Copa do Brasil

Em boa fase, Palmeiras e Bahia disputam vaga na semifinal da Copa do Brasil

Borja comemora gol do Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Alviverdes e Tricolores mantêm boas sequências invictas, mas alguém terá que ficar pelo caminho

Palmeiras e Bahia têm um encontro marcado nesta quinta-feira (16), às 19:15 (horário de Brasília), no Pacaembu, para a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Os times não saíram do 0x0 no primeiro duelo, disputado há duas semanas em Salvador, portanto, quem levar a melhor garante vaga na semifinal. O Verdão conta com o fator casa e a boa fase sob o comando de Luiz Felipe Scolari, mas o Esquadrão de Aço não está disposto a facilitar as coisas depois de chegar tão longe.

Uma novidade: o Bodog é o patrocinador master da Copa do Brasil, e está com uma nova promoção na qual você ganha pontos toda a vez que realiza alguma aposta. Basta juntá-los para trocar por camisetas de time, bolas, ingressos para os jogos, PlayStations e até uma viagem para assistir à grande final da competição. Clique aqui para maiores informações.

A seguir, você confere o prognóstico para a partida.

 

Palmeiras não sofre gols há cinco partidas

Depois de poupar os titulares na vitória sobre o Vasco, o Palmeiras chega descansado e quase completo para um dos jogos mais importantes da temporada até aqui. Com o time oito pontos atrás do líder São Paulo na tabela de classificação do Brasileirão, o técnico Felipão dá claros sinais de que a Libertadores e a Copa do Brasil, caminhos mais curtos para a conquista de um título, são a prioridade do Alviverde no momento.

A equipe atravessa um momento favorável, já não leva gols há cinco jogos, e sob o comando de Scolari contabiliza duas vitórias, contra Cerro Porteño (2×0) e Vasco (1×0), e um empate, diante do América-MG (0x0).

Os desfalques para o embate contra o Bahia devem ficar por conta de Weverton e Gustavo Scarpa. O goleiro sentiu um desconforto muscular na partida contra o Vasco, e foi poupado dos treinamentos. Já o meia, foi diagnosticado com uma inflamação no calcanhar, uma lesão sem muita gravidade, mas que pode ser suficiente para tirá-lo da partida. A tendência é que Jaílson assuma a camisa um, enquanto Lucas Lima e William, que está recuperado de contusão, brigam por uma vaga no meio.

A torcida está confiante, e certamente comparecerá em grande número ao Pacaembu. Em meio ao clima de otimismo, o lateral-direito Mayke procura manter o foco, e faz um alerta sobre as qualidades do Esquadrão de Aço: “O Palmeiras não é favorito, fizemos um bom jogo lá e conseguimos ficar com o 0 a 0. O time do Bahia é muito forte, sabemos que vai ser difícil. Vamos fazer de tudo para fazer um bom jogo e ir atrás da classificação.”

 

Bahia busca um resultado histórico

O técnico Enderson Moreira sabe exatamente do que o Bahia precisa para chegar à uma inédita semifinal de Copa do Brasil: “Defender quando não tem a bola e atacar quando tem. Não podemos abrir mão disso. Esse é o caminho para conquistar a classificação e os triunfos que temos buscado.”

Apesar do revés diante do Sampaio Corrêa na decisão da Copa do Nordeste, não é nenhum exagero afirmar que o Tricolor é outro time desde a chegada do comandante. Entre compromissos pelo Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil, já são oito partidas de invencibilidade, e a preocupação com a possibilidade de rebaixamento começa a dar lugar a metas mais ambiciosas. Os jogadores falam em fazer história.

“Quinta-feira temos grande possibilidade de fazer história. Ir pela primeira vez para uma semifinal de Copa do Brasil. Assim como na Sul-Americana, nunca tínhamos passado da segunda fase, hoje estamos nas oitavas. Esse grupo está mostrando competência. A gente sabe que será um jogo difícil, e que a torcida deles vai comparecer em peso. Mas sabemos também da grandeza do Bahia.”, declarou o meia Vinícius.

O Tricolor não poderá escalar o atacante Clayton e o lateral-esquerdo Paulinho, contratados após o fim do prazo para inscrições. O meia Zé Rafael, envolvido em uma negociação com o própria Palmeiras, deve ser poupado. A boa notícia é que o lateral-esquerdo Léo, que estava suspenso na partida de ida, retorna à equipe.

 

Retrospecto de Palmeiras x Bahia

Esta é a primeira vez que Palmeiras e Bahia cruzam seus caminhos na Copa do Brasil. Em Campeonatos Brasileiros, o Verdão leva larga vantagem, com 21 vitórias e nove derrotas. Os empates foram 10.

O último triunfo dos baianos aconteceu em 2012. Desde então, os times já se enfrentaram seis vezes, com quatro vitórias palmeirenses e dois empates.

 

Prováveis escalações

Palmeiras: Jaílson; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Bruno Henrique e Felipe Melo; Hyoran, William e Dudu; Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Bahia: Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton, Gregore, Vinícius, Élber e Edigar Junio; Gilberto. Técnico: Enderson Moreira

 

Palpite

Não será fácil colocar um ponto final na sequência de oito partidas de invencibilidade do Bahia, mas o Palmeiras conta com um plantel mais qualificado, terá o apoio do torcedor e vive uma lua de mel com seu técnico, que não poderia ter começado o trabalho de forma mais positiva.

Aposto em uma vitória do Verdão pela contagem mínima.

 

Quartas de final da Copa do Brasil 2018 – Jogos de volta

Quarta-feira, 15 de agosto
  • 19:30 – Cruzeiro (1) x (0) Santos – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Chapecoense (0) x (1) Corinthians – Palpite: empate
  • 21:45 – Flamengo (1) x (1) Grêmio – Palpite: empate
Quinta-feira, 16 de agosto
  • 19:15 – Palmeiras (0) x (0) Bahia – Palpite: Palmeiras