Carioca de Basquete Masculino

Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama disputam as semifinais do Campeonato Estadual de basquete

Jogador de basquete do Flamengo
Foto: Staff Images/Flamengo

Playoffs já começaram. Flamengo é favorito ao título

O Campeonato Estadual Adulto Masculino de basquetebol já realizou sua temporada regular, que contou com seis rodadas. O Flamengo passeou e venceu todas as partidas, acumulando todos os doze pontos possíveis. O Botafogo fez dois jogos duros contra o rubro-negro e bateu o Vasco da Gama duas vezes para terminar na segunda posição, deixando o Gigante da Colina com o terceiro posto. Em último lugar ficou o Niterói Basquete, equipe estreante e amadora. Confira abaixo as últimas notícias.

 

Regulamento

Na fase de classificação, os quatro participantes jogaram entre si em turno e returno com seis compromissos para cada um. O Flamengo venceu todos os seis duelos, somou doze pontos, terminou em primeiro lugar e garantiu a vantagem de pegar o adversário mais fraco na semifinal e de decidir a segunda fase e a final em casa.

O Botafogo surpreendeu o Vasco da Gama e “roubou” o segundo lugar da Cruz de Malta. O Glorioso acumulou dez pontos.

Batido por rubro-negros e alvinegros, o Vasco da Gama só ganhou jogos contra o recém-formado Niterói Basquete, que perdeu todas as pelejas.

Como só tivemos quatro clubes no Estadual, todos eles avançaram às semifinais, que são disputadas numa melhor de três jogos. O regulamento da final é o mesmo da semifinal.

 

Botafogo x Vasco da Gama

Quando o Vasco da Gama montou seu plantel para a disputa da Liga Ouro há dois anos, esperava-se que o Gigante da Colina fizesse frente ao Flamengo. Lançou-se até o slogan “eles tremem”. No entanto, o Botafogo veio correndo por fora, montou seu time um ano depois, subiu para o Novo Basquete Brasil e começa a desbancar a Cruz de Malta como segunda força.

Na primeira fase, o Fogão bateu duas vezes o Vascão. Na terça-feira, no primeiro duelo das semifinais, deu Glorioso novamente: 80 a 74. Os destaques individuais da representação de General Severiano foram Cauê e Ansaloni. Juntos, eles anotaram 33 pontos e pegaram 18 rebotes.

 

  • Jogo 1, 11 de setembro, às 20h00 em General Severiano: Botafogo 80×74 Vasco da Gama
  • Jogo 2, 15 de setembro, às 15h00 em São Januário: Vasco da Gama x Botafogo
  • Jogo 3, 18 de setembro, às 20h00 em General Severiano: Botafogo x Vasco da Gama

 

Flamengo x Niterói Basquete

O Flamengo tem um dos maiores orçamentos para a modalidade em toda a América Latina. Não à toa, o clube é favorito a conquistar todos os campeonatos que disputa. Por isso, a semifinal do Campeonato Estadual contra um quadro amador ganha pouca importância na Gávea. O Urubu está mais preocupado com a Liga Sul-Americana (onde encara Goes, Libertad Sunchales e Welcome em Montevidéu) e com o amistoso internacional contra o Orlando Magic, da NBA.

O Niterói Basquete também tem outra prioridade, já que não tem chances contra o quinteto da Gávea. Trata-se do Torneio Carioca, espécie de competição preparatória para o Estadual. O time sonha com um seu primeiro título. O oponente da final será o Club Municipal.

  • Jogo 1, 19 de setembro, às 20h00 na Gávea: Flamengo x Niterói Basquete
  • Jogo 2, 20 de setembro, às 20h00 na Gávea: Niterói Basquete x Flamengo
  • Jogo 3, 22 de setembro, às 14h00 na Gávea: Flamengo x Niterói Basquete

 

Palpites

Botafogo e Flamengo farão a final e o Mengão será campeão pela décima-terceira vez consecutiva.

 

Classificação da 1ª fase do Campeonato Estadual 2018

  • 1º Flamengo, 12
  • 2º Botafogo, 10
  • 3º Vasco da Gama, 8
  • 4º Niterói Basquete, 6