Brasileirão Série A

Dá para acreditar no Flamengo campeão do Brasileirão desta vez?

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Gigante do Rio estreia no campeonato diante do Vitória, às 19h (de Brasília), no Barradão, em Salvador                   

O Campeonato Brasileiro chegou para acabar de vez com a ansiedade da maior torcida do Brasil. Sofrendo nos últimos meses com eliminações e derrotas em finais, como as da Copa do Brasil e Sul-Americana no ano passado para Cruzeiro e Independiente, o Flamengo quer virar a página de vez e se sentir com chances de ser campeão. E o primeiro passo vai ser dado neste final de semana, quando a equipe enfrenta o Vitória no Estádio Barradão, em Salvador, às 19h (de Brasília) deste sábado (14).

 

E o comandante?

A diretoria do Flamengo anda realmente derrapando na hora de planejar as próximas competições da equipe. Com boas chances na Libertadores da América e estreando agora no Brasileirão com um dos elencos mais caros do país, o Flamengo só não tem…um técnico. Ninguém foi colocado no lugar de Paulo César Carpegiani depois da queda no Campeonato Carioca para o Botafogo apenas na semifinal, e com um sofrido 1×0 que esteve muito longe de ser um papelão.

É realmente estranho que os clubes desmontem suas comissões técnicas sem muito critério. A troca de comando faz parte do esporte, do trabalho e da vida, mas deixar tal comando vago por tanto tempo é mesmo uma falha que pode ter consequências sérias.

Não dá para entender também que os clubes culpem o calendário, dizendo que não conseguem se preparar para as competições, e comecem o campeonato mais importante do país sem um técnico. O Flamengo vai insistir do auxiliar Maurício Barbieri pelo menos por mais uma semana – caso ele vá bem, há uma grande possibilidade de ser efetivado no cargo, pelo menos até a próxima tempestade sobre a Gávea.

Barbieri deve escalar o meio-campista Willian Arão e o lateral Pará entre os titulares neste sábado em Salvador, deixando de fora Éverton Ribeiro e Rodinei.

O time que o auxiliar usou nos últimos treinamentos e que deve abrir o Brasileirão pelo Fla é o seguinte: Diego Alves; Pará, Réver, Juan e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton, Lucas Paquetá e Henrique Dourado.

 

Vitória quer respirar desta vez

O rubro-negro de Salvador começa o Brasileiro sob pressão. Depois de perder o Campeonato Baiano para o arqui-rival Bahia, o time ainda se decepcionou com a derrota do meio de semana para o Inter na Copa do Brasil – um 2×1, com um frango do goleiro Caíque no último minuto.

O time está com dificuldades claras na defesa, e o setor precisa ser rapidamente aprimorado caso o Vitória não queira, mais uma vez, lutar contra o rebaixamento, algo que ocorreu no ano passado e que quase terminou com a equipe na Série B.

E nem dá para colocar a culpa no técnico Vagner Mancini. Ele fez tudo o que poderia ser feito, mudando a dupla de zaga e mexendo nas laterais, mas ainda assim a carência é marcante. O atacante Neilton é o ponto forte da equipe, mas está bem claro que ele precisa de um respaldo maior dos companheiros.

A diretoria se mexe para reforçar o elenco e fala de cinco reforços para o setor. Para esta estreia, é de se imaginar um Vitória jogando na base do esforço e em tentativas esparsas no ataque. Embora atue em casa, a equipe inevitavelmente joga como zebra diante do Flamengo.

Um grande exemplo da dificuldade do Vitória está nas estatísticas. O clube venceu o Flamengo no ano passado em pleno Rio de Janeiro, com um triunfo salvador por 2×0. Mas antes disso, a última vitória havia sido só em 2013, com um 4×2 atuando em casa. Das últimas seis partidas entre ambos, o Fla venceu cinco.

 

Palpite

Há um grande desnível entre as equipes, e não há falta de planejamento deste Flamengo que indique uma possibilidade de o Vitória arrancar sequer um empate no sábado no Barradão. Tudo bem, o jogo contra o Inter no Beira-Rio ia no 1×1 até o finalzinho, mas este Fla está com um elenco bem superior ao do Inter também. Faz bastante sentido imaginar uma vitória por dois gols para o Flamengo: 2×0 ou 3×1.

 

Jogos da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 14 de abril

  • 16:00 – Cruzeiro x Grêmio – Palpite: Empate
  • 19:00 – Vitória x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 21:00 – Santos x Ceará – Palpite: Santos

Domingo, 15 de abril

  • 11:00 – América-MG x Sport – Palpite: Empate
  • 16:00 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Internacional x Bahia – Palpite: Inter
  • 16:00 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 19:00 – Atlético-PR x Chapecoense – Palpite: Atlético-PR

Segunda-feira, 16 de abril

  • 20:00 – Botafogo x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 20:00 – São Paulo x Paraná – Palpite: São Paulo