Brasileirão Série B

Guarani x Coritiba; Figueirense x Oeste: briga pelo G-4 em Campinas e catarinenses tentando encerrar má fase marcam jogos desta segunda na Série B

Figueirense
Foto: Luiz Henrique

Três pontos atrás do Coxa Branca na tabela, Bugre pode ultrapassar o rival desta noite e assumir a quarta posição; sem vencer há três jogos, Figueira pega visitante indigesto 

A 14ª rodada do Brasileirão da Série B nem bem terminou com a importante vitória da Ponte Preta sobre o líder Fortaleza por 2 a 0, no último domingo, e já temos o início de nova jornada da segunda divisão nesta segunda-feira (9 de julho). Vivendo um jejum de quase dois meses no Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani, nono colocado, faz um jogo chave contra o Coritiba, quarto colocado, na briga pelo G-4. Mesma situação vive o Figueirense, que sem vencer há três jogos, tenta se recuperar na tabela de classificação contra o perigoso Oeste, no Orlando Scarpelli. Confira o resumo da abertura da 15ª rodada.

Guarani x Coritiba

Tradicionalmente eficaz dentro de casa, o Guarani tem deixado a desejar em jogos realizados sob o apoio de seu torcedor na segundona. Passados sete embates no Brinco de Ouro, o Bugre soma três vitórias, três empates e uma derrota. Fato é que as três igualdades seguidas (contra Boa Esporte, São Bento e Vila Nova) minaram as chances de o clube paulista entrar no G-4.

Sem tempo para novo tropeço, a parte alviverde de Campinas confia no ótimo resultado alcançado sobre o Oeste na semana passada (1×0 na Arena Barueri) para superar o Coritiba. Com 20 pontos e nona colocação na tabela, o time comandado por Umberto Louzer está três pontos do rival paranaense, que abre o grupo dos quatro melhores. Ou seja, vencer o adversário desta segunda coloca o Bugre momentaneamente no G-4.

Já do outro lado, o Coxa Branca não pretende largar a posição tão cedo. Isso porque a equipe dirigida por Eduardo Baptista acabar de assumir a quarta colocação ao bater o Paysandu, no Couto Pereira. A segunda vitória consecutiva na competição, que seria o quinto jogo de invencibilidade na Série B, dá ao clube alviverde do Paraná a vice-liderança da segundona, que hoje pertence ao CSA. Com 25 pontos, os alagoanos só jogam na sexta-feira, contra o Sampaio Corrêa.

 

Palpite

Está aí um bom jogo assistir na abertura da 15ª rodada. De um lado, o Guarani, que não perde há seis jogos e que vem de três tropeços consecutivos no Brinco de Ouro, e do outro, o Coritiba, que está quatro invicto, mas que não venceu ainda longe do Couto Pereira nesta edição.

Com dificuldade para pressionar os adversários dentro de casa, o Bugre deve continuar derrapando. Apesar da péssima campanha longe de seus domínios, o clube paranaense tem crescido de produção e deve arrancar um empate, que se não segura o quarto lugar no campeonato, já que o Figueirense pode ultrapassá-lo caso vença o Oeste, pelo menos mantém a equipe no primeiro pelotão.

 

Figueirense x Oeste

O drama bugrino é o mesmo do Figueirense no estádio Orlando Scarpelli. Com apenas três vitórias em sete jogos atuando em Florianópolis, o alvinegro vive uma gangorra na Série B. Hora está no G-4, hora está fora. Os recentes maus resultados deixaram, neste caso, o time dirigido por Milton Cruz com a segunda opção. Hoje, o Figueira é sexto com 22 pontos, um a menos que o Coritiba.

Sem vencer há três partidas (dois empates e uma derrota no período), o Figueirense recebe nesta noite o Oeste, que está no meio da tabela com 18 pontos – 11º colocado. O jogo é aquele considerado ideal para os catarinenses embalarem na competição. Mas a falta de resultados em casa, já que a equipe tem apenas uma vitória contando os últimos cinco embates em Santa Catarina (1×0 sobre o Sampaio Corrêa), deixa o torcedor local com a pulga atrás da orelha.

A crise alvinegra pode ampliar com o recente desempenho do Rubrão diante de times que estão ou rondam o G-4. O Oeste desbancou nas últimas semanas dois favoritos ao acesso: o líder Fortaleza, por 2×1, em plena Arena Castelão, e o Avaí, por 1×0, na Arena Barueri. Por isso, todo cuidado é pouco com a trupe de Roberto Cavalo, que apesar do revés para o Guarani na rodada passada, tentará manter a fama de carrasco.

 

Confira os jogos da 15ª rodada do Brasileirão da Série B

Segunda-feira, 9 de julho

  • 18:00 – Guarani x Coritiba – Palpite: empate
  • 20:30 – Figueirense x Oeste – Palpite: Figueirense

Quinta-feira, 12 de julho

  • 18:00 – Londrina x Avaí – Palpite: Avaí
  • 20:30 – Paysandu x Vila Nova – Palpite: Paysandu

Sexta-feira, 13 de julho

  • 18:00 – Brasil de Pelotas x Juventude – Palpite: empate
  • 20:30 – Boa Esporte x CRB – Palpite: Boa Esporte
  • 20:30 – Goiás x Criciúma – Palpite: Goiás
  • 21:30 – CSA x Sampaio Corrêa – Palpite: CSA

Sábado, 14 de julho

  • 16:00 – Fortaleza x Atlético Goianiense – Palpite: Fortaleza
  • 18:00 – São Bento x Ponte Preta – Palpite: Ponte Preta