Brasileirão Série A

Botafogo x Palmeiras: no comando do Glorioso, Alberto Valentim reencontra o Verdão na estreia do Brasileirão 2018

Alberto Valentim Botafogo
Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

No último confronto entre os dois clubes, na reta final da edição do ano passado, Alviverde, que era treinado pelo atual comandante do Bota, venceu por 2 a 0

Nesta segunda-feira (16), Botafogo e Palmeiras estreiam no Campeonato Brasileiro com expectativas distintas. O futuro pode mostrar que as previsões foram equivocadas, mas, o panorama atual dos times mostra a capacidade do campeão de 2016 e vice do ano passado de, mais uma vez, lutar pelo título, enquanto o enxuto e aguerrido elenco do Glorioso brigará na metade da tabela, quando o máximo será a conquista de uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.

 

1ª rodada do BR-18: Botafogo x Palmeiras

No pontapé inicial no Brasileirão, o Glorioso terá o privilégio de atuar no estádio Nilton Santos, às 20h (horário de Brasília). Apesar das dificuldades financeiras para a montagem do elenco, o Bota conseguiu superar um início de temporada muito ruim, que ficou marcado pela eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para a Aparecidense-GO. Felipe Conceição, efetivado no cargo de treinador em substituição a Jair Ventura, que partiu para o Santos, foi então demitido – depois da eliminação para o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara.

Desde que assumiu o comando do time de General Severiano, Alberto Valentim, que se destaca pelo estilo elétrico e contagiante – o oposto da aparente apatia de Conceição –, deu uma injeção de ânimo na equipe, que sagrou-se campeã carioca no início do mês, em final histórica contra o Vasco, e estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana, após bater o Audax Italiano por 2 a 1, em Santiago, no jogo de ida da primeira fase.

 

A primeira vez de Valentim contra o Palmeiras

Na reta final do Brasileirão de 2017, Valentim vestiu as cores do Verdão. Ex-auxiliar de Cuca, ele passou à função de técnico (interinamente) depois que o treinador campeão brasileiro de 2016, com o próprio Palmeiras, foi demitido. O Palmeiras deu um salto de qualidade e chegou a brigar pelo bi, mas a derrota para o Corinthians, no returno, impediu a aproximação do Timão, que se sagrou campeão, enquanto o Alviverde se contentou com o vice.

Logo mais, será a primeira vez que Alberto Valentim irá enfrentar o ex-time, que preferiu a contratação de Roger Machado em vez de sua efetivação. Apesar dos ótimos números no início de 2018, Machado teve um início de abril muito difícil, que inclui a perda do Paulistão, em pleno Allianz Parque, para os corintianos, nos pênaltis, e o amargo empate diante do Boca Juniors, também em casa, pela terceira rodada da Libertadores – os palmeirenses abriram o placar aos 44 minutos do segundo tempo, com Keno, mas tiveram a meta vazada logo em seguida com Tevez.

 

Prováveis escalações

O Botafogo, que sofre com poucas peças de reposição, precisa se superar, pois não contará com Luiz Fernando e Moisés, ambos lesionados na final do Carioca, além de Renatinho, que sentiu um problema na coxa logo no início da partida contra o Audax, na última quinta-feira (12). Sobre João Paulo, que passou por uma cirurgia no pé após uma grave fratura, o meia só voltará no fim da temporada.

No Verdão, o lema é força máxima para a estreia. As únicas dúvidas de Roger Machado são na lateral-esquerda, entre Victor Luis e Diogo Barbosa, e na frente, com a possibilidade de Keno assumir a titularidade na vaga de Willian Bigode.

Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Gilson; Marcelo, Rodrigo Lindoso e Matheus Fernandes; Leandro Carvalho, Brenner e Valencia – Técnico: Alberto Valentim

Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luis (Diogo Barbosa); Felipe Melo e Bruno Henrique; Lucas Lima, Dudu, Willian (Keno) e Borja – Técnico: Roger Machado

 

Palpite

Vale a fase. Portanto, o Botafogo, que deve contar com uma satisfatória presença de seus torcedores, no estádio Nilton Santos, chega mais animado para o confronto em função dos dois últimos grandes resultados. Cabisbaixo, o Palmeiras tem que se apegar à força de seu time, superior ao do Glorioso no papel, para iniciar o Brasileirão com o pé direito. Porém, na base da garra e da voltagem de Alberto Valentim, nosso palpite é pelos três pontos na conta dos donos da casa.

 

Resultados da 1ª rodada do Brasileirão 2018

Sábado, 14 de abril

  • Cruzeiro 0 x 1 Grêmio
  • Vitória 2 x 2 Flamengo
  • Santos 2 x 0 Ceará

Domingo, 15 de abril

  • América-MG 3 x 0 Sport Recife
  • Corinthians 2 x 1 Fluminense
  • Internacional 2 x 0 Bahia
  • Vasco 2 x 1 Atlético-MG
  • Atlético-PR 5 x 1 Chapecoense

 

Complemento da 1ª rodada do Brasileirão 2018

Segunda-feira, 16 de abril

  • 20:00 – Botafogo x Palmeiras – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – São Paulo x Paraná – Palpite: São Paulo