amigdalite. Com isso, o São Paulo deve ir para campo com: Sidão; Éder Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Júnior Tavares (Edimar); Jucilei, Hudson e Cueva; Marcos Guilherme (Lucas Fernandes), Valdívia e Nenê.

Apesar de ser um bom grupo, muitos vivem um período de oscilação, principalmente as peças do ataque. Marcos Guilherme e Valdívia ainda não tiveram boas apresentações neste começo de temporada e precisam utilizar a partida para mostrarem futebol e assim ganharem pontos com Aguirre.

Diante destas mudanças, o São Paulo não entra com um favoritismo tão grande, mas ainda assim deve conseguir segurar ao menos um empate no Morumbi nesta segunda-feira.

 

Paraná retorna com risco de queda

Demorou para o Paraná voltar a elite do futebol nacional. A conquista foi motivo de muita festa e inclusive provocações a rivais. No entanto, o começo deste ano liga um alerta, pois a tendência é lutar contra a queda da Série B até as últimas rodadas.

Isso porque o clube precisou de cinco partidas para conseguir sua primeira vitória em 2018. Depois disso, ainda ficou mais três jogos sem ganhar. A superação só veio em março, quando emplacou quatro triunfos consecutivos. Na Copa do Brasil, não passou de um empate com o URT e uma derrota para o Sampaio Corrêa.

Com números tão negativos diante de adversários limitados, fica difícil pensar que a equipe consegue superar o São Paulo fora de casa. Por mais que o oponente esteja utilizando alguns reservas, a tendência é no máximo segurar um empate.

A principal esperança de uma surpresa dos paranaenses é o meia Carlos Eduardo. O jogador teve péssimas passagens por Flamengo, Atlético-MG e Vitória, mas anotou dois gols nas últimas três apresentações.

Tentando ser a zebra da rodada, o Paraná deve ir para campo com: Richard; Alemão, Rayan, Cleber Reis e Mansur; Wesley Dias, Leandro Vilela, Carlos Eduardo e Caio Henrique; Silvinho e Luan Viana.

 

Histórico do confronto

O Paraná não disputa a Série A do Campeonato Brasileiro desde 2007. Com isso, faz quase 12 anos que os dois times não se encontram. Na era dos pontos corridos foram dez confrontos, com amplo domínio do São Paulo. No total, os paulistas saíram vitoriosos em seis oportunidades contra um triunfo dos paranaenses.

 

Jogos da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 14 de abril

  • 16:00 – Cruzeiro 0 x 1 Grêmio
  • 19:00 – Vitória 2 x 2 Flamengo
  • 21:00 – Santos 2 x 0 Ceará

Domingo, 15 de abril

  • 11:00 – América-MG 3 x 0 Sport Recife
  • 16:00 – Vasco 2 x 1 Atlético-MG
  • 16:00 – Internacional 2 x 0 Bahia
  • 16:00 – Corinthians 2 x 1 Fluminense
  • 19:00 – Atlético-PR 5 x 1 Chapecoense

Segunda-feira, 16 de abril

  • 20:00 – Botafogo x Palmeiras
  • 20:00 – São Paulo x Paraná