Brasileirão Série B

Guarani x Fortaleza; Goiás x CSA: Líderes da Série B tentam frear reação de bugrinos e esmeraldinos na 20ª rodada

Foto de grupo do Guarani
Foto: Letícia Martins/Guarani Futebol Clube

Com ótima campanha fora de casa, cearenses e alagoanos podem abrir boa vantagem para o terceiro colocado caso vençam os duelos fora de casa

A virada do turno do Brasileirão da Série B tem como protagonistas os líderes do campeonato, Fortaleza, com 37 pontos, e CSA, com 34 pontos. Responsáveis até aqui pelas melhores campanhas na segunda divisão, cearenses e alagoanos colocam o pé na estrada neste fim de semana (10 e 11 de agosto) para ampliarem a vantagem na tabela. O Leão do Pici pega o Guarani no Brinco de Ouro, enquanto o Azulão vai a Goiânia medir forças contra o Goiás. Em comum, os dois visitantes tentam frear a aproximação dos rivais ao G-4.

 

Guarani x Fortaleza

Líder isolado com 37 pontos na classificação geral e campeão simbólico do primeiro turno, o Fortaleza vai a Campinas neste sábado (11 de agosto) tentando sustentar a ótima fase na Série B. Sete pontos à frente do quinto colocado Vila Nova, o Leão do Pici já começa a fazer as contas para o seu retorno à elite tupiniquim.

Se pegarmos a média histórica de 62 pontos marcados pelo quarto colocado na segundona, o Tricolor precisa de mais 25 pontos para subir para a Série A. Melhor mandante da competição com sete vitórias em dez jogos, o time liderado por Rogério Ceni pode alcançar o acesso caso vença todos os nove jogos restantes na Arena Castelão. Mas tal obrigação de vencer sob o olhar da torcida pode ser amenizada com o ótimo desempenho fora de seus domínios.

Quinto colocado no ranking dos visitantes mais indigestos da competição, o Fortaleza tentará melhorar sua marca contra o Guarani. E, para isso, o clube aposta no retrospecto favorável de Rogério Ceni contra o Bugre. O Mito nunca perdeu para a equipe alviverde de Campinas. Em 23 jogos atuando com a camisa do São Paulo, foram 16 vitórias e sete empates. Já como técnico, RC bateu o rival por 2×1, no jogo do primeiro turno.

Já pelo lado bugrino, a expectativa é de que é hora de arrancar. Vindo de duas vitórias consecutivas, contra Londrina e Brasil de Pelotas, os comandados de Umberto Louzer precisam de uma simples vitória para atingir o G-4. Sétimo colocado com 29 pontos, o Guarani passa automaticamente a Ponte Preta (6ª com 29 pontos), o Vila Nova (5º com 30 pontos) e Avaí (3º com 32 pontos) caso derrube o líder. O Atlético-GO, quarto colocado com 30 pontos, ainda joga na rodada diante do Criciúma.

 

Palpite

O Guarani entra em campo com a necessidade de vencer o jogo para G-4. E isso pode ser um fator justamente contra o Bugre, que já desperdiçou em outras oportunidades a possibilidade de entrar no grupo de acesso à Série A. Apesar da terceira melhor campanha como mandante, o time de Campinas pode se dar mal contra um time que tem um modelo de jogo bem definido quando atua fora da Arena Castelão. Com Marcinho liderando o setor ofensivo, o Leão do Pici deve fazer mais uma vítima no Brasileirão.

 

Goiás x CSA

Dono da melhor invencibilidade atual da Série B com dez jogos sem derrotas, o vice-líder CSA vai a Goiânia tentando pressionar o Fortaleza. Após segurar o empate fora de casa nas últimas rodadas, contra times que têm rondado o G-4, como Avaí e Atlético Goianiense, o Azulão tem mais uma tarefa complicada com um postulante ao grupo de acesso à elite. O time dirigido por Marcelo Cabo enfrenta nesta sexta-feira o Goiás, 10º colocado com 27 pontos, no estádio Olímpico.

Apesar do sobe e desce na tabela, os Esmeraldinos confiam no alto aproveitamento de 73% de Ney Franco no comando da equipe para derrubarem os alagoanos. Uma vitória de Lucão, vice-artilheiro do torneio com oito gols, e companhia coloca o clube goiano na briga pela Série A. Mas o jogo maduro do CSA, que perdeu apenas uma vez atuando fora de seus domínios, pode fazer a diferença.

 

Confira os jogos da 20ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 7 de agosto

  • 19:15 – Avaí 1×0 Vila Nova – Palpite: empate
  • 21:30 – Paysandu 0x4 Ponte Preta – Palpite: empate

Sexta-feira, 10 de agosto

  • 19:15 – Goiás x CSA – Palpite: empate
  • 20:30 – Boa Esporte x Londrina – Palpite: Boa Esporte
  • 21:30 – Coritiba x Sampaio Corrêa – Palpite: Coritiba

Sábado, 11 de agosto

  • 16:30 – São Bento x Brasil de Pelotas – Palpite: São Bento
  • 16:30 – Criciúma x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético Goianiense
  • 16:30 – CRB x Oeste – Palpite: CRB
  • 16:30 – Guarani x Fortaleza – Palpite: Fortaleza
  • 19:00 – Juventude x Figueirense – Palpite: Juventude

 

Confira os jogos da 20ª rodada do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza – 37 pontos – Série A
  2. CSA – 34 pontos – Série A
  3. Avaí – 32 pontos – Série A
  4. Atlético Goianiense – 30 pontos – Série A
  5. Vila Nova – 30 pontos
  6. Ponte Preta – 29 pontos
  7. Guarani – 29 pontos
  8. Figueirense – 29 pontos
  9. Coritiba – 28 pontos
  10. Goiás – 27 pontos
  11. Paysandu – 24 pontos
  12. São Bento – 24 pontos
  13. Juventude – 24 pontos
  14. Criciúma – 23 pontos
  15. Oeste – 23 pontos
  16. Brasil de Pelotas – 21 pontos
  17. Londrina – 21 pontos – Série C
  18. CRB – 21 pontos – Série C
  19. Sampaio Corrêa – 16 pontos – Série C
  20. Boa Esporte – 14 pontos – Série C