Gaúcho

Gre-Nal agita as quartas de final do Campeonato Gaúcho 2018

GreNal
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio é tido como favorito para vencer o Gre-Nal 414

Começou o mata-mata do Campeonato Gaúcho! Neste sábado e domingo, teremos os jogos de ida das quartas de final. A classificação da primeira fase coloca Internacional e Grêmio frente a frente em final antecipada, e o Tricolor é favorito para vencer o jogo de ida em casa. Jogam também: Avenida, Caxias, São Luiz, Brasil de Pelotas, Veranópolis e São José. Confira os detalhes abaixo.

 

Grêmio x Internacional

O ano passado foi curto de Gre-Nais. Como o Inter estava na Série B do Campeonato Brasileiro e tanto o Colorado quanto o Tricolor foram eliminados no mata-mata do Gauchão pelo Novo Hamburgo, o público precisou se contentar com um único clássico, na primeira fase do estadual. Mas o ano de 2018 reservou para o torcedor um calendário com cinco Gre-Nais! O primeiro foi na fase de grupos, agora teremos jogos de ida e volta na fase eliminatória, e a conta se completa com os dois compromissos pela Série A do Brasileirão.

O primeiro Gre-Nal do ano pôs em campo um Grêmio com a corda no pescoço na última rodada do Gauchão. Com a classificação para o mata-mata ameaçada, o Tricolor fez venceu o Inter por 2 a 1 em pleno Beira-Rio, com dois gols de Luan. Tendo terminado a primeira fase em 3ª e 6ª colocação respectivamente, Internacional e Grêmio agora se enfrentarão nas quartas de final, em um confronto que tem tudo para ser a final antecipada do campeonato. Por ter conquistado uma melhor posição na tabela, o Colorado decidirá o jogo de volta em casa. Ou seja, o Gre-Nal 414, que acontece este domingo, será na Arena do Grêmio.

Jogando em casa e vindo de uma sequência de quatro vitórias no campeonato — incluindo o duelo no campo do Inter — o atual Campeão da América é tido como favorito para o confronto em casa. O volante Ramiro chegou a ser dúvida para o confronto, após deixar o treino de sexta-feira sentindo dores na perna, porém foi relacionado. Provável escalação do Grêmio: Marcelo Grohe; Madson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael.

Por sua vez, o Colorado chega de vitória diante do Cianorte e consequente classificação para a quarta fase da Copa do Brasil. No Gauchão, conta com o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa, com 16 gols marcados e apenas 6 sofridos. Porém, os desfalques são mais graves. William Pottker, Uendel e Leandro Damião não jogam. O zagueiro Klaus é grave dúvida. Provável escalação do Internacional: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nico López, D’Alessandro e Patrick; Roger.

Para encerrar, fique de olho no retrospecto recente: nas quatro últimas partidas que o Grêmio mandou contra o Inter, todas terminaram em empate. Foram duas pela primeira fase do Campeonato Gaúcho, uma no Campeonato Brasileiro e uma na Primeira Liga.

O jogo acontece às 16 horas de domingo, dia 18/03, na Arena do Grêmio. Palpite: Mais de 2,5 gols.

 

São Luiz x Brasil de Pelotas

Depois de uma briga acirrada com Caxias e Internacional, o Xavante venceu o jogo da última rodada contra o lanterna São Paulo e ergueu a taça de campeão da primeira fase do Campeonato Gaúcho. Chega com moral para encarar o São Luiz e conquistar a vaga nas semifinais. É favorito fora de casa. Já o Alvirrubro vem de derrota para o São José, que poderia ter custado a classificação, dependendo do resultado do jogo do Juventude. O jogo acontece no Estádio 19 de Outubro, mesmo palco do último confronto entre São Luiz e Brasil de Pelotas, que terminou em 0 a 0. Palpite: Menos de 2,5 gols.

 

Veranópolis x São José

Apesar de ambos terem terminado com 17 pontos na primeira fase do Gauchão, o VEC e o Zequinha se classificaram para o mata-mata de formas diferentes. O São José terminou com uma vitória a mais, enquanto o Veranópolis fez uma campanha com 5 empates em 11 partidas. O VEC vem tendo dificuldades nas finalizações, tendo passado 7 destes 11 jogos sem balançar as redes. Porém, quando os dois times se confrontaram na 2ª rodada, derrotou o São José por 3 a 1 no Farinão, mesmo local do jogo que acontece neste domingo. Palpite: VEC.

 

Avenida x Caxias

O único duelo que não acontece no domingo é entre Avenida e Caxias, que será realizado hoje, às 18 horas. Apesar de ter se revelado a grande zebra do campeonato — ao recém-chegar da segundona e já conquistar a classificação — o Avenida não cede o favoritismo em casa para o Caxias. Não é para menos. De todos os duelos da primeira fase, o Grená perdeu apenas um: justamente contra o Avenida. Este tem tudo para ser um confronto equilibrado. Os dois times têm apresentado muitos empates na tabela, sendo que ambos empataram 5 vezes nos últimos 7 compromissos. Nas seis últimas partidas de cada time, o placar final não passou de 2 gols. Palpite: Menos de 2,5 gols.

 

Jogos de ida das quartas de final do Campeonato Gaúcho 2018

Sábado, 17 de março
  • 18:00 – Avenida x Caxias
Domingo, 18 de março
  • 16:00 – Grêmio x Internacional
  • 19:30 – São Luiz x Brasil de Pelotas
  • 19:30 – Veranópolis x São José

 

Classificação final da fase de grupos do Campeonato Gaúcho 2018

  1. Brasil de Pelotas, 21
  2. Caxias, 20
  3. Internacional, 18
  4. São José, 17
  5. Veranópolis, 17
  6. Grêmio, 16
  7. Avenida, 15
  8. São Luiz, 14
  9. Juventude, 13
  10. Novo Hamburgo, 10
  11. Cruzeiro, 9
  12. São Paulo, 6

Legenda: Verde: quartas de final | Vermelho: rebaixamento

 

Como apostar na futebol 2021