Amistosos de seleções

Tite convoca 25 jogadores para amistosos da Seleção Brasileira contra Rússia e Alemanha – confira a lista

Foto: Gustavo Serebrenick/Brazil Photo Press/LatinContent/Getty Images

Esta foi a última convocação antes da lista preliminar com 30 nomes para a Copa do Mundo

A convocação da seleção brasileira para os dois últimos compromissos antes da Copa do Mundo serve de norte para quem pretende ser lembrado para a disputa do Mundial. Depois dos dois jogos na Europa, Tite seguirá observando nossos craques atuando por seus clubes. A primeira lista, com 30 atletas, precisa ser entregue à FIFA em maio. Confira abaixo.

 

Os convocados

  • Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Neto (Valencia).
  • Laterais: Daniel Alves (Paris Saint-Germain), Marcelo (Real Madrid), Fagner (Corinthians) e Filipe Luis (Atlético de Madrid).
  • Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Miranda (Internazionale), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Pedro Geromel (Grêmio) e Rodrigo Caio (São Paulo).
  • Meio-campo: Fernandinho (Manchester City), Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Barcelona), Fred (Shakhtar Donetsk), Renato Augusto (Beijing Guo’an), Willian (Chelsea), Philippe Coutinho (Barcelona) e Anderson Talisca (Besiktas).
  • Atacantes: Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Douglas Costa (Juventus), Taison (Shakhtar Donetsk) e Willian José (Real Sociedad).

 

Surpresas e certezas

As convocações de Neto, Willian José e Anderson Talisca surpreenderam que gosta de adivinhar quem estará na Copa. O trio foi chamado pela primeira vez por Tite, o que mostra que o treinador continua observando os desempenhos dos brasileiros nas principais ligas estrangeiras.

A ausência de Neymar foi vista com naturalidade, já que o atacante teve que se submeter a uma cirurgia. Ele descansa em Mangaratiba. Se tudo certo, o camisa dez volta a treinar com bola no final de maio e deverá seguir com a delegação para a Rússia.

Durante a entrevista coletiva, o professor deu a entender que se mantiverem o mesmo ritmo, alguns já têm suas presenças garantidas no Mundial. São eles Alisson, Casemiro, Daniel Alves, Ederson, Fernandinho, Gabriel Jesus, Marcelo, Marquinhos, Miranda, Neymar, Paulinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto, Roberto Firmino, Thiago Silva e Willian.

 

Rússia x Brasil

Russos e brasileiros se enfrentaram pela primeira vez em 20 de junho de 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Romário e companhia prevaleceram por 2 a 0. O último encontro aconteceu em amistoso realizado em Londres, em 2013. A peleja terminou 1 a 1. Ao todo, o Brasil venceu três jogos e aconteceram dois empates.

Se considerarmos também os confrontos contra a antiga União Soviética (que englobava atletas de Rússia, Ucrânia, Cazaquistão, Belarus, Lituânia, Letônia, Estônia, Armênia, etc.), a vantagem brasileira é ainda maior: são mais cinco vitórias tupiniquins, contra uma soviética e uma igualdade. Aconteceram dois embates por Mundiais: Brasil 2 a 0, em 1958; e Brasil 2 a 1, em 1982.

 

Alemanha x Brasil

O primeiro embate entre brasileiros e alemães aconteceu em 16 de dezembro de 1992, em partida amistosa realizada em Porto Alegre. A Seleção Canarinho venceu por 3 a 1. Os dois rivais decidiram a Copa do Mundo de 2002, que terminou com festa de Ronaldo Fenômeno por 2 a 0. Na última vez que se chocaram, a Mannschaft nos humilhou por 7 a 1 na semifinal do Mundial de 2014. Ao todo, o Brasil ganhou cinco vezes e perdeu três, além de dois empates.

Considerando os enfrentamentos contra a antiga Alemanha Ocidental, eles duelaram pela primeira vez em 05 de maio de 1963 e os de camisa amarela venceram por 2 a 1. A última peleja foi em 1987 e ela terminou 1 a 1. Os brasileiros ganharam sete vezes, os germânicos deram o troco em duas oportunidades e não tivemos vencedor em três ocasiões.

 

Agenda da seleção

  • Concentração em Moscou a partir de 18 de março.
  • Rússia x Brasil, em 23 de março, em Moscou, no estádio Luzhniki.
  • Alemanha x Brasil, em 27 de março, em Berlim, no Olympiastadion.
  • Convocação de 30 atletas para a Copa do Mundo, em 14 de maio.
  • Concentração em Sochi, em 28 de maio.
  • Lista final para a Copa do Mundo, com 23 atletas, em 04 de junho.
  • Brasil x Suíça, em 17 de junho, em Rostov-on-Don, na Arena Rostov.
  • Brasil x Costa Rica, em 22 de junho, em São Petersburgo, no estádio Krestovsky.
  • Sérvia x Brasil, em 27 de junho, na Arena Aberta, em Moscou.