Brasileirão Série A

Empate na estreia muda o Palmeiras que receberá o Internacional pela 2ª rodada do Brasileirão; confira o prognóstico

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Com a semana livre de compromissos, Roger Machado indicou mudanças na equipe do Palmeiras que tentará pôr fim à série de jogos sem vitórias; eliminado na Copa do Brasil, o Inter aposta todas as suas fichas no Campeonato Brasileiro.

Após uma série de 3 jogos sem vitórias e o imbróglio da perda do Campeonato Paulista para o Corinthians – cuja final pode ser impugnada na próxima semana pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) – as críticas ao fraco desempenho do milionário Palmeiras subiram de tom. Com  Lucas Lima – à exemplo do que fazia no Santos – atuando abaixo do que pode, o técnico do Verdão, Roger Machado, indicou algumas mudanças importantes no time que receberá o Internacional no próximo domingo, à partir das 16 horas, no estádo do Pacaembu. Resta saber se isso será o suficiente para “botar fogo” na equipe que parece ainda viver em 2017 (temporada marcada pelo alto investimento no elenco, o trabalho de 3 técnicos e nenhum título).

O time gaúcho, por seu lado, também não está “vivendo no paraíso” – longe disso, aliás. A eliminação na Copa do Brasil para o Vitória na última quinta-feira, aumentou a pressão da torcida (e diretoria) do Internacional em cima do técnico Odair Hellmann que caiu no Gauchão diante do Grêmio e pode despedir-se do cargo caso o Colorado decepcione novamente. Sem dúvida, neste domingo teremos um duelo com uma “carga dramática” inesperada para uma 2ª rodada de Brasileirão. O futebol e a emoção agradecem.

 

Tem que mexer

Nas Caneladas do Ganhador que foram ao ar na última terça-feira, critiquei aquilo que considero uma “segurança exagerada” que Roger Machado dá a seus jogadores. A disputa por posição parece – e posso estar enganado, mas é como vejo – ficar em segundo plano no Palmeiras. Manter a escalação (algo correto na maioria dos casos) parece ser uma obsessão acima da qualidade técnica. Isso dá a jogadores talentosos como Lucas Lima uma “segurança” de que sua posição entre os titulares é incontestável, não importa o seu desempenho. O meia, que começou a temporada muito bem, veio caindo de rendimento e seguiu titular. Mas, ao que tudo indica, isso vai mudar.

O péssimo primeiro tempo de Lima diante do Botafogo na última segunda-feira (empate em 1 a 1) parece ter sido a gota d’água para Roger Machado que nos treinos da última quinta-feira esboçou um Palmeiras diferente para enfrentar o Internacional, com Moisés no lugar de Lucas Lima e Edu Dracena assumindo a zaga em substituição a Thiago Martins.

O meia Guerra – único lampejo de criatividade no Verdão contra Boca Juniors e Botafogo – está fora de combate após um choque contra Michel Bastos no treino de quarta-feira. Com uma inflamação no quadril, o venezuelano segue em tratamento no departamento médico (assim como Bastos, que também se machucou no lance). Sem poder contar também com Gustavo Scarpa que ainda não conseguiu se desvincular do Fluminense, Moisés ganha nova chance no time titular que deverá atuar com: Jailson; Marcos Rocha, Antonio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Moisés, Dudu e Keno; Borja.

Com uma série de 3 jogos sem vitória – derrota para o Corinthians na contestada final do Paulistão e empates contra Boca Juniors (Libertadores) e Botafogo (Brasileiro) após sair na frente – o Verdão entra no Pacaembu neste domingo precisando mostrar em campo que 2017 acabou e que 2018 é uma nova história.

 

Duas quedas

A vida pelos lados do Beira-Rio também não anda das mais fáceis. O técnico Odair Hellmann que foi eliminado do Campeonato Gaúcho nas quartas de final pelo arquirrival Grêmio (que vinha de um quase rebaixamento antes de sagrar-se Campeão Gaúcho), acumula agora a sua segunda eliminação em um prazo de 29 dias com a derrota – e eliminação nos pênaltis – para o Vitória na última quinta-feira, 19, pela Copa do Brasil (o jogo foi 1 a 0 para o Vitória no tempo normal). Isso após uma “folga” de 21 dias sem compromissos oficiais até a primeira partida contra o rubro-negro baiano – vitória por 2 a 1 no Beira-Rio.

Em um ano de reconstrução depois do fracasso em 2016 e a disputa da Série B em 2017, o abatimento pela eliminação precoce na Copa do Brasil era evidente no técnico Hellmann, no capitão D’Alessandro, no presidente do clube, Marcelo Medeiros e em seu vice de futebol, Roberto Melo na saída do Barradão após a partida contra o Vitória.

Sem mais competições a disputar em 2018 (além do Brasileirão), todos no Colorado que falaram com a imprensa deixaram claro o sentimento de “falha” no mata-mata mas que o campeonato nacional é outra competição e que o duelo contra o Palmeiras será uma nova história.

Como boa notícia, o Inter confirmou, após o jogo, a chegada até julho de 2019 do meia-atacante Lucca que pertence ao Corinthians e chega por empréstimo em operação que envolveu a ida do centroavante Roger para o Parque São Jorge. O negócio estava fechado há dias, mas a parte burocrática impedia o anuncio oficial. Lucca, que se destacou na temporada passada pela Ponte Preta (em outro empréstimo feito pelo Corinthians) chega como um reforço de qualidade para o limitado elenco Colorado que ganha a partir de agora uma opção de velocidade pelos lados do campo. Por outro lado, a chegada de Zeca, do Santos, continua enrolada.

 

Palpite para Palmeiras x Internacional

É inegável que a semana de trabalho livre de compromissos foi benéfica ao Palmeiras – apesar das baixas de Guerra e Michel Bastos que se lesionaram nos treinos. Com um elenco caro e recheado de talentos, Roger Machado tem a difícil missão de impedir que “medalhões” sintam-se “confortáveis demais” em sua titularidade. Lucas Lima, pela queda de rendimento, deverá ir para o banco de reservas. Moisés, que foi um dos destaques do time na campanha do título em 2016 deverá ir para o jogo disposto a marcar seu lugar entre os titulares. Precisando de mais experiência em uma zaga muito jovem, o veterano Edu Dracena será a aposta para diminuir os erros infantis que resultaram em gol contra Boca e Botafogo. Thiago Martins voltará, então, a ser opção.

Com William cada vez mais cotado como o reserva imediato de Borja, Keno vem se firmando como a “válvula de escape” do time pelas laterais ao lado do capitão Dudu, apesar de – curiosamente – “render” mais quando entra no segundo tempo.

E é assim, com jogadores que pretendem se mostrarem titulares, que o Palmeiras vai para seu segundo jogo no Brasileirão, precisando vencer não por conta da pontuação – ainda tem muito campeonato pela frente –, mas para dar uma “resposta” em relação ao desempenho ruim dos últimos 3 jogos.

Do lado de lá do campo encontrará um Internacional ainda doído pela eliminação no estadual, recém-eliminado na Copa do Brasil e tendo apenas o Brasileirão como fonte de alento para seu torcedor que vem aguentando decepções desde 2016.

É a receita para um jogo muito brigado no meio-campo, movimentado, mas com poucas chances reais. Trocando em miúdos: tem tudo para ser um glorioso empate.

 

Jogos e palpites para a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Sábado – 21 de abril de 2018

  • 16:00 – Bahia x Santos – Fonte Nova – palpite: Bahia
  • 19:00 – Flamengo x América – Maracanã – palpite: empate

Domingo – 22 de abril de 2018

  • 11:00 – Paraná x Corinthians – Durival Britto – palpite: Corinthians
  • 16:00 – Atlético-MG x Vitória – Independência – palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Chapecoense x Vasco – Arena Condá – palpite: Vasco
  • 16:00 – Fluminense x Cruzeiro – Maracanã – palpite: empate
  • 16:00 – Ceará x São Paulo– Castelão – palpite: São Paulo
  • 16:00 – Palmeiras x Internacional – Pacaembu – palpite: empate
  • 19:00 – Grêmio x Atlético-PR – Arena do Grêmio – palpite: Grêmio

Segunda-feira – 23 de abril de 2018

  • 20:00 – Sport x Botafogo – Ilha do Retiro – palpite: Botafogo