Poker

Estratégias do poker Texas Hold’em: como utilizar o cold four-bet

mesa de Poker
Foto: Niall Carson/PA Images via Getty Images

Seja para aproveitar uma mão ‘premium’ ou arquitetar um blefe sensacional, essa estratégia pode fazer a diferença dentro de uma mesa de poker

Seguimos com a nossa série abordando as estratégias mais famosas e eficientes no jogo d poker, afinal, é impossível ser um jogador vitorioso sem muito estudo e dedicação na parte teórica do esporte. Depois de abordar o check-raise e o clássico stop and go, hora de falar sobre uma técnica bastante utilizada por profissionais que, se utilizada com maestria, pode te garantir uma bolada – inclusive na hora do blefe. Se está pensando em ludibriar seus oponentes, que seja com uma metodologia por trás! Entenda o que é o cold four-bet e como utilizá-lo nas duas variantes do jogo de poker – seja presencial ou online.

>>Dúvidas no poker online? Veja como jogar!

Previous disabled Melhores Sites de Poker Online Next disabled
Bet365 Poker

Programa

de

Fidelidade

visa mastercard

+4

Programa de - Fidelidade

 

O que é o cold four-bet?

Por definição, uma aposta four-bet acontece quando um jogador faz um terceiro aumento, ou raise, na mesma rodada de uma determinada mão. Ou seja, depois da aposta, raise, re-raise (three-bet) o próximo aumento chama-se four-bet.

Agora, a cold four-bet acontece quando um jogador, possivelmente nas últimas posições, faz esse terceiro aumento, ou ‘re-re-raise’, no pré-flop sem ter colocado nenhuma ficha no pote anteriormente. A ideia aqui é entrar com muita força, algo próximo a 25 big blinds, para dar a entender que possui uma mão muito forte ou ‘premuim’ – mesmo que você não tenha.

 

Quando utilizar o stop and go

Antes de analisar as duas situações em que a cold four-bet deve ser aplicada, é preciso ressaltar:

  • Essa tática somente deve ser utilizada quando você estiver nas últimas posições de ação – de preferência no botão.
  • É cold four-bet deve acontecer quando você entra ‘frio’ no pote, ou seja, precisa ser a sua primeira aposta. É esse diferencial que vai mostrar aos oponentes que você possui uma mão MUITO forte.
  • A aposta precisa ser muito alta para ser convincente – cerca de 25 big blinds se estiver em um torneio. Portanto, esqueça a estratégia quando estiver short stacked, ou seja, com poucas fichas, pois  é possível que um oponente pague o seu blefe apenas para te tirar do torneio.
  • Essa tática funciona melhor contra aqueles oponentes identificados como ‘loose aggressives’, ou seja, que apostam e aumentam em grande parte das mãos
  • Quanto mais sólida estiver a sua imagem na mesa, em matéria de correr riscos, maior a chance da cold four-bet funcionar.

O cold four-bet para blefe

Se a ideia é utilizar o cold four-bet com blefe, é preciso ter um timing impecável e, necessariamente,  agir contra os oponentes mais propícios a desistir. Antes de mais nada, é preciso criar um perfil de cada oponente na cabeça: analisar quantas mãos ele joga, se ele aposta bastante fora de posição e aumenta mais do que paga as apostas. Quando você identificar um adversário com essas características, vá fundo!

É extremamente comum encontrar em mesas de poker aquele jogador que faz o re-raise, geralmente de valores pequenos, nas últimas posições. Esse é o alvo perfeito. Outra dica importante é fazer o blefe quando tiver um Ás na mão, pois a chance do adversário ter uma mão premium como AA ou AK é menor.

 

O cold-four bet para engordar o pote

Se a sua ideia é utilizar o cold four-bet para aumentar o pote, você precisa procurar um perfil de adversário completamente oposto ao de quando estiver blefando. Como você está aumentando com o que pensa ser a melhor mão, a ideia é fazer com que alguém pague essa aposta com uma mão, em teoria, menor do que a sua. Portanto, a ideia é mirar em oponentes passivos que, uma vez envolvidos no pote, devem pagar a aposta para não desperdiçarem o que já foi investido.

Embora seja tentador apenas pagar o re-raise quando contar com uma mão ‘premium’, aplicar o cold four-bet aumenta a chance de você brigar por um pote bem grande contra apenas uma pessoa. Assim como quando estiver blefando, a posição que o adversário se encontra é fundamental. Por exemplo, não é aconselhável utilizar a técnica com um par de valetes quando os raises acontecem nas posições iniciais, mas é possível ser executado quando o aumento vem das posições finais.

Que tal colocar essa técnica em prática? Então não deixe de visitar nossa página especial com os melhores sites para jogar poker online no Brasil.

 

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Três estratégias que não funcionam em torneios freeroll | Ganhador.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.