Gaúcho

Inter é favorito para vencer o Grêmio nas quartas de final do Campeonato Gaúcho, mas será que se classifica?

GreNal 415
Foto: Ricardo Duarte/SCI

Gre-Nal 415 acontece na quarta-feira, às 21:45

Os prognósticos para o Gauchão na semana passada foram bons! Todos os quatro palpites se mostraram corretos, um aproveitamento de 100%. Houve o acerto na vitória do Veranópolis para cima do São José, e os demais palpites foram na quantidade total de gols em cada partida: mais de 2,5 para o Gre-Nal, menos de 2,5 para os outros dois duelos. Na mosca! Mas os jogos de volta das quartas de final prometem ainda mais emoção, ainda mais para o Inter, que já foi derrotado pelo Grêmio duas vezes este ano.

 

Gre-Nal 415

O ano passado foi de amargar para o torcedor Colorado. Enquanto o Inter jogava a Série B do Campeonato Brasileiro e falhava em erguer o troféu, o Grêmio se sagrava campeão da Copa Libertadores da América. No início de 2018, ainda ergueu o caneco da Recopa Sul-Americana. Enquanto isso, o Inter tratou de alcançar a liderança no Campeonato Gaúcho — o que de nada adiantou, já que a perdeu a posição na última rodada, com derrota em casa para o arquirrival. E perdeu de novo nas quartas de final, somando cinco gols sofridos em apenas duas partidas.

O placar 3 a 0 no jogo de ida colocou o Internacional em uma situação bem complicada. Agora, precisa vencer o Grêmio por quatro gols de diferença no Beira-Rio. Caso apenas devolva o placar, a decisão irá para os pênaltis. Agora, se o Tricolor balançar as redes uma única vez, o Colorado se complicará ainda mais, já que o regulamento da competição prevê o critério de desempate do gol fora de casa para as quartas de final.

Apesar da diretoria do clube estar bancando a permanência do técnico Odair Hellmann não importando o resultado do clássico de hoje, a pressão da torcida pode falar mais alto em caso de derrota no terceiro Gre-Nal consecutivo.

Provável escalação do Inter: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nico López, D’Alessandro e Patrick; Roger. Técnico: Odair Hellmann.

No lado Tricolor, Renato Portaluppi não contará com Geromel, escalado para a Seleção Brasileira, e o volante Maicon é dúvida após deixar o campo no último jogo com dores musculares. O Grêmio pode perder por até dois gols e mesmo assim se classificar, algo que Portaluppi já fez na Libertadores do ano passado e não seria nenhuma novidade. Vai a campo com cautela para não deixar a classificação escorrer pelos dedos, mas a real motivação do time é o fato de jogar um clássico regional.

Provável escalação do Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael. Técnico: Renato Portaluppi.

Palpite: Apesar da superioridade demonstrada pelo Grêmio nas últimas partidas, hoje o Inter joga pela honra. Perder o terceiro Gre-Nal seguido seria devastador. Pressionado pela torcida e diante do desapego do rival, o Colorado deve vencer e mesmo assim ser eliminado do Campeonato Gaúcho.

O jogo acontece às 21:45 de quarta-feira, dia 21 de março.

 

Brasil de Pelotas x São Luiz

As quartas de final do Gauchão se encerram na quinta-feira, com os dois últimos confrontos. O primeiro é entre Brasil de Pelotas e São Luiz, que acontece às 19 horas, no Bento Freitas.

Depois de terminar a primeira fase no topo da tabela, o Brasil de Pelotas foi até Ijuí e conseguiu voltar para casa com um empate por 1 a 1 na bagagem. O resultado é vantajoso. Agora, tudo o que precisa é não levar gols no jogo de volta. A vitória ou empate por 0 a 0 classificam o Xavante, e o retrospecto recente é favorável. Na primeira fase, sofreu apenas 2 gols em 5 jogos em casa. Enquanto isso, o São Luiz marcou apenas 3 gols em 5 jogos como visitante.

Palpite: Ambos marcam não.

 

São José x Veranópolis

Como previsto nos palpites da semana passada, o Veranópolis repetiu a dose da fase de grupos e voltou a vencer o São José em casa. Mas agora o VEC joga como visitante, e a vantagem conquistada no primeiro jogo pode não se mostrar suficiente. Até agora, o VEC não marcou nem um único gol fora de casa. Já soma 6 partidas sem balançar as redes do mandante, e aposta tudo em sua defesa, já que um empate é suficiente para garantir a classificação. E é bom se cuidar. O São José venceu 5 dos 6 jogos em casa, com uma média de exatamente 1 gol marcado por partida. O resultado 1 a 0 para o Zequinha leva a decisão para os pênaltis.

Palpite: Ambos marcam não.

 

Caxias x Avenida

Ontem o Avenida se classificou para as semifinais do Campeonato Gaúcho pela primeira vez em sua história. Tendo recém conquistado o acesso à elite do futebol gaúcho, o Periquito é a grande surpresa do campeonato.

Desde o ano 2000, o Avenida jogou seis edições da Série A do estadual, porém em cinco delas foi rebaixado. A única exceção foi em 2009, quando terminou em 10º na classificação geral, mas ainda assim não se classificou para a segunda fase. Mas o ano de 2018 está sendo diferente. Ao consolidar uma campanha com apenas duas derrotas, o Avenida encarou nas quartas de final o Caxias — equipe que brigou pela liderança durante toda a primeira fase — e, com dois empates, está classificado para as semifinais.

O primeiro jogo resultou em 1 a 1 em casa, em um confronto com confusão, pênalti anulado e jogadores expulsos para os dois lados. No jogo de volta, em Caxias do Sul, arrancou o empate por 2 a 2 nos minutos finais. A classificação vem com base no critério de desempare do gol fora de casa.

Ao longo de todo o Gauchão 2018, o Caxias foi derrotado uma única vez na fase de grupos: justamente diante do Avenida. Agora, o carrasco também foi responsável pela eliminação do Grená.

O Avenida aguarda o resultado do confronto entre Internacional e Grêmio para conhecer seu próximo adversário.

 

Resultados dos jogos de ida das quartas de final do Gauchão

  • 17/03, 18:00 — Avenida 1 x 1 Caxias
  • 18/03, 16:00 — Grêmio 3 x 0 Internacional
  • 18/03, 19:30 — São Luiz 1 x 1 Brasil de Pelotas
  • 18/03, 19:30 — Veranópolis 1 x 0 São José

 

Calendário dos jogos de volta das quartas de final do Gauchão

  • 20/03, 21:30 — Caxias 2 x 2 Avenida
  • 21/03, 21:45 — Internacional x Grêmio
  • 22/03, 19:00 — Brasil de Pelotas x São Luiz
  • 22/03, 21:30 — São José x Veranópolis

 

Como apostar na futebol 2021