Champions League

Com Cristiano Ronaldo e Salah em campo, Real Madrid e Liverpool buscam a glória na grande final da Liga dos Campeões

Real Madrid
Foto: Jeroen Meuwsen/Soccrates/Getty Images

Espanhóis buscam terceiro título consecutivo, mas têm más recordações de outros duelos contra os Reds

Ao lado da sede da Copa do Mundo, na capital da Ucrânia, Kiev, acontece neste sábado (26), às 15:45 (horário de Brasília), uma das decisões da UEFA Champions League mais aguardadas dos últimos anos. O Real Madrid, vencedor das duas últimas edições, será desafiado pelo Liverpool, que espera colocar um ponto final no hiato de treze anos sem títulos do mais importante torneio de clubes do futebol mundial.

Será que os Galácticos levam mais uma ou chegou a vez dos ingleses brilharem? Confira nossos prognósticos e saiba o que esperar deste jogão de bola.

 

Real Madrid sofreu para chegar à decisão

O Real Madrid não tem nenhum atleta suspenso ou contundido, de modo que o técnico Zidane poderá contar com força máxima no Estádio Olímpico de Kiev. O time jogou praticamente completo no encerramento do campeonato espanhol, e ficou apenas no empate em 2×2 com o Villarreal.

O time Merengue teve um caminho bastante tortuoso até a decisão. Por ter perdido a primeira colocação do Grupo H para o Tottenham, foi obrigado a encarar o badalado PSG logo nas oitavas-de-final. A classificação veio com vitórias por 3×1 em Madrid e 2×1 em Paris. O sofrimento estava reservado para as duas fases seguintes. Nas quartas-de-final, o Real reeditou a decisão do ano passado contra a Juventus, e avançou graças à um pênalti polêmico convertido por Cristiano Ronaldo nos acréscimos do segundo tempo. O adversário das semifinais foi o Bayern de Munique, que sucumbiu pelo placar de 2×1 no Santiago Bernabéu, mas dificultou as coisas na Alemanha, e ficou a um gol de eliminar os campeões. Placar final, 2×2, e o Real Madrid em sua terceira final em quatro anos.

Liverpool teve um caminho mais fácil

No Liverpool, as boas notícias ficaram por conta dos retornos de James Milner e Emre Can, que vinham desfalcando o time por problemas de contusão. Por outro lado, Nathaniel Phillips, Curtis Jones, Rafa Camacho e Ben Woodburn, em tratamento, nem viajaram para Kiev.

Os Reds tiveram uma trajetória relativamente tranquila até as semifinais. O time terminou na liderança do Grupo E de forma invicta, e nas oitavas-de-final venceu o Porto fora de casa por 5×0, o que facilitou as coisas para a partida de Anfield. Na fase seguinte, passou com surpreendente facilidade pelo Manchester City, campeão inglês, por 5×1 no placar agregado, e foi para a semifinal contra a Roma. O jogo de ida terminou 5×2, e os italianos, que já tinham realizado um milagre no jogo contra o Barcelona, por pouco não repetiram o feito. Os Reds, no entanto, jogaram com o regulamento embaixo do braço, e se classificaram com uma derrota por 4×2.

Salah e Cristiano Ronaldo travam disputa particular

Além da disputa pelo título entre Real Madrid e Liverpool, os olhos do mundo estarão voltados para um embate particular entre dois dos maiores craques da atualidade, Cristiano Ronaldo e Salah.

O português não vive sua temporada mais brilhante, mas ainda assim bateu dois recordes expressivos: tornou-se o primeiro jogador a marcar em 11 partidas consecutivas da Liga dos Campeões e a anotar cem gols com a camisa do mesmo clube. O melhor do mundo foi decisivo também nas quartas-de-final, quando marcou um dos mais belos gols de sua carreira na partida contra a Juventus.

O egípcio, por sua vez, tornou-se sensação na Inglaterra após uma temporada irretocável, em que bateu o recorde de gols em uma única edição da Premier League, e passou a ser o maior artilheiro do Liverpool em uma competição europeia, com 11 gols.

Um dado curioso é que ambos anotaram exatamente o mesmo número de gols na temporada, 44. Quem conquistar a Orelhuda dará um grande passo para a conquista da bola de ouro no fim do ano.

 

Retrospecto de Real Madrid x Liverpool

Com as vitórias nos dois últimos confrontos, pela primeira fase da edição 2014/15, o Real Madrid deixou de ser freguês do Liverpool, mas ainda perde por 3×2 no retrospecto contra os ingleses, e nunca conseguiu levar a melhor em uma disputa de mata-mata.

Os Reds foram os responsáveis pela última derrota dos madrilenos em uma final, no ano de 1981. Em 2009, voltaram a ser os algozes dos Galácticos, com vitórias por 1×0 no Santiago Bernabéu e 4×0 em Anfield.

Os times ainda sem enfrentaram outras duas vezes, em 1989 e 2002, pelo Troféu Santiago Bernabéu, um torneio amistoso disputado na capital espanhola, e os anfitriões levaram a melhor em ambas pelo placar de 2×0.

Últimos jogos

  • 04/11/2014 – Real Madrid 1×0 Liverpool
  • 22/10/2014 – Liverpool 0x3 Real Madrid
  • 10/03/2009 – Liverpool 4×0 Real Madrid
  • 25/02/2009 – Real Madrid 0x1 Liverpool
  • 27/05/1981 – Liverpool 1×0 Real Madrid

 

Prováveis escalações

Real Madrid: Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos, Marcelo; Modric, Casemiro, Kroos; Bale, Cristiano Ronaldo, Benzema. Técnico: Zidane

Liverpool: Karius; Arnold, Van Dijk, Lovren, Robertson; Wijnaldum, Henderson, Milner; Salah, Mané, Roberto Firmino. Técnico: Jürgen Klopp

 

Palpite

Real Madrid e Liverpool sofreram muito para chegar à decisão, mas se fortaleceram nas dificuldades, e devem fazer uma partida muito equilibrada. Os Reds contam com o melhor ataque desta edição da Champions League, e o terceiro melhor da história da competição. Salah, Firmino e Mané estão endiabrados, e um possível triunfo dos ingleses certamente passará pelos pés do trio.

O setor ofensivo do Real tem sido alvo de críticas, especialmente Benzema, que faz uma temporada bastante apagada, mas o time espanhol conta com jogadores decisivos em mais setores do campo. Além de Cristiano Ronaldo, Marcelo, Kroos e Modric podem fazer a diferença.

Apesar da grande fase do Liverpool, é impossível não creditar o favoritismo ao Real Madrid depois de tudo que o time fez nos últimos anos. Os comandados de Zidane conhecem todos os atalhos para chegar ao título, e devem sentir bem menos o peso da decisão. Acredito em uma vitória por 3×1.

 

Final da UEFA Champions League 2018

Sábado, 26 de maio

  • 15:45 – Real Madrid x Liverpool – Palpite: Real Madrid

 

Como apostar na futebol 2021