Poker

Estratégias do poker Texas Hold’em: como utilizar o check-raise

Cardas de Poker
Foto: Joe Raedle/Getty Images

Hora de entender uma das táticas mais utilizadas no mundo do poker! Se utilizado com sabedoria, o check-raise é uma arma poderosa para ter em seu arsenal

É impossível ser um grande jogador de poker sem estudar muito as variações e as estratégias do esporte  – elas podem fazer toda a diferença nos momentos decisivos e aumentar os lucros de forma significativa. Com o crescimento gigantesco do poker online no Brasil, o Ganhador começa hoje uma série de textos explicando de forma mais simplificada alguns movimentos especiais que certamente vão melhorar o jogo de quem está começando agora. Hoje é dia de falar de uma das estratégias mais conhecidas e eficientes: o check-raise.

>>Dúvidas no poker online? Veja como jogar!

Melhores Sites de Poker Online

Bônus

de

boas-vindas

+4

Bônus de - boas-vindas

Programa

de

Fidelidade

+4

Programa de - Fidelidade

Awar Points

para

torneios

+5

Awar Points para - torneios

O que é o check-raise?

O check-raise é, discutivelmente, um dos movimentos mais eficientes da modalidade Texas Hold’em – uma arma que você que está começando agora nesse esporte maravilhoso precisa ter em seu arsenal de truques. A ideia é montar uma armadilha para os seus oponentes, ou seja, mostrar fraqueza frente aos demais membros da mesa e depois apostar com agressividade.

O próprio nome já diz a ordem das ações: você dá check e aguarda que alguém faça uma aposta. Quando algum jogador na sua frente fizer uma aposta, você dá raise, ou seja, aumenta o valor colocado por ele. Induzir a aposta de um adversário para então fazer a aposta é praticamente uma arte.

Antes de analisar com mais detalhes os dois tipos de check-raise, é preciso deixar claro:

– Essa tática apenas pode ser utilizada quando você estiver fora de posição, ou seja, quando tomar a decisão antes de seus adversários. É uma boa pedida quando estiver UTG, ou ‘under the gun’, ou seja, logo depois do big blind. Veja com mais detalhes a explicação das posições aqui.

– Parece óbvio, mas não custa ressaltar: não existe check-raise no pré-flop, pois você precisa ter a opção de pedir check. Embora essa técnica seja mais recomendada para o momento logo após o flop, também pode ser utilizada com maestria no turn e no river.

– Um check-raise efetivo precisa ser agressivo, portanto, o recomendado é triplicar o valor apostado pelo oponente.

Quando utilizar o check-raise

De nada adianta conhecer o check-raise e não utilizá-lo da forma correta. Se você sair utilizando em qualquer momento, vai se dar mal. A primeira regra antes de pensar em dar check-raise é identificar os possíveis alvos – aquele jogadores mais agressivos que muitas vezes apostam sem saber o porquê.

Depois de identificar as possíveis vítimas, vamos as duas situações em que essa tática é extremamente efetiva. A primeira delas é quando você tem uma mão muito forte após o flop e realiza o check-raise somente para ‘engordar’ mais o pote. Já a segunda, bem mais arriscada, é quando possui uma mão ruim e pretende espantar as pessoas com um blefe (ou semi-blefe). Vejamos com mais detalhes.

– Check-raise para engordar o pote

Essa é a maneira mais eficiente e menos arriscada de ganhar dinheiro com o check-raise. Quando você possui, o que você acha ser, a maior mão da mesa, a coisa que mais interessa é engordar o pote e ganhar o máximo de dinheiro possível. Essa é a ideia aqui. Se vocÊ tem dúvida sobre a força das mãos, falamos sobre isso aqui.

Ao dar check, você dá um sinal de fraqueza e abre as portas para um oponente se favorecer da posição e tentar levar o pote – mesmo com mãos medianas. Ao dar check-raise, você força o adversário a pagar com a pior mão ou com uma mão draw, ou seja, ainda esperando uma carta salvadora no turn ou river.

Agora, não vá com tanta sede ao pote, pois um raise muito alto pode espantar o oponente antes dele engordar o pote.

– Check-raise para blefe (ou semi-blefe)

Embora não seja recomendado blefar frequentemente em um jogo de poker, às vezes um blefe utilizado na hora certa pode render um ótimo dinheiro. Se for para enganar seus adversários, que seja com um check-raise. Quando você identificar que algum jogador depois de você está apostando apenas para levar o pote, faça o check-raise apostando do dobro ao triplo da aposta inicial dele. Para ter mais sucesso, é recomendável que o pote seja relativamente pequeno e que você tenha em mãos pelo menos uma mão mediana – como um par baixo.

E o que seria um semi-blefe? Vamos imaginar a seguinte situação: acaba de sair o flop e você está a uma carta de copas de conseguir um flush – essa situação é chamada de draw no mundo do poker. Ao invés de dar check e depois pagar a aposta adversária para ver o turn, o normal em situações de flush-draw, faça um check-raise de respeito – assim você ganha mais uma maneira de levar o pote. Não chega a ser um blefe, mas é arriscado.

Que tal colocar essa técnica em prática? Então não deixe de visitar nossa página especial com os melhores sites para jogar poker online no Brasil

 

Comentários

2 Comentários

2 Comentários

  1. Pingback: Como utilizar com maestria a técnica stop and go no jogo de poker | Ganhador.com

  2. Pingback: Como utilizar com maestria a técnica cold four-bet no jogo de poker | Ganhador.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar