Copa do Brasil

Copa do Brasil: estamos diante do melhor Grêmio dos últimos anos?

Grêmio vs Goiás
Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Tricolor gaúcho segue espantando o Brasil e deixando no ar a possibilidade de ganhar simplesmente tudo o que disputar nesta temporada                       

A Copa do Brasil será a deixa da vez para o Grêmio confirmar a sua espetacular fase. Atual campeão da Libertadores, da Recopa e do Gauchão, a equipe de Renato Gaúcho recebe o Goiás na Arena do Grêmio, às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira (9). O confronto de ida foi tranquilo o suficiente para o Tricolor imaginar uma nova noite sem sofrimentos. A vitória de Goiânia já contava com um 2×0 ainda na metade do segundo tempo, com gols de Everton e Luan.

 

Um descanso merecido

Quem busca a tabela de resultados do Grêmio nestas últimas semanas fica realmente impressionado. O time vem de duas vitórias acachapantes sobre adversários de peso. Na Libertadores, o Cerro Porteño, do Paraguai, foi atropelado por um 5×0 realmente histórico na última terça-feira. E no domingo, o que aconteceu? O Grêmio aplicou cinco de novo, desta vez sobre o Santos, que precisou voltar para a Baixada carregando um arrasador 5×1.

Sabendo que os jogadores gostam de ser mimados, o técnico Renato Gaúcho resolveu dar um descanso para a maioria dos titulares nesta semana. É claro que há a necessidade de fazer a famosa “rotação” que os clubes realizam em todo o mundo. E como a partida de Goiânia contou com o tranquilo 2×0, é provável que Renato Gaúcho escale apenas três titulares nesta quarta em Porto Alegre. Ele sabe que convém dosar o ritmo e deixar que as principais peças da equipe não sofram, ainda em maio, o desgaste de uma temporada que deve ser extenuante e que pode contar de novo com as finais de Libertadores e de Mundial que foram realizadas no ano passado.

A fase do Grêmio é tão boa que há, em todo o Brasil, a sensação de que a equipe pode conquistar tudo aquilo que vier a disputar. E não é pouco. O Tricolor está com ótimas condições de faturar esta Copa do Brasil, o Brasileiro e a Libertadores, o que seria realmente um marco no futebol moderno do país.

Tendo o futebol guerreiro como a sua principal característica, o Grêmio hoje é um time de encher os olhos – e alguns comentaristas rotulam este atual time até como o melhor da história da equipe, o que está gerando uma enorme discussão. Mas não dá mesmo para não se impactar com uma equipe que tem um meio-campo realmente fantástico, com Maicon, Arthur e Luan, com a ajuda sempre precisa de Everton e de André no ataque.

Renato sabe que tem um timaço nas mãos. Poupá-lo para as horas mais agudas faz todo o sentido.

 

Goiás tenta acabar com apatia

Se o Grêmio está nas nuvens, o Verdão de Goiânia está vivendo um momento complicadíssimo. O time é só o 18º na Série B, com um único ponto em quatro rodadas. O técnico Hélio dos Anjos foi demitido, e o seu lugar já foi assumido por um velho conhecido do futebol brasileiro: Ney Franco, que vai começar a sua trajetória na equipe com enormes problemas para resolver.

O Goiás detectou uma acomodação dos jogadores do atual elenco com a fase ruim da equipe. “Quero deixar claro que acaba hoje a zona de conforto. Não vou admitir que essa zona de conforto exista fora e dentro de campo. É uma coisa que quero ir atrás. É uma crítica que muitas pessoas fazem. Eu também faço. Prometo aqui que acaba a zona de conforto no Goiás”, afirmou o presidente do clube, Marcelo Almeida.

 

Palpite

O Grêmio só precisa tomar cuidado com uma coisa nesta quarta em Porto Alegre: um gol do Goiás logo no começo da partida. Todo time que tem um técnico novo à beira do gramado acaba atuando mais na base do coração do que das condições técnicas e táticas. Se o Grêmio frear este ímpeto, a chance de controlar o restante da partida é realmente muito grande.

Há um verdadeiro abismo entre as equipes. Enquanto o Grêmio desponta como uma das melhores equipes da Libertadores, o Goiás está fincado como uma das piores da Série B. Mesmo com a maioria de jogadores reservas, o Grêmio tem boas chances de ganhar por 1×0 ou 2×1. Cravamos o 2×1, bem tranquilo, já cuidando da cabeça e das pernas para o Gre-Nal de sábado pelo Brasileirão e para a Libertadores que vem a seguir.

 

Jogos das oitavas de final da Copa do Brasil 2018

Quarta-feira, 9 de maio

  •  19:30 – Grêmio x Goiás – Palpite: Grêmio
  • 19:30 – América-MG x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 21:45 – Bahia x Vasco – Palpite: Empate

 Quinta-feira, 10 de maio

  • 19:30 – Corinthians x Vitória – Palpite: Corinthians
  • 19:30 – Flamengo x Ponte Preta – Palpite: Flamengo
  • 21:45 – Santos x Luverdense – Palpite: Santos