Champions League

Com novidades, Liga dos Campeões entra nessa semana em sua primeira fase pré-eliminatória

Estrela Vermelha
Foto: Srdjan Stevanovic/Getty Images

Trinta e duas equipes das ligas menos badaladas do continente europeu lutam pelo direito de enfrentar os gigantes na fase de grupos

Enquanto a Copa do Mundo chega às suas fases decisivas, acontecem na Europa nesta terça e quarta-feira as partidas de ida da primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com representantes de campeonatos periféricos do Velho Continente. Um total de 32 times participam desta fase, os vencedores seguem para a segunda pré-eliminatória, enquanto os derrotados disputam a Liga Europa.

Esta foi uma das mudanças implementadas pela UEFA para a atual edição do principal torneio de clubes do futebol mundial. As associações também foram realocadas de acordo com o coeficiente de cada país.

 

Confira as novidades para a temporada 2018/19

Na edição 2018/2019, a eliminação na Liga dos Campeões deixará de ser o fim da linha, pois os times derrotados terão uma nova chance na Liga Europa.

Os horários das partidas da fase de grupos passam a ser 14h55 e 17h (de Brasília).

A partir de agora, as fases preliminares levam seis equipes para a fase de grupos. Elas se juntam à outras 26, que terão classificação automática de acordo com os seguintes critérios:

– Atual campeão da Champions: 1

– Atual campeão da Liga Europa: 1

-Os quatro primeiros das quatro principais ligas europeias (Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália): 16

-Os dois primeiros colocados dos campeonatos nacionais das associações ranqueadas em 5º e 6º na Uefa (França e Rússia): 4

-Os campeões nacionais das associações ranqueadas entre 7º e 10º na Uefa (Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia): 4

Dois campeões europeus disputam as pré-eliminatórias

Na luta por um lugar entre 32 times que disputarão o título a partir de setembro, estarão o Celtic, da Escócia, e o Estrela Vermelha, da Sérvia, dois clubes que no passado já sentiram o gostinho de reinar no Velho Continente.

Campeão da Liga dos Campeões na temporada 1966/67, o Celtic inicia nesta terça-feira (10), às 13 horas (horário de Brasília), sua caminhada enfrentando o Alashkert FC. Mesmo longe dos seus dias de glória, os escoceses são amplamente favoritos no duelo contra os atuais campeões armênios.

Os Sellics chegaram à fase de grupos nas duas últimas temporadas, e mantiveram o técnico Brendan Rodgers. Em campo, a novidade será o atacante Odsonne Édouard, contratado junto ao PSG.

O Estrela Vermelha conquistou não apenas Champions League como também o mundial de clubes no ano de 1991, mas desde então só conseguiu levantar as taças de Campeonatos e Copas da Sérvia. Na quarta-feira, às 13 horas, a equipe vai até a Letônia para enfrentar o Spartaks Jūrmala pensando em fazer bonito novamente em uma competição internacional.

As perspectivas são as melhores possíveis para os Imbatíveis, que nas últimas 15 partidas como visitantes acumularam 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, e há 10 jogos não passam em branco no ataque.

Malmö e FC Astana estão entre os grandes favoritos

Apesar de jogar fora de casa, o Malmö FF é amplamente favorito para vencer o Drita, nesta terça-feira, às 15:45. Os anfitriões conquistaram o título do campeonato do Kosovo pela segunda vez na temporada passada, mas não possuem qualquer experiência internacional. Para chegar à esta fase, a equipe superou Santa Coloma, La Fiorita e Lincoln Red Imps na rodada preliminar. O Malmö não disputou competições internacionais no último ano, mas está de volta depois de conquistar o título sueco.

O calendário do futebol do Cazaquistão costuma ser benéfico para o FC Astana nesta fase da competição. A equipe está no meio da temporada, enquanto os adversários acabam de retornar das férias. Os cazaques ficaram na terceira fase pré-eliminatória nas últimas duas temporadas, e depois de quatro conquistas em sequência do campeonato nacional, querem dar um passo adiante. O Sutjeska Nikšić, de Montenegro, fará a sua sexta tentativa de ir além da primeira fase, a terceira consecutiva. A bola rola a partir das 11 da manhã de quarta-feira.

Jogos de ida da Primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2018/19

Terça-feira, 10 de julho

  • 12:30 – Torpedo Kutaisi (Geórgia) x Sheriff Tiraspol (Moldávia)
  • 12:30 – Flora Tallinn (Estônia) x Hapoel Be’er Sheva (Israel)
  • 13:00 – F91 Dudelange (Luxemburgo) x Videoton (Hungria)
  • 13:00 – Alashkert FC (Armênia) x Celtic (Escócia)
  • 15:00 – Víkingur Gøta (Ilhas Faroe) x HJK (Finlândia)
  • 15:15 – Shkëndija (Macedônia) x The New Saints (País de Gales)
  • 15:45 – Cork City (Irlanda) x Legia Varsóvia (Polônia)
  • 15:45 – Drita (Kosovo) x Malmö (Suécia)

Quarta-feira, 11 de julho

  • 11:00 – FC Astana (Cazaquistão) x Sutjeska Nikšić (Montenegro)
  • 13:00 – Sūduva Marijampolė (Lituânia) x APOEL (Chipre)
  • 13:00 – Spartak Trnava (Eslováquia) x Zrinjski Mostar (Bósnia e Herzegovina)
  • 13:00 – Spartaks Jūrmala (Letônia) x Estrela Vermelha (Sérvia)
  • 14:00 – Ludogorets Razgrad (Bulgária) x Crusaders (Irlanda do Norte)
  • 14:00 – FK Kukësi (Albânia) x Valletta (Malta)
  • 15:00 – Olimpija Ljubljana (Eslovênia) x Qarabağ (Azerbaijão)
  • 17:00 – Valur (Islândia) x Rosenborg (Noruega)